Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

FOODSERVICE: É na crise que as cartas são redistribuídas

Eduardo Yamashita de Eduardo Yamashita
25 de agosto de 2017
no Artigos, Destaque do dia, Foodservice
Tempo de leitura: 2 minutos
SEOUL, SOUTH KOREA - CIRCA MAY, 2017: counter service in a McDonald's restaurant. McDonald's is an American hamburger and fast food restaurant chain.

SEOUL, SOUTH KOREA - CIRCA MAY, 2017: counter service in a McDonald's restaurant. McDonald's is an American hamburger and fast food restaurant chain.

Saiba como o setor de Foodservice mudou na crise

Talvez o aspecto mais importante para entender o que aconteceu no 2º trimestre de 2017 no setor de Foodservice (Alimentação Fora do Lar) não seja analisar os dados de 2017, mas sim os dados de 2016.

O ano de 2016 não só fez parte da pior crise da história do Brasil, mas o 2º trimestre de 2016 se mostrou como o pior trimestre para o Foodservice nessa crise recente, com drástica queda no número de visitas dos consumidores aos restaurantes, enorme pressão da inflação aumentando o ticket médio, desemprego galopante e o pior nível de confiança do consumidor da história. Aliás, não é nada trivial explicar para os nossos clientes estrangeiros as drásticas mudanças no cenário econômico, político e nos hábitos de consumo dos brasileiros.

Naturalmente, esse cenário desafiador impactou diretamente o setor do Foodservice e todas as comparações com o 2º trimestre de 2016 mostram uma forte recuperação do mercado, porém esse crescimento é alavancado pela base fraca comparação, visto que na comparação contra o 1º trimestre de 2017 fica evidente que há uma recuperação do mercado, porém mais tímida do que na comparação anual.

VAMOS AOS DADOS

Os dados a seguir são da Pesquisa CREST, maior e mais robusta pesquisa do setor de Foodservice no Brasil e no mundo, com 72.000 entrevistados por ano apenas no Brasil.

O 2º trimestre de 2017 mostrou crescimento de faturamento do setor de 14% na comparação anual, que veio em parte pelo crescimento do tráfego de pessoas de 5,1%, mas principalmente pelo aumento do ticket médio de 8,5% ainda refletindo a forte inflação do período. Por outro lado, na comparação com o trimestre anterior (1º tri de 2017) o crescimento do faturamento foi de 3,5%, crescimento que veio apenas do aumento do tráfego de clientes de 4,4%, uma vez que o ticket médio caiu -0,9% no período.

É NA CRISE QUE AS CARTAS SÃO REDISTRIBUÍDAS

Observamos também mudanças importantes na participação de mercado das principais redes, onde aqueles operadores que estão estruturados e capitalizados estão investindo forte na expansão e no marketing apresentam crescimento de até 31% no faturamento (ano contra ano) e de 19% no tráfego de clientes (ano contra ano), enquanto existem redes locais e internacionais que apresentam o movimento inverso, perdendo share de até -3,5% no faturamento (comparação anual) e de até -13,1% no fluxo de clientes (comparação anual).

Notamos também que algumas mudanças no comportamento dos consumidores iniciadas em 2016 ainda se mostram presentes como a redução do fluxo de grandes grupos (5 ou mais pessoas), redução na presença de crianças nos grupos e também a racionalização das ocasiões de consumo.

VAMOS CONTINUAR ESSE PAPO?

Entre os dias 29 e 31 de Agosto acontece o LATAM RETAIL SHOW, maior evento de varejo da América Latina, que terá uma trilha de palestras dedicas ao Foodservice, mais informações no site latamretailshow.com.br

Postagem anterior

Rede japonesa Miniso chega ao Brasil

Próxima Postagem

Bob`s lança Batata Canoa com Cheddar e Chili

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem, empresa que contribui para a expansão e a transformação do mercado de consumo e varejo brasileiro com uma plataforma estratégica de unidades de negócios, produtos e serviços.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Foodservice

Milky Moo e Kit Kat fazem collab em milkshake Cherrie para o Natal

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Bob`s lança Batata Canoa com Cheddar e Chili

Bob`s lança Batata Canoa com Cheddar e Chili

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile