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Home Artigos

As novas verdades humanas e o desafio das marcas

Ricardo Contrera de Ricardo Contrera
25 de junho de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
As novas verdades humanas e o desafio das marcas
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As verdades humanas são baseadas em verdades universais motivadoras. São ideologias, códigos culturais e proposições que impulsionam a vida das pessoas. Essas verdades se traduzem em motivações e necessidades tangíveis das pessoas.

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Muitos dos comportamentos são baseados em quais necessidades humanas estão, ou não, sendo atendidas. Se as pessoas não tiverem sucesso ao endereçar estas necessidades, isso pode afetar negativamente a sensação geral de bem-estar.

Saber qual das necessidades humanas norteia a capacidade dos indivíduos de se conectarem com os outros e desenvolverem relacionamentos saudáveis com o ambiente em que vivem é crucial para a compreensão do cenário em que vivemos. Ao entender essas necessidades, as pessoas podem estabelecer metas e trilhar comportamentos positivos para alcançar seus objetivos.

A pandemia proporcionou a reavaliação das verdades humanas, dando a elas novas conotações e significados. Neste processo destacam-se a incerteza provocada por medos e angústias causadas pela doença, a ressignificação das relações entre pessoas e corporações, o incremento do senso coletivo, por meio da colaboração, empatia e busca pela inclusão, a busca por liberdade e bem-estar e a conectividade virtual, que teve um grande impulso no período, antecipando em alguns anos a transformação digital.

Tudo isso fez com que pouco mais de um ano após o início da pandemia estejamos testemunhando uma mudança de comportamento em uma escala e velocidade que nunca vimos antes. Novas formas de trabalho, novas maneiras de comprar, novas regras e protocolos que nos foram impostos transformam as relações entre pessoas e o seu ambiente. Adaptar-se a essa nova realidade é um desafio muito grande tanto para a coletividade quanto para as corporações e entidades que se relacionam com as pessoas.

As marcas, por outro lado, buscam criar conexões com essas necessidades e motivações por meio de seus atributos racionais e emocionais, seus diferenciais competitivos e até mesmo a forma como atuam, ocupando um espaço junto a essas necessidades.

As novas verdades humanas e o desafio das marcas

 

Mapa da relação entre os valores e necessidades humanas e as verdades das marcas – Mosaiclab

O caminho para a criação dessas conexões foi muito diferente entre os diversos setores, com adaptações muito bem-sucedidas em alguns casos e não tão boas em outros. Os pontos de contato mudaram, a forma de se comunicar e se relacionar com as marcas mudou.

Após o período inicial de observação e entendimento da dinâmica do vírus e de suas consequências na vida das pessoas, as marcas buscaram entender como estas novas relações ocorrem e como elas devem agir para atuar de maneira assertiva para endereçar essas novas necessidades humanas.

O momento pede um olhar mais próximo dos consumidores para entender suas novas jornadas de compras e experiências, os novos motivadores de consumo e os novos pontos de contato. As estratégias devem levar em conta quais verdades devem apresentar para que tenham sucesso neste novo momento. Não basta ter apenas um posicionamento claro, um propósito e um diferencial competitivo. É preciso atuar de forma correta, que ajude a preencher as novas necessidades humanas, seja rompendo as incertezas, atuando de forma inclusiva, mostrando empatia e se conectando nos novos pontos de contato.

A amplificação das vacinas e um retorno gradual à normalidade podem nos fazer pensar que este movimento não é mais necessário, mas as mudanças de comportamento tão impactantes como as que estamos observando tendem a permanecer por um bom tempo conosco.

Ricardo Contrera é sócio-diretor da Mosaiclab.
Imagem: Arte/Mercado&Consumo

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Ricardo Contrera

Ricardo Contrera

Ricardo Contrera é sócio-diretor da Mosaiclab, área de inteligência da Gouvêa com a chancela “powered by”. É especialista em prospecção, análise e emprego estratégico de dados do mercado de consumo no Brasil e no mundo.

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