Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Por que a integração de sistemas é essencial para grandes empresas?

Natalino Franciscato de Natalino Franciscato
25 de janeiro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
Por que a integração de sistemas é essencial para grandes empresas?

A explosão da transformação digital está contribuindo para facilitar os processos administrativos das grandes corporações. Muitas ferramentas e softwares estão sendo desenvolvidos para descomplicar o dia a dia das empresas. São ferramentas de vendas, controle financeiro, logística, recursos humanos, marketing, entre outras.

Todos os dias, milhares de novos softwares são criados para complementar e enriquecer dados, melhorar a produtividade e performance das equipes e aumentar o faturamento das empresas.

Com tantos sistemas, apps e softwares criados e gerando dados a todo momento, como então conectar todos eles e centralizar as informações relevantes para o seu negócio?

Sincronizar e trocar informações entre esses inúmeros softwares se tornou um problema para as empresas. Essas informações tornaram-se complexas por serem desenvolvidas de forma customizada para cada necessidade, gerando falhas recorrentes de conexão, segurança e sincronização dos dados.

Por isso, é tão importante integrar os sistemas de uma empresa para que os dados sejam centralizados e analisados com mais consistência e fidedignidade. Vamos analisar neste artigo a importância de integrar softwares e quais benefícios isso traz para as grandes empresas.

Por que a integração de sistemas é tão importante?

Cada software possui suas peculiaridades e é programado com codificações diversas e com objetivos diferentes. A integração de sistemas permite traduzir os dados e garante que todos os componentes trabalhem juntos para preservar sua produtividade e relevância.

Muitos dados e informações são gerados com a utilização de tantos softwares, como dados de clientes, pedidos, faturas, vendas, cadastros, etc. Quando essas informações não conversam entre si, isso gera um grande “gap” que pode prejudicar o negócio. Com isso, integrações de CRM com ERP, plataformas de e-commerce com ERP, CRM com sistemas de logística, faturamento entre outras, tornam-se essenciais.

Dessa forma, as integrações são indispensáveis para facilitar a comunicação entre diferentes sistemas. Além disso, a integração permite automatizar diversos processos de comunicação entre esses sistemas.

As integrações habilitam automações de negócio

As grandes empresas possuem tarefas e processos repetitivos que necessitam de automação para alavancar a produtividade da empresa. Processos repetitivos como envio de documentos, disparos de e-mails, assinaturas de contratos, entre outros, fazem parte do seu cotidiano.

As soluções de automação para esses processos representam um grande ganho de produtividade e, consequentemente, redução de custos e aumento do faturamento.

Todo empreendimento necessita automatizar seus processos e as integrações são habilitadoras disso.

Alguns exemplos de automação de processos são:

  • Notificações: receber notificações de fechamento de vendas ou de abertura de tickets, entre outros;
  • Processos burocráticos: envios e assinaturas de contratos;
  • Gestão de informação: ferramentas e sistemas ERP são capazes de integrar e centralizar informações relevantes do negócio;
  • Agendamento e automatização de pagamentos e transações financeiras;
  • Processos de RH: é possível automatizar etapas de processos seletivos e até mesmo processos de gestão de pessoas com integrações;
  • E-mails: disparos agendados tanto para marketing quanto para comunicação interna, tudo é viável com as automações.

Os benefícios das integrações para grandes empresas

Além da automação dos processos, que melhoram a produtividade das equipes, otimizam o tempo e evitam os erros, as integrações também permitem conectar diferentes tipos de fontes de dados e fornecer informações mais relevantes para o negócio.

Nesse sentido, vale destacar que as principais formas de realizar integrações entre sistemas é por meio das APIs ou utilizando ferramentas de integração como um iPaaS (Integration Platform as a Service).

As APIs permitem compartilhar dados e integrar diferentes tipos de sistemas com funcionalidades variadas. Com o uso de uma plataforma de integração, é possível fazer integrações totalmente customizados de acordo com cada necessidade, seja com sistemas legados, seja em nuvem.

Alguns benefícios da integração de sistemas:

  • Redução de falhas manuais;
  • Gestão centralizada de dados;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução de custos operacionais;
  • Automação de processos.

Integre os sistemas e não fique de fora da transformação digital

O mundo corporativo é marcado por mudanças rápidas em direção à digitalização e à transformação dos processos. Hoje, diversas atividades são executadas com automações. Isso não significa que as pessoas perderam importância – ao contrário, elas são cada vez mais necessárias para direcionarem o caminho da transformação digital e podem se dedicar às soluções para o negócio.

A integração de sistemas rompeu as barreiras das diferenças entre os sistemas e consegue conectar dados de diversas fontes para gerar informações relevantes, sendo, hoje, fundamental para a transformação digital nas empresas. Assim, proporciona maior agilidade aos processos organizacionais, otimizando o desempenho e a performance operacional e gerencial das empresas, que podem administrar um volume maior de informações.

Além disso, os custos operacionais com equipes de tecnologia diminuem drasticamente e os projetos de integrações de sistemas abrem possibilidades de novas soluções no futuro.

Esses são alguns exemplos de como é importante integrar sistemas em grandes empresas e como a automação de negócio pode contribuir para melhorar a tomada de decisão e alavancar o crescimento do negócio.

Nota: Este artigo foi uma colaboração de Orlando Fernandes de Paula, Growth Marketing Analyst da LinkApi, empresa especializada em soluções de integração de dados e parceira da Gouvêa Consulting em projetos de transformação digital.

Natalino Franciscato é gerente de Projetos da Gouvêa Consulting.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Giraffas investe em formatos adaptados ao momento econômico, como contêineres e drive trhu

Próxima Postagem

A digitalização dos idosos e o impacto no varejo e no consumo

Natalino Franciscato

Natalino Franciscato

Natalino Franciscato é gerente de Projetos da Gouvêa Consulting. É engenheiro pós-graduado em Administração Industrial e consultor sênior com mais de 30 anos de experiência em cargos de liderança. Atuou como executivo em operadores logísticos de grande porte e gestor na indústria eletroeletrônica. Como consultor, desenvolveu projetos de otimização operacional e administrativa para a indústria e varejo, projeto e construção de Centros de Distribuição, revisão da cadeia de abastecimento, redução de custos aplicando metodologia OBZ, estudos de Tempos e Movimentos para aumento de produtividade, terceirização e internalização de atividades.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
A digitalização dos idosos e o impacto no varejo e no consumo

A digitalização dos idosos e o impacto no varejo e no consumo

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.