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Home Artigos

Um Natal próspero para os varejistas que se reinventaram em 2020

Roberta Andrade de Roberta Andrade
24 de dezembro de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Este foi um ano decisivo para empreendedores ao redor do mundo. Saber se reinventar e encontrar alternativas inteligentes para continuar com a operação foi a chave para manter o negócio funcionando e até conquistar crescimento em um ano em que a realidade de muitos foi totalmente o oposto. Dor de dono, planejamento ágil, arregaçar as mangas e colocar a mão na massa foram os ingredientes principais para essa receita de sucesso.

Foi assim que a Cynthia Fraga, franqueada da Kopenhagen do Botafogo Praia Shopping, no Rio de Janeiro, deu a volta por cima. Lá no dia 16 de março, quando ela recebeu a notícia do lockdown devido à pandemia de Covid-19, ela não perdeu tempo. Às vésperas da Páscoa, que ela vinha planejando há oito meses, reuniu a equipe na loja e tomou a decisão de transferir toda a mercadoria para a sala da sua casa. Com o ar-condicionado funcionando a todo o vapor, acionou clientes, redes de amigos e familiares, além de continuar contando também com o seu time de vendas. O atendimento agora era feito pelo WhatsApp e o delivery, gratuito. A rede de solidariedade cresceu e os pedidos começaram a chegar aos milhares. “Tinha dias que eu ia dormir às 5h da manhã, respondendo às pessoas pelo WhatsApp”, relatou Cynthia.

Recebendo pedidos de vários lugares do Rio, passou a indicar outras lojas Kopenhagen mais próximas dos clientes. “Muitos clientes gostaram tanto de fazer os pedidos pelo WhatsApp que já compraram 15 vezes, desde a Páscoa”, comentou Cynthia sobre as mudanças de hábito de consumo dos clientes. O volume de vendas foi maior do que ano passado e o aprendizado, sem precedentes. Além de continuar com o atendimento na loja, estruturou o delivery, aceitando pedidos pelo WhatsApp, com entregas pela Loggi, e iFood. A entrega agora é paga pelo cliente, mas isso não diminuiu a quantidade de pedidos e as vendas continuaram em alta. Cynthia teve um excelente Dia das Mães, Dia dos Pais, Namorados e agora um próspero Natal, com o estoque zerado.

A Luz da Lua também teve uma série de inciativas estruturadas e implementadas em toda a rede desde que a pandemia começou. Foram realizadas vendas pelo WhatsApp utilizando o catálogo para apresentação das peças, clientes especiais receberam brindes personalizados, foram criados links individuais de compras para as lojas utilizarem o e-commerce da franqueadora e foram estabelecidas metas específicas para o salão de vendas e para as vendas online. Todas as lojas receberam treinamento também para realizarem vendas pelo Instagram e Direct, operando suas redes sociais de forma mais padronizada e estratégica. O time de vendas também passou a receber premiação pelas vendas realizadas por meios digitais. “O nosso grupo de lojas franqueadas já bateu a meta e apresenta crescimento de 8% em relação ao ano passado”, informou Amanda Thomaz, gerente nacional do varejo da Luz da Lua.

Iniciativas para repensar a operação e os padrões de atendimento ao cliente durante este ano foram fundamentais para manter negócios de varejo e consumo e ir além, fidelizando clientes e tornando a loja como referência principal para o consumidor. Pesquisas demonstram que o verdadeiro desafio do varejo ainda é a qualidade do atendimento e os níveis de engajamento e comprometimento do time da loja. Com planejamento ágil e estratégico, e com vontade de fazer acontecer, os resultados chegam e as notícias são positivas, mesmo em um ano tão adverso e inesperado como este. O varejo tem batido recordes em volume de vendas nos últimos meses. Quem estiver preparado e com a equipe capacitada para oferecer o melhor atendimento ao cliente será capaz de ter um 2021 mais positivo, em todos os sentidos.

Um feliz Natal e um próspero Ano Novo nunca foram tão significativos como agora. Então, um feliz Natal e um próspero Ano Novo!

Roberta Andrade é gerente de Soluções da Friedman.

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