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Home Artigos

DTC é muito mais do que venda direta ao consumidor

Momentum nº 974

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
25 de julho de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
DTC DTC é muito mais do que venda direta ao consumidoré muito mais do que venda direta ao consumidor

DTC – Direct to Consumer – é muito mais do criar canal direto de venda de produtos e serviços aos consumidores finais. É uma profunda mudança estrutural e estratégica, que abre portas para expansão de atividade levando empresas e negócios a um patamar competitivo muito mais elevado.

Considere a plataforma criada por Nespresso, da Nestlé, que revolucionou o negócio de cafés no mundo a partir da revisão de todo o modelo anterior de comercialização de produtos, equipamentos e cápsulas. Avalie a transformação precipitada que é responsável pela venda direta de cápsulas nas diversas modalidades digitais, representando perto de 50% das vendas totais de cápsulas da marca no mundo pelas diversas alternativas criadas, incluindo os membros dos clubes de relacionamento com a marca.

Para ser mais agressivo no raciocínio pense no que a Apple criou usando o digital e os diversos canais de vendas e relacionamento em espaços físicos e digitais pelo mundo que a transformaram num ícone global por seus produtos, soluções, serviços e programas de relacionamento ao criar uma vantagem competitiva inimitável pelo conhecimento organizado sobre o consumidor, suas demandas, preferências e desejos.

Num outro plano considere também o movimento estratégico da P&G com sua rede de lavanderias e lava rápidos, com expansão por meio de franchising.

Ou o mesmo movimento desenvolvido pela Unilever com sua “solução” Omo de lavanderias, atendendo diretamente ao consumidor final. E incorporando informações sobre preferências e desejos.

Ou mesmo a estratégia da Sherwin-Williams com sua rede de mais de 3 mil lojas de revenda de tintas e serviços de pintura nos Estados Unidos. Para além da venda de suas tintas, a solução integrada de produtos e serviços oferecendo respostas com garantia de qualidade, alternativas de pagamentos e a força da marca diferenciando o serviço final.

Ou considere tudo aquilo que as marcas do segmento luxo, Louis Vuitton, Gucci, Prada, Yves Saint Laurent, Burberry e muitas outras têm feito, oferecendo, além de suas lojas e serviços exclusivos, a oportunidade de conexões diretas e diferenciadas que permitem conhecer e atender seu consumidor e criar um canal direto de relacionamento, conhecimento e conexão da marca.

Ou se quiser pensar na realidade aqui no Brasil, a transformação estratégica da Todeschini quando, em vez de apenas vender móveis tradicionais, fez um movimento disruptivo e passou a vender alternativas customizados, desenvolvidas para atender a cada necessidade de seus consumidores e integrou tudo oferecendo o projeto, o produto produzido de acordo com cada necessidade, a instalação, o crédito e a garantia. Tudo com o aval da marca e do sistema.

Da mesma forma como Portobello, ao criar a Portobello Shop, passou a oferecer projetos, produtos, soluções, relacionamento e opções de customização que tornaram a empresa um benchmarking global na venda de revestimentos cerâmicos.

No plano local, ainda considere o exemplo da Swift, do grupo JBS, que oferece soluções em alimentação, especialmente trabalhadas no universo de proteína animal, mas com ampliação de escopo para entender e atender demandas de consumidores nas maiores cidades do País, para além das alternativas oferecidas pelos tradicionais canais de distribuição de seus produtos.

Wrap up

O DTC pode e deve ser muito mais ambicioso estrategicamente do que a venda e a conexão direta com os consumidores e pode ser um elemento fundamental de transformação do negócio ao incorporar conhecimento, promoção, relacionamento e a capacidade de antecipar desejos e preferências e transformar tudo isso em um diferencial competitivo para uma empresa de bens de consumo.

Parece sutil, mas é muito mais disruptivo do que a melhoria da rentabilidade das alternativas de distribuição existentes.

E é por isso que nenhuma empresa que migrou para o DTC como alternativa estratégica retornou para o modelo tradicional.

Vale a pena refletir.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

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Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

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