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Soluções práticas para aumentar a rentabilidade de pequenas e médias empresas

Rodrigo Catani de Rodrigo Catani
24 de outubro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Soluções práticas para aumentar a rentabilidade de pequenas e médias empresas

Em um cenário de crescente competitividade e margens de lucro cada vez mais apertadas, a busca por eficiência operacional tornou-se essencial para a sobrevivência e crescimento das empresas.

No entanto, manter essa eficiência de forma contínua é um desafio significativo. Muitas empresas implementam grandes projetos de redução de custos, mas, frequentemente, os gastos retornam, uma vez que a essência dos custos não é alterada e, geralmente, são feitas negociações com fornecedores que não se sustentam no médio prazo.

A capacidade de reduzir custos sem perder de vista a qualidade e a inovação é um diferencial que não só protege a saúde financeira da empresa, mas também permite que ela evolua e se destaque no longo prazo.

Adotar soluções que promovam a redução de custos, o aumento de produtividade, praticidade e foco nas atividades principais são mais do que bem-vindas; são necessárias para manter a competitividade em dia. Trago aqui dois exemplos de soluções que podem gerar ganhos de forma recorrente.

Economia de energia

O mercado de energia elétrica tornou-se muito volátil nos últimos anos. A situação atual é de aumento das tarifas e incertezas, com um momento de “sobreoferta” de energia. As alternativas para a situação atual são complexas e decisões equivocadas podem gerar aumento dos custos.

A solução Wisepower é uma plataforma digital que permite aos consumidores economizarem até duas contas de luz por ano, sem custo de adesão e sem necessidade de mudar o fornecedor de energia. Adicionalmente, a energia fornecida é renovável, proveniente de fontes limpas como solar ou biomassa, promovendo a sustentabilidade.

Compras de materiais indiretos

Suprefácil é um marketplace para conectar fornecedores de suprimentos e materiais indiretos a empresas de diferentes portes e segmentos. São materiais de escritório, itens de limpeza, higiene, copa e cozinha, informática, EPIs e muitos outros, que precisam ser adquiridos regularmente e geram um esforço de transação que poderia ser mais bem utilizado em outras frentes.

Os produtos já têm condições comerciais vantajosas pré-negociadas com os fornecedores. Basta navegar pelo site e comprar, como em um e-commerce. Não há custo de adesão e além da redução de custos propiciada pelo uso da ferramenta, destaco também a praticidade, a transparência e o controle dos gastos.

Conclusão

Mais do que uma escolha, investir em soluções que tragam praticidade e eficiência tornou-se uma necessidade para se manter competitivo. É importante que as empresas estejam atentas a novas soluções como estas exemplificadas aqui, para enfrentarem os desafios do mercado atual.

Rodrigo Catani é head da Gouvêa Consulting.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

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Rodrigo Catani

Rodrigo Catani

Minibio: Graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV, Catani atua em consultoria de gestão empresarial há mais de 20 anos, com sólida atuação na liderança e execução de projetos nos segmentos de varejo, indústrias de bens de consumo e serviços. Suas áreas de expertise são: Estratégia de Distribuição, Otimização do Go-to-Market, D2C, Eficiência Comercial, Redesenho de Modelos de Negócios, Desenho de Jornadas do Consumidor e Integração entre canais físicos e digitais, incluindo Omnichannel.

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