Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

Os segredos da execução estratégica

Fabio Aloi de Fabio Aloi
25 de janeiro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Os segredos da execução estratégica
[the_ad id="169690"]

Estratégias falham porque nem sempre são estratégias. Esse modelo de unilateralidade, top down, não funciona, pois a execução de um estratégia raramente é um caminho unilateral.

[the_ad id="138406"]

E como fazemos para vencer os desafios inerentes a esse processo e oferecer insights sobre como superá-los para alcançar uma execução estratégica bem-sucedida?

Base estratégica e comunicação

O cerne de muitos problemas de execução estratégica reside na confusão entre metas e estratégias reais. Uma estratégia efetiva vai além de objetivos vagos e exige um conjunto claro de escolhas que delineiam não apenas o que a empresa buscará realizar, mas, igualmente importante, o que deliberadamente optará por não fazer.  Em muitas coisas ocasiões, o não fazer também é uma estratégia.

A eficácia da execução estratégica começa com uma comunicação clara. Ao apresentar um conjunto limitado de opções definidas, a mensagem torna-se mais fácil de ser assimilada e retida pelos colaboradores. Por outro lado, uma lista extensa de opções corre o risco de se perder na memória, resultando na falta de influência sobre os comportamentos desejados.

Comece com algo pequeno e vá escalando. Seja transparente ao comunicar os objetivos e os caminhos esperados. Implementar estratégias efetivas é um desafio contínuo para as organizações modernas, frequentemente marcado por lacunas entre a concepção e a execução prática.

Algumas empresas confundem estratégia com meta. “Queremos ser líder de mercado” é uma delas. Não se diz o que vai ser feito, mas sim o resultado. Outra confusão vem do “A estratégia está montada, agora é executá-la”. Muitas estratégias falham por ficar só na mente de quem as cria.

Harmonizando direção e iniciativa

A abordagem bem-sucedida para a execução estratégica transcende a dicotomia de cima para baixo versus de baixo para cima. É uma interação dinâmica, em que os líderes estabelecem uma direção clara, enquanto os colaboradores têm espaço para contribuir com iniciativas dentro dos parâmetros definidos. Essa colaboração bidirecional não apenas fortalece a implementação, mas também fomenta um ambiente de inovação contínua.

Resistência à mudança e seleção orgânica

Dois desafios cruciais enfrentados na execução estratégica são a resistência à mudança e a tentação de líderes em realizar escolhas de baixo para cima. A resistência pode ser superada ao adotar uma mentalidade de mudança como padrão, invertendo a lógica tradicional. Quanto à seleção de iniciativas, é imperativo resistir à tentação de decisões centralizadas, criando sistemas objetivos para que elas ocorram organicamente.

Em busca da mudança sustentável

Para uma execução estratégica bem-sucedida, é fundamental identificar e desafiar hábitos organizacionais arraigados que impedem a adaptação. Esse processo envolve questionar práticas estabelecidas, criar um ambiente que encoraje a experimentação e adotar uma postura proativa na busca de melhores alternativas.

Adotando uma mentalidade estratégica dinâmica

Em síntese, o caminho para uma execução estratégica bem-sucedida envolve compreensão, comunicação efetiva, colaboração dinâmica, resistência à inércia e busca constante de melhorias. Ao abraçar essa abordagem holística, as organizações podem transformar desafios em oportunidades e trilhar o caminho rumo ao sucesso empresarial duradouro.

O setor de consumo, que envolve varejo, indústria e serviços, necessita de mais estratégia e execução rápidas, para vencer o mercado desafiador e instável.

Quando falamos de estratégia, logo pensamos em planos de 3 anos, mas no mundo frágil e instável atual não se pode perder de vista o presente.

Perdemos a noção e o controle do tempo.

O futuro para você é essa semana? Ou início do próximo ano?

Há 1 ano, por exemplo, não se falava de #inteligênciaartificial. Será que o futuro projetado se fez presente?

Fabio Aloi é sócio-diretor da ONE Friedman.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagens: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Clientes Mastercard passam a ter Benefício Farmácia em parceria com o Grupo DPSP

Próxima Postagem

Market4u prevê inauguração de 4 mil unidades em pontos comerciais em 2024

Fabio Aloi

Fabio Aloi

Sócio-diretor da One Friedman. Executivo com mais de 20 anos de carreira atuando nas áreas de Expansão de Negócios, Planejamento e Estratégias de Mercado.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
market4u

Market4u prevê inauguração de 4 mil unidades em pontos comerciais em 2024

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.