Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

VR-Commerce: A sinestesia é fronteira entre a experiência física e digital

Caio Camargo de Caio Camargo
26 de janeiro de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Startup
Tempo de leitura: 2 minutos

Na briga pela preferência do consumidor, uma das grandes vantagens do varejo físico, frente à concorrência digital, está centrada na questão da experiência de compra. Um bom ambiente de loja, com qualidade de atendimento e serviços, a possibilidade de tocar e experimentar os produtos antes de comprar, para a grande maioria dos consumidores ainda parece de suma importância na hora de escolher o meio ou a marca na qual fará a compra.

Nesse contexto, a sinestesia parece ter papel fundamental na construção da experiência, sendo a responsável pela construção da percepção positiva ou negativa de acordo com os sons, aromas e demais sensações obtidas no momento de compra.

Para muitas pessoas, embora conveniente, um dos grandes pontos fracos da experiência digital está na dificuldade de entender algumas qualidades de um produto que não sejam puramente visuais, como o conforto ou caimento de uma roupa ou a qualidade de som ou imagem de um novo televisor.

Por mais que haja cada vez mais detalhadas informações técnicas dos produtos, e até mesmo uma boa quantidade de fotografias, vídeos ou até mesmo imagens 3D, para que os produtos possam ser melhor avaliados pelo consumidor no momento de sua escolha, é ainda na loja física que as demais características do produto poderão ser melhor percebidas. Costumo dizer, por conta disso, que a loja física é hoje o principal ponto de contato do consumidor com a marca.

Uma das questões que pode diminuir a fronteira entre a experiência física e digital parece estar na evolução das questões ligadas à realidade virtual e realidade aumentada. Embora se trate de tecnologias que não sejam novas, sua utilização no varejo está deixando o campo do entretenimento ou lazer para construir experiências reais de compra, o que começa a ser chamado de VR-Commerce. O uso misto dessas realidades começa a apresentar cases no mercado que vão além da imersão visual e sonora e através de sensores, começa a inclusive simular experiências táteis, e com o uso de óculos especiais, simular produtos em ambientes reais, ao invés de ambientes 100% virtuais.

São questões novas e que ainda irão evoluir muito, tanto nas questões de softwares quanto de hardwares, a serem utilizados para essa finalidade, mas os primeiros resultados são animadores. O simples fato de estar focado em entregar uma experiência real de compra, e que gere lucro às marcas, já demonstra que é algo que ultrapassou a barreira da curiosidade ou buzz, sendo entendido como um novo canal ou uma nova maneira de se alcançar novos consumidores.

O VR-Commerce é real.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Índice de Confiança do Consumidor alcança a maior pontuação desde setembro de 2014

Próxima Postagem

Via Varejo inaugura loja omnichannel do Pontofrio

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é especialista em inovação no varejo, com mais de 26 anos de experiência. Atua como conselheiro voluntário da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Business Advisor, é palestrante e autor do bestseller "Arroz, Feijão & Varejo".

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Via Varejo inaugura loja omnichannel do Pontofrio

Via Varejo inaugura loja omnichannel do Pontofrio

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile