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Gamificação: novas tendências que moldarão o futuro do aprendizado

Episódio 5: Conhecendo novas tendências da gamificação corporativa

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
24 de julho de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Gamificação: novas tendências que moldarão o futuro do aprendizado

Neste quinto episódio da série sobre os benefícios da gamificação no ambiente corporativo, vamos explorar novas tendências da gamificação no dia a dia das empresas para que possamos ampliar a sua atuação.

Essa prática está consolidada no universo corporativo e o seu uso só cresce ao redor do mundo. A busca pelo engajamento e aumento de produtividade faz com que a estratégia da gamificação seja a ficha 1 para alcançar esses objetivos.

E o melhor, o seu crescimento se sustenta pelos resultados alcançados porque arrebatou os corações dos colaboradores como a melhor prática nos quesitos atenção, aprendizado, fixação dos conteúdos e recompensas.

As pesquisas sobre o uso da gamificação nas empresas trazem respostas com percentuais muito elevados, com engajamento acima de 85%; aumento da produtividade, em 89%; e, para fechar com chave de ouro, aumento da felicidade no ambiente de trabalho, com 88%.

A gamificação evolui constantemente para atender as expectativas, cada vez maiores, dos colaboradores. Com isso, surgem tendências que, aos poucos, vão se incorporar às práticas do dia a dia. Trago aqui 5 tendências que foram destacadas pelo Leonardo Oliani, fundador da Astéria. São elas:

  • Acompanhamento do progresso do colaborador em tempo real, permitindo ajustes na jornada de aprendizagem e suporte personalizado, o que refletirá numa experiência muito mais engajadora e produtiva;
  • Inclusão da gamificação para promover o bem-estar, utilizando os jogos para estimular hábitos saudáveis e proporcionar ambientes felizes e propositivos;
  • Aumento da popularidade junto as novas gerações, que cresceram junto com os jogos digitais e  se sentem estimuladas pela prática de aprendizagem que seja desafiadora, dinâmica e recompensadora;
  • Inovação nos formatos de gamificação, trazendo mais personalização nos treinamento, buscando atender as necessidades individuais de cada colaborador e criando sistemas mais flexíveis, baseados nas habilidades e competências que cada indivíduo precisa adquirir, além de alterar os níveis de desafios e fornecer feedback em tempo real, visando o avanço do seu desempenho;
  • Associação da gamificação com a Inteligência Artificial, unindo a utilização dos elementos de jogos com as análises avançadas e a personalização da IA. Essas tecnologias possibilitam um grande avanço na oferta de experiências personalizadas e na geração de dados em tempo real.

A gamificação seguirá inovando a passos largos, agregando novas experiências, que, aliadas as novas tecnologias, trarão ainda mais engajamento, ganho de competências e felicidade. E esse ciclo vai seguir se retroalimentando e agregando novas práticas e gerando mais dados.

Encontro vocês no nosso próximo episódio.

Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

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Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

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