Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

Diversidade e inclusão deixam de ser prioridade?

Sandra Takata de Sandra Takata
25 de julho de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Diversidade e inclusão deixam de ser prioridade?
[the_ad id="169690"]

A notícia de que a Microsoft acabou com a sua equipe de diversidade, equidade e inclusão deixou o mundo corporativo surpreso. Tanto que foi manchete em vários portais no mundo. Realizado pela Mckinsey, o estudo “Society for Human Resource Management” mostra que as empresas têm reduzido seus esforços em DEI por conta de momentos econômicos desafiadores, com alta pressão para cortar custos.

[the_ad id="138406"]

Tenho acompanhado alguns estudos mostrando que as empresas se movimentam, silenciosamente, e estão empenhadas em trazer ações relacionadas à saúde, principalmente a mental de seus colaboradores, deixando de lado programas de DEI de lado.

Não é à toa. De acordo com dados divulgados pelo INSS, o número de pessoas afastadas do trabalho por saúde mental cresceu 38% em 2023. No entanto, na minha concepção diversidade, a saúde mental também faz parte do pacote de bem-estar. As ações não estão desconectadas. Do outro lado, a mesma pesquisa da Mckinsey mostra que a diversidade é ainda um fator bem importante para a retenção de talentos.

Trago aqui a importância de se ter uma cultura organizacional implementada com líderes que promovam transformações genuínas, se desdobrando para reverberar seus discursos também em casa, com sua família. Se a empresa não promove segurança psicológica e não tem líderes que apoiam as desconstruções de si mesmo, como querem trazer ações de bem-estar? Se não, é somente um tiro no pé, que acaba com discursos contra, deixando as mulheres fracas e abaladas.

Eu sempre enfatizo que valores intangíveis, como a construção de reputação de uma pessoa ou empresa, são difíceis de mensurar, mas extremamente importantes e inegociáveis. A pesquisa “The Value of Corporate Reputation”, da Harvard Business School, revela que empresas com alta reputação podem ter um desempenho financeiro superior, em média de 2,5 vezes maior, sobre o patrimônio líquido.

Outro dia participei de uma palestra e um dos executivos trouxe uma nova denominação para ESG, que adorei e ando disseminando: É Sobre Grana. Posso citar diversas pesquisas e estudos explicando que as organizações que valorizam a diversidade têm uma probabilidade 70% maior de crescimento no mercado.

Outro dia, conheci a mãe da Maju de Araújo e adoro contar sua história. Ela só queria empoderar sua filha, com síndrome de Down, para que a sociedade a acolhesse. Seu trabalho teve tanto empenho nas redes sociais, que uma multinacional contratou Maju para ser a estrela da campanha. Ela virou modelo, desfilando em Milão e a marca ganhou bilhões de views, ganhando visibilidade e credibilidade pelo mundo todo. Foi eleita Forbes Under 30 e estampou a capa da revista.

Por isso, não podemos esmorecer. As ações são de longo prazo e bem desafiadoras, mas podemos começar do nosso canto, como fez a mãe de Maju, Adriana Araújo, que só queria empoderar sua filha, mas empoderou multidões.

Sandra Takata é presidente do Instituto Mulheres do Varejo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagens: Jack Bones e Rony Hernades/Divulgação

 

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Obramax desenvolve competências de profissionais da construção com cursos gratuitos

Próxima Postagem

Lecadô, um clássico entre as docerias cariocas, se fortalece em uma explosão de novos sabores e estratégias de gestão e expansão

Sandra Takata

Sandra Takata

Sandra Takata é jornalista, presidente do Instituto Mulheres do Varejo, diretora da Core Group, LinkedIn Creator e Embaixadora pelo varejo do programa Sinal Vermelho.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Lecadô: um clássico entre as docerias cariocas se fortalece em uma explosão de novos sabores e estratégias de gestão e expansão

Lecadô, um clássico entre as docerias cariocas, se fortalece em uma explosão de novos sabores e estratégias de gestão e expansão

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.