Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

VR-Commerce: A sinestesia é fronteira entre a experiência física e digital

Caio Camargo de Caio Camargo
26 de janeiro de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Startup
Tempo de leitura: 2 minutos

Na briga pela preferência do consumidor, uma das grandes vantagens do varejo físico, frente à concorrência digital, está centrada na questão da experiência de compra. Um bom ambiente de loja, com qualidade de atendimento e serviços, a possibilidade de tocar e experimentar os produtos antes de comprar, para a grande maioria dos consumidores ainda parece de suma importância na hora de escolher o meio ou a marca na qual fará a compra.

Nesse contexto, a sinestesia parece ter papel fundamental na construção da experiência, sendo a responsável pela construção da percepção positiva ou negativa de acordo com os sons, aromas e demais sensações obtidas no momento de compra.

Para muitas pessoas, embora conveniente, um dos grandes pontos fracos da experiência digital está na dificuldade de entender algumas qualidades de um produto que não sejam puramente visuais, como o conforto ou caimento de uma roupa ou a qualidade de som ou imagem de um novo televisor.

Por mais que haja cada vez mais detalhadas informações técnicas dos produtos, e até mesmo uma boa quantidade de fotografias, vídeos ou até mesmo imagens 3D, para que os produtos possam ser melhor avaliados pelo consumidor no momento de sua escolha, é ainda na loja física que as demais características do produto poderão ser melhor percebidas. Costumo dizer, por conta disso, que a loja física é hoje o principal ponto de contato do consumidor com a marca.

Uma das questões que pode diminuir a fronteira entre a experiência física e digital parece estar na evolução das questões ligadas à realidade virtual e realidade aumentada. Embora se trate de tecnologias que não sejam novas, sua utilização no varejo está deixando o campo do entretenimento ou lazer para construir experiências reais de compra, o que começa a ser chamado de VR-Commerce. O uso misto dessas realidades começa a apresentar cases no mercado que vão além da imersão visual e sonora e através de sensores, começa a inclusive simular experiências táteis, e com o uso de óculos especiais, simular produtos em ambientes reais, ao invés de ambientes 100% virtuais.

São questões novas e que ainda irão evoluir muito, tanto nas questões de softwares quanto de hardwares, a serem utilizados para essa finalidade, mas os primeiros resultados são animadores. O simples fato de estar focado em entregar uma experiência real de compra, e que gere lucro às marcas, já demonstra que é algo que ultrapassou a barreira da curiosidade ou buzz, sendo entendido como um novo canal ou uma nova maneira de se alcançar novos consumidores.

O VR-Commerce é real.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Índice de Confiança do Consumidor alcança a maior pontuação desde setembro de 2014

Próxima Postagem

Via Varejo inaugura loja omnichannel do Pontofrio

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é especialista em inovação no varejo, com mais de 26 anos de experiência. Atua como conselheiro voluntário da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Business Advisor, é palestrante e autor do bestseller "Arroz, Feijão & Varejo".

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Via Varejo inaugura loja omnichannel do Pontofrio

Via Varejo inaugura loja omnichannel do Pontofrio

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.