Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Como eu faço para ter uma equipe mais motivada?

Roberta Andrade de Roberta Andrade
25 de março de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

“Como eu faço para ter uma equipe mais motivada?” Essa é uma das perguntas que eu mais escuto dos clientes. Especialistas afirmam que há dois tipos de motivação. Uma é a intrínseca, que vem de dentro e está veiculada aos propósitos pessoais, suas crenças, equilíbrio emocional, maturidade profissional e ao comportamento que cada um escolhe para si mesmo. Já a motivação extrínseca é aquela que vem de influências externas e está associada a remuneração, incentivos, recompensas, reconhecimento, clima organizacional, programas de desenvolvimento, qualificação e valorização profissional – só para citar alguns recursos.

Tendo isso em vista, o primeiro passo que um gestor ou empresa precisa dar para melhorar seus níveis de motivação e até sensação de felicidade no trabalho por meio da realização profissional é formar um time com pessoas comprometidas. De nada irá adiantar a empresa gerar uma infinidade de oportunidades para um colaborador que não tem seu propósito pessoal alinhado ao propósito da empresa e que, mais do que estar envolvido, tenha um interesse e vontade genuínos de fazer dar certo. O momento ideal para formar um time dentro do perfil que você procura é durante o processo seletivo. Quando você contrata a pessoa certa, para o lugar certo e que esteja alinhada com os propósitos da sua empresa, a tendência é construir um time altamente engajado e comprometido.

A motivação extrínseca perde eficácia quando a pessoa não está disposta a assumir os comportamentos e atitudes necessários para seu desenvolvimento técnico e emocional. Ambos com o mesmo grau de importância e relevância, especialmente no momento atual, em que é exigido que profissionais assumam um maior nível de flexibilidade e adaptação a mudanças, aumento da capacidade de solução de problemas sob pressão e em situações adversas e desenvolvimento de competências e habilidades voltadas para a inovação das empresas e das formas de trabalho, tudo isso com ainda mais agilidade.

Para proporcionar esse ambiente de transformação dentro das empresas, os gestores precisam elevar suas competências de liderança a um próximo nível, estimulando um ambiente de aprendizado constante, diariamente. Um ambiente de aprendizagem contínuo faz com que as pessoas reaprendam a aprender, mantenham a mente aberta para novas possibilidades, além de estimular soluções mais criativas e deixar as pessoas mais abertas para os processos de mudança e para abraçar novos desafios.

Esse exercício e atmosfera de transformação devem fazer parte da cultura da empresa, sendo veiculado a um propósito maior do que as transações comerciais que visam somente o lucro da corporação. Empresas que possuem um propósito que envolva um impacto positivo na sociedade ou no meio ambiente, aliado à governança e responsabilização de resultados, e que possuam times que compartilhem desse mesmo propósito, tendem a ser mais lucrativas, inovadoras e longevas. Seguindo esses princípios básicos, a empresa passa a ter mais do que colaboradores, ela conquista seguidores, verdadeiros embaixadores de suas marcas.

Com um trabalho bem-feito de ambos os lados, a relação empregador e empregado vira só mais um termo e a motivação, sempre tão cobiçada, torna-se algo maior e mais poderoso: um sentimento de união e comunidade, onde todos trabalham por uma causa, com total comprometimento de fazer a diferença na vida uns dos outros e na sociedade da qual fazem parte.

Roberta Andrade é gerente de Soluções da Friedman.
Imagem: Envato/Arte/Mercado&Consumo

Postagem anterior

Dificuldade para tirar dúvidas e atraso são principais reclamações no e-commerce

Próxima Postagem

Walmart e Amazon são maiores varejistas do mundo; chinesas se aproximam

Roberta Andrade

Roberta Andrade

Roberta Andrade desenvolve pessoas há mais de 10 anos, gerando aumento de produtividade, performance, processos e resultados por meio de múltiplos canais em empresas dos mais diversos segmentos na indústria, distribuição, atacado, varejo e serviços

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Walmart e Amazon são maiores varejistas do mundo; chinesas se aproximam

Walmart e Amazon são maiores varejistas do mundo; chinesas se aproximam

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile