Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Soluções práticas para aumentar a rentabilidade de pequenas e médias empresas

Rodrigo Catani de Rodrigo Catani
24 de outubro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Soluções práticas para aumentar a rentabilidade de pequenas e médias empresas

Em um cenário de crescente competitividade e margens de lucro cada vez mais apertadas, a busca por eficiência operacional tornou-se essencial para a sobrevivência e crescimento das empresas.

No entanto, manter essa eficiência de forma contínua é um desafio significativo. Muitas empresas implementam grandes projetos de redução de custos, mas, frequentemente, os gastos retornam, uma vez que a essência dos custos não é alterada e, geralmente, são feitas negociações com fornecedores que não se sustentam no médio prazo.

A capacidade de reduzir custos sem perder de vista a qualidade e a inovação é um diferencial que não só protege a saúde financeira da empresa, mas também permite que ela evolua e se destaque no longo prazo.

Adotar soluções que promovam a redução de custos, o aumento de produtividade, praticidade e foco nas atividades principais são mais do que bem-vindas; são necessárias para manter a competitividade em dia. Trago aqui dois exemplos de soluções que podem gerar ganhos de forma recorrente.

Economia de energia

O mercado de energia elétrica tornou-se muito volátil nos últimos anos. A situação atual é de aumento das tarifas e incertezas, com um momento de “sobreoferta” de energia. As alternativas para a situação atual são complexas e decisões equivocadas podem gerar aumento dos custos.

A solução Wisepower é uma plataforma digital que permite aos consumidores economizarem até duas contas de luz por ano, sem custo de adesão e sem necessidade de mudar o fornecedor de energia. Adicionalmente, a energia fornecida é renovável, proveniente de fontes limpas como solar ou biomassa, promovendo a sustentabilidade.

Compras de materiais indiretos

Suprefácil é um marketplace para conectar fornecedores de suprimentos e materiais indiretos a empresas de diferentes portes e segmentos. São materiais de escritório, itens de limpeza, higiene, copa e cozinha, informática, EPIs e muitos outros, que precisam ser adquiridos regularmente e geram um esforço de transação que poderia ser mais bem utilizado em outras frentes.

Os produtos já têm condições comerciais vantajosas pré-negociadas com os fornecedores. Basta navegar pelo site e comprar, como em um e-commerce. Não há custo de adesão e além da redução de custos propiciada pelo uso da ferramenta, destaco também a praticidade, a transparência e o controle dos gastos.

Conclusão

Mais do que uma escolha, investir em soluções que tragam praticidade e eficiência tornou-se uma necessidade para se manter competitivo. É importante que as empresas estejam atentas a novas soluções como estas exemplificadas aqui, para enfrentarem os desafios do mercado atual.

Rodrigo Catani é head da Gouvêa Consulting.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Grupo DPSP lança curso de atendente de farmácia para impulsionar empregabilidade

Próxima Postagem

Heineken adota estratégia de abastecimento para aumentar a efetividade dos pontos de venda

Rodrigo Catani

Rodrigo Catani

Minibio: Graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV, Catani atua em consultoria de gestão empresarial há mais de 20 anos, com sólida atuação na liderança e execução de projetos nos segmentos de varejo, indústrias de bens de consumo e serviços. Suas áreas de expertise são: Estratégia de Distribuição, Otimização do Go-to-Market, D2C, Eficiência Comercial, Redesenho de Modelos de Negócios, Desenho de Jornadas do Consumidor e Integração entre canais físicos e digitais, incluindo Omnichannel.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Heineken é eleita uma das melhores marcas do mundo pela revista Time

Heineken adota estratégia de abastecimento para aumentar a efetividade dos pontos de venda

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.