Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

FOODSERVICE: É na crise que as cartas são redistribuídas

Eduardo Yamashita de Eduardo Yamashita
25 de agosto de 2017
no Artigos, Destaque do dia, Foodservice
Tempo de leitura: 2 minutos
SEOUL, SOUTH KOREA - CIRCA MAY, 2017: counter service in a McDonald's restaurant. McDonald's is an American hamburger and fast food restaurant chain.

SEOUL, SOUTH KOREA - CIRCA MAY, 2017: counter service in a McDonald's restaurant. McDonald's is an American hamburger and fast food restaurant chain.

[the_ad id="169690"]

Saiba como o setor de Foodservice mudou na crise

Talvez o aspecto mais importante para entender o que aconteceu no 2º trimestre de 2017 no setor de Foodservice (Alimentação Fora do Lar) não seja analisar os dados de 2017, mas sim os dados de 2016.

[the_ad id="138406"]

O ano de 2016 não só fez parte da pior crise da história do Brasil, mas o 2º trimestre de 2016 se mostrou como o pior trimestre para o Foodservice nessa crise recente, com drástica queda no número de visitas dos consumidores aos restaurantes, enorme pressão da inflação aumentando o ticket médio, desemprego galopante e o pior nível de confiança do consumidor da história. Aliás, não é nada trivial explicar para os nossos clientes estrangeiros as drásticas mudanças no cenário econômico, político e nos hábitos de consumo dos brasileiros.

Naturalmente, esse cenário desafiador impactou diretamente o setor do Foodservice e todas as comparações com o 2º trimestre de 2016 mostram uma forte recuperação do mercado, porém esse crescimento é alavancado pela base fraca comparação, visto que na comparação contra o 1º trimestre de 2017 fica evidente que há uma recuperação do mercado, porém mais tímida do que na comparação anual.

VAMOS AOS DADOS

Os dados a seguir são da Pesquisa CREST, maior e mais robusta pesquisa do setor de Foodservice no Brasil e no mundo, com 72.000 entrevistados por ano apenas no Brasil.

O 2º trimestre de 2017 mostrou crescimento de faturamento do setor de 14% na comparação anual, que veio em parte pelo crescimento do tráfego de pessoas de 5,1%, mas principalmente pelo aumento do ticket médio de 8,5% ainda refletindo a forte inflação do período. Por outro lado, na comparação com o trimestre anterior (1º tri de 2017) o crescimento do faturamento foi de 3,5%, crescimento que veio apenas do aumento do tráfego de clientes de 4,4%, uma vez que o ticket médio caiu -0,9% no período.

É NA CRISE QUE AS CARTAS SÃO REDISTRIBUÍDAS

Observamos também mudanças importantes na participação de mercado das principais redes, onde aqueles operadores que estão estruturados e capitalizados estão investindo forte na expansão e no marketing apresentam crescimento de até 31% no faturamento (ano contra ano) e de 19% no tráfego de clientes (ano contra ano), enquanto existem redes locais e internacionais que apresentam o movimento inverso, perdendo share de até -3,5% no faturamento (comparação anual) e de até -13,1% no fluxo de clientes (comparação anual).

Notamos também que algumas mudanças no comportamento dos consumidores iniciadas em 2016 ainda se mostram presentes como a redução do fluxo de grandes grupos (5 ou mais pessoas), redução na presença de crianças nos grupos e também a racionalização das ocasiões de consumo.

VAMOS CONTINUAR ESSE PAPO?

Entre os dias 29 e 31 de Agosto acontece o LATAM RETAIL SHOW, maior evento de varejo da América Latina, que terá uma trilha de palestras dedicas ao Foodservice, mais informações no site latamretailshow.com.br

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Rede japonesa Miniso chega ao Brasil

Próxima Postagem

Bob`s lança Batata Canoa com Cheddar e Chili

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem, empresa que contribui para a expansão e a transformação do mercado de consumo e varejo brasileiro com uma plataforma estratégica de unidades de negócios, produtos e serviços.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
Foodservice

Bares e restaurantes de SP iniciam retomada econômica com desaceleração da inflação

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Bob`s lança Batata Canoa com Cheddar e Chili

Bob`s lança Batata Canoa com Cheddar e Chili

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.