O primeiro Luxury Retail Summit que aconteceu junto ao Latam Retail Show, organizado pela LPE Luxury em parceria com a Gouvêa Experience, foi inspirador, emocionante e com propósito, um tema comum em todos os painéis. Discutimos entre os painéis uma nova fase, na qual resgatamos o verdadeiro sentido do luxo, que sempre foi o bem-estar, exclusividade e experiência. Não se trata de vender produtos com preços exorbitantes ou apenas exclusivos, mas sim entender que o verdadeiro luxo está na essência, seja de um produto ou de uma experiência.
Iniciamos o dia com um panorama do mercado de luxo apresentado por Gabriela Lian, jornalista com trajetória na TV Globo e hoje na Play9 e Vogue Brasil. Gabriela trouxe dados e reflexões sobre o mercado de luxo no Brasil e no mundo, a partir de pesquisas desse ano da Bain & Company.
Os principais pontos trazidos por ela foram:
● O mercado de luxo brasileiro movimentou quase R$ 100 bilhões em 2024, crescendo 12% ao ano, acima do mercado global (3%).
● Categorias em destaque: automóveis, hotelaria, saúde, imóveis e iates.
● Novo conceito de luxo: vai além de produto, associado a exclusividade, status, validação silenciosa, pertencimento, memória afetiva e prestígio.
● Perfil dos consumidores: concentração em HNWIs (patrimônio líquido acima de US$ 1 M), maioria homens 50+, mas com fragmentação em múltiplas gerações.
● Polarização: mais concentração de riqueza entre os já muito ricos, redefinindo hábitos e expectativas.
● Tendências: personalização em viagens, hotelaria hospitalar de alto padrão, experiências sob medida e elevação da experiência em aviação.
● Expectativa de crescimento do setor: 6% a 8% ao ano até 2030.
Com todos esses dados, o foco foi mostrar através de números como o luxo está cada vez mais ligado à experiência contínua, fluida e integrada, mais do que apenas ao produto em si.
No mesmo painel, Marina Gouvêa, fundadora da Primetour, trouxe muitos tópicos interessantes do setor de viagens, que é um dos que mais cresce no quesito luxo. Um que chamou a atenção foi o que ela chamou de “A era da ultra personalização”.
Na “Customização 360°: o cliente escolhe como, quando e por onde quer ser atendido (WhatsApp, presencial, telefone, e-mail ou híbrido), com respostas rápidas e soluções sob medida. A diferenciação está na agilidade, acordos exclusivos e know-how aplicado desde o primeiro contato”, revelou Marina.
A partir daí falou-se também de “slow travel”, “high-tech + high-touch”, turismo multigeracional, “superagers”, celebrações.
Na sequência, fazendo o link com Marina Gouvêa, Juliette Grannon, francesa, especialista em comunicação Internacional (Rosewood, Misci, AirFrance, Capim Santo), trouxe uma visão do luxo experiencial e com propósito. Para ela, luxo não é acumular coisas, mas colecionar memórias, emoções e conexões reais.
No Luxo Experiencial, vale a hospitalidade que transforma, com arte, cultura, gastronomia e bem-estar como pilares, caso do Rosewood São Paulo. Com propósito como tema central dessa conversa, Juliette trouxe iniciativas sociais e sustentáveis, como projetos de impacto das Abelhas Guerlain, Amigos do Bem e Instituto Capim Santo. Por ser francesa, ela trouxe uma visão interessante de tendências desse luxo consciente, verdadeiro, ligado à arte, à moda com significado e à celebração da cultura brasileira, além do empoderamento feminino, e da criação da Moon Society, que conecta mulheres inspiradoras entre si e com marcas transformadoras, reforçando uma energia de liderança mais feminina.
Já no painel Cidades de Luxo e de Cultura, Carolina Friedmann, diretora de fashion, beauty, varejo e luxo do Cidade Matarazzo, abriu com um vídeo do case da Cidade Matarazzo, este luxuoso empreendimento em São Paulo, que une cultura, propósito e legado, sendo uma experiência completa por si só. Em breve, com uma nova área dedicada ao varejo, Carolina falou sobre como o Cidade Matarazzo busca o luxo, mas mantendo a identidade cultural do Brasil, através de objetos, a integração a natureza e a regeneração de espaços.
Nessa mesma conversa, Cristina Wakamatsu, partner e design director da LW, com escritórios em Dubai, Hong Kong, São Paulo e Aarhus, responsável por projetos luxuosos em todos os continentes, destacou também a diferença entre realizar projetos nacionais e internacionais, do nível de detalhamento exigido pelas próprias incorporadoras e a mão de obra superespecializada no mercado internacional.
Outro ponto interessante, foram os ambientes que a LW tem criado pelo mundo cujo foco são o bem-estar como ponto de partida. “Os clientes não sabem exatamente dizer o que os faz se sentir tão bem naquele ambiente e essa é a essência do luxo discreto na arquitetura e no design”, revelou Cristina.
O terceiro painel, trouxe o tema do meu artigo anterior “O Novo Luxo do Wellness” e foi um dos mais vibrantes. No universo dos esportes, Dayyan Morandi, diretor de marketing da 4Content e da CBFA, que vive e trabalha com as experiências luxuosas do mundo dos esportes e cuida de atletas de alto nível, ressaltou que marcas de prestígio que entendem de comunidade não vendem objetos, criam pertencimento. “No setor de luxo, o verdadeiro poder não está apenas no produto, mas na comunidade que o abraça e o transforma em experiência. Para complementar, já faz um tempo que, temos observado as marcas de luxo associadas não só aos esportes, mas também a imagem da elite do esporte”, revelou Morandi.
E o palestrante Rafa Protein, CEO da Academia Futurística no novo e luxuoso Health Center Cidade Jardim, compartilhou com o público presente as inovações através de protocolos, aparelhos e tecnologias nas roupas, que fazem a elite ficar vidrada. Rafa mostrou, de forma prática, que o luxo é sobre inovação, exclusividade, tecnologia. E que a saúde física tem que vir acompanhada da saúde mental e espiritual. Dessa forma ele leva cuidados com a saúde propósito e bem-estar aos seus clientes, como a conhecida Naomi Campbell.
Manoela Telles-Cury, que trabalha o autoconhecimento por meio da física quântica e astrologia, confirmou no painel que o novo luxo não está apenas em conquistas materiais, mas em tempo, bem-estar e cuidado consigo mesmo. O pano de fundo dessa transformação é sustentado por movimentos astrológicos e pela física quântica, que mostram que a realidade material é consequência da realidade energética.
Mais do que tendência, trata-se da evolução do luxo, em que o valor maior está em experiências significativas, equilíbrio físico-emocional, energético e autenticidade.
Vale ressaltar que a mensagem central do primeiro Luxury Summit, realizado pela LPE Luxury em parceria com à Gouvêa Ecosystem é a de que o futuro do luxo está na autenticidade, no impacto social e na experiência transformadora de uma sociedade como um todo.
Sandra Hayashida é fundadora da LPE Experiências.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Divulgação

