Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

Como eu faço para ter uma equipe mais motivada?

Roberta Andrade de Roberta Andrade
25 de março de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
[the_ad id="169690"]

“Como eu faço para ter uma equipe mais motivada?” Essa é uma das perguntas que eu mais escuto dos clientes. Especialistas afirmam que há dois tipos de motivação. Uma é a intrínseca, que vem de dentro e está veiculada aos propósitos pessoais, suas crenças, equilíbrio emocional, maturidade profissional e ao comportamento que cada um escolhe para si mesmo. Já a motivação extrínseca é aquela que vem de influências externas e está associada a remuneração, incentivos, recompensas, reconhecimento, clima organizacional, programas de desenvolvimento, qualificação e valorização profissional – só para citar alguns recursos.

[the_ad id="138406"]

Tendo isso em vista, o primeiro passo que um gestor ou empresa precisa dar para melhorar seus níveis de motivação e até sensação de felicidade no trabalho por meio da realização profissional é formar um time com pessoas comprometidas. De nada irá adiantar a empresa gerar uma infinidade de oportunidades para um colaborador que não tem seu propósito pessoal alinhado ao propósito da empresa e que, mais do que estar envolvido, tenha um interesse e vontade genuínos de fazer dar certo. O momento ideal para formar um time dentro do perfil que você procura é durante o processo seletivo. Quando você contrata a pessoa certa, para o lugar certo e que esteja alinhada com os propósitos da sua empresa, a tendência é construir um time altamente engajado e comprometido.

A motivação extrínseca perde eficácia quando a pessoa não está disposta a assumir os comportamentos e atitudes necessários para seu desenvolvimento técnico e emocional. Ambos com o mesmo grau de importância e relevância, especialmente no momento atual, em que é exigido que profissionais assumam um maior nível de flexibilidade e adaptação a mudanças, aumento da capacidade de solução de problemas sob pressão e em situações adversas e desenvolvimento de competências e habilidades voltadas para a inovação das empresas e das formas de trabalho, tudo isso com ainda mais agilidade.

Para proporcionar esse ambiente de transformação dentro das empresas, os gestores precisam elevar suas competências de liderança a um próximo nível, estimulando um ambiente de aprendizado constante, diariamente. Um ambiente de aprendizagem contínuo faz com que as pessoas reaprendam a aprender, mantenham a mente aberta para novas possibilidades, além de estimular soluções mais criativas e deixar as pessoas mais abertas para os processos de mudança e para abraçar novos desafios.

Esse exercício e atmosfera de transformação devem fazer parte da cultura da empresa, sendo veiculado a um propósito maior do que as transações comerciais que visam somente o lucro da corporação. Empresas que possuem um propósito que envolva um impacto positivo na sociedade ou no meio ambiente, aliado à governança e responsabilização de resultados, e que possuam times que compartilhem desse mesmo propósito, tendem a ser mais lucrativas, inovadoras e longevas. Seguindo esses princípios básicos, a empresa passa a ter mais do que colaboradores, ela conquista seguidores, verdadeiros embaixadores de suas marcas.

Com um trabalho bem-feito de ambos os lados, a relação empregador e empregado vira só mais um termo e a motivação, sempre tão cobiçada, torna-se algo maior e mais poderoso: um sentimento de união e comunidade, onde todos trabalham por uma causa, com total comprometimento de fazer a diferença na vida uns dos outros e na sociedade da qual fazem parte.

Roberta Andrade é gerente de Soluções da Friedman.
Imagem: Envato/Arte/Mercado&Consumo

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Dificuldade para tirar dúvidas e atraso são principais reclamações no e-commerce

Próxima Postagem

Walmart e Amazon são maiores varejistas do mundo; chinesas se aproximam

Roberta Andrade

Roberta Andrade

Roberta Andrade desenvolve pessoas há mais de 10 anos, gerando aumento de produtividade, performance, processos e resultados por meio de múltiplos canais em empresas dos mais diversos segmentos na indústria, distribuição, atacado, varejo e serviços

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Walmart e Amazon são maiores varejistas do mundo; chinesas se aproximam

Walmart e Amazon são maiores varejistas do mundo; chinesas se aproximam

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.