Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A era do Q-commerce

Fernanda Dalben de Fernanda Dalben
24 de novembro de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
A era do Q-Commerce

Com o estímulo acelerado que as vendas online receberam durante a pandemia do coronavírus no mundo, a logística ganhou ainda mais importância dentro do conceito de Q-commerce (Quick Commerce), que certamente é a nova fronteira para as empresas que atuam no comércio eletrônico. A premissa do “comércio rápido” é basicamente a evolução do e-commerce, com a velocidade de entrega sendo o principal diferencial na ótica do cliente. Esse fenômeno já pode ser visto, inclusive no Brasil, com a famosa “guerra de fretes”, principalmente entre os gigantes players do mercado.

Tempo de entrega mensurado em minutos

De fato, o Q-commerce combina as vantagens do comércio eletrônico tradicional com as inovações na entrega da última milha e vai acelerar ainda mais o uso de tecnologia na forma de comprar e vender online, tanto para clientes quanto para varejistas.

Os clientes vão esperar cada vez mais conveniência e que os itens sejam entregues em um menor tempo possível, enquanto os varejistas descobrirão que oferecer entregas rápidas se tornará mais uma necessidade de sobrevivência no mercado do que apenas um benefício. A entrega, porém, não é mais medida em dias, mas mensurada em minutos – até 30 minutos ou menos para se tornar competitivo.

Menos itens, mais pedidos

Há uma crescente demanda de entrega de produtos em quantidades menores, ou seja, os clientes comprarão menos itens, mas com uma maior frequência de compra, como um ingrediente urgente que falta para finalizar uma receita, a reposição de uma bebida em um evento ou um medicamento importante.

Novos modelos operacionais

Nem todas as empresas que adotam o Q-commerce usam o mesmo modelo operacional, mas é comum entre elas os microhubs ou dark stores espalhadas pelas cidades, com um raio de atuação limitado de até 3 quilômetros, com estoque de produtos com caráter emergencial (alimentos e bebidas, limpeza, higiene pessoal, tabacaria, entre outros). Isso significa que os pedidos podem ser atendidos cerca de 25% mais rápido do que o atendimento tradicional na loja.

Logística flexível

A utilização de logística de terceiros também é bem comum no Q-commerce, dentro do modelo de crowdsourcing, que utiliza recursos conectados a uma comunidade online. Esta logística de massa é uma alternativa aos modelos convencionais, através do uso de bicicletas ou motos para transporte, por exemplo. O formato viabiliza entregas rápidas, de forma econômica e sustentável, além de fornecer a agilidade e flexibilidade necessárias para responder de forma adequada à demanda dos clientes, sete dias por semana e vinte e quatro horas por dia.

Expectativas dos clientes

No centro do fenômeno Q-Commerce estão as expectativas de atendimento ao cliente. As pessoas desejam que seus pedidos específicos sejam entregues rapidamente e com baixo custo, mas sem prejudicar a qualidade. Elas desejam ter uma experiência de marca semelhante ao que conhecem em outros formatos de entrega e lojas.

Afinal, qual é o futuro do Q-Commerce?

A conveniência é a moeda da década. A tecnologia moldou as expectativas do consumidor de forma irreversível, tanto que abrigamos uma expectativa de gratificação instantânea. Essa gratificação vem na forma de digitar uma pergunta no Google e ter a resposta piscando diante de você em segundos, ou de fazer um pedido de supermercado por meio de um aplicativo e recebê-lo em até 30 minutos depois.

Qualquer coisa sob demanda

É fato que muitas empresas de Q-Commerce se especializam em entrega de alimentos, mas provavelmente irão se expandir em um futuro bem próximo além do cotidiano para “entregar qualquer coisa”.

Adoção tecnológica vai determinar quem ganha

É da tecnologia que nasceu o Q-Commerce, e é com ela que ele vai prosperar. Existem muitas empresas semelhantes operando atualmente no espaço, competindo entre si para ganhar participação de mercado. Os vencedores nos próximos meses e anos “serão aquele mais avançados tecnologicamente com eficiência operacional”.

A era do Q-Commerce

Fernanda Dalben é diretora de marketing da rede de Supermercados Dalben.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Americanas S.A. inaugura em aeroporto do Rio primeira loja autônoma para segmento de luxo

Próxima Postagem

Metaverso: o lugar onde a vida vai acontecer!

Fernanda Dalben

Fernanda Dalben

Administradora de empresas com especialização em Marketing, pós-graduada em Gestão de Projetos; pós-graduada em Neurociência do Consumidor, com mais de 18 anos de experiência no varejo de supermercados, é diretora de Marketing da rede de Supermercados Dalben e Diretora da SMKT – Soluções de Marketing para Varejo.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Metaverso: o lugar onde a vida vai acontecer!

Metaverso: o lugar onde a vida vai acontecer!

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.