Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Gamificação: novas tendências que moldarão o futuro do aprendizado

Episódio 5: Conhecendo novas tendências da gamificação corporativa

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
24 de julho de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Gamificação: novas tendências que moldarão o futuro do aprendizado

Neste quinto episódio da série sobre os benefícios da gamificação no ambiente corporativo, vamos explorar novas tendências da gamificação no dia a dia das empresas para que possamos ampliar a sua atuação.

Essa prática está consolidada no universo corporativo e o seu uso só cresce ao redor do mundo. A busca pelo engajamento e aumento de produtividade faz com que a estratégia da gamificação seja a ficha 1 para alcançar esses objetivos.

E o melhor, o seu crescimento se sustenta pelos resultados alcançados porque arrebatou os corações dos colaboradores como a melhor prática nos quesitos atenção, aprendizado, fixação dos conteúdos e recompensas.

As pesquisas sobre o uso da gamificação nas empresas trazem respostas com percentuais muito elevados, com engajamento acima de 85%; aumento da produtividade, em 89%; e, para fechar com chave de ouro, aumento da felicidade no ambiente de trabalho, com 88%.

A gamificação evolui constantemente para atender as expectativas, cada vez maiores, dos colaboradores. Com isso, surgem tendências que, aos poucos, vão se incorporar às práticas do dia a dia. Trago aqui 5 tendências que foram destacadas pelo Leonardo Oliani, fundador da Astéria. São elas:

  • Acompanhamento do progresso do colaborador em tempo real, permitindo ajustes na jornada de aprendizagem e suporte personalizado, o que refletirá numa experiência muito mais engajadora e produtiva;
  • Inclusão da gamificação para promover o bem-estar, utilizando os jogos para estimular hábitos saudáveis e proporcionar ambientes felizes e propositivos;
  • Aumento da popularidade junto as novas gerações, que cresceram junto com os jogos digitais e  se sentem estimuladas pela prática de aprendizagem que seja desafiadora, dinâmica e recompensadora;
  • Inovação nos formatos de gamificação, trazendo mais personalização nos treinamento, buscando atender as necessidades individuais de cada colaborador e criando sistemas mais flexíveis, baseados nas habilidades e competências que cada indivíduo precisa adquirir, além de alterar os níveis de desafios e fornecer feedback em tempo real, visando o avanço do seu desempenho;
  • Associação da gamificação com a Inteligência Artificial, unindo a utilização dos elementos de jogos com as análises avançadas e a personalização da IA. Essas tecnologias possibilitam um grande avanço na oferta de experiências personalizadas e na geração de dados em tempo real.

A gamificação seguirá inovando a passos largos, agregando novas experiências, que, aliadas as novas tecnologias, trarão ainda mais engajamento, ganho de competências e felicidade. E esse ciclo vai seguir se retroalimentando e agregando novas práticas e gerando mais dados.

Encontro vocês no nosso próximo episódio.

Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Fugini conclui projeto-piloto de drones para o cultivo de milho doce em Goiás

Próxima Postagem

Danone inaugura espaço imersivo para clientes e parceiros na Avenida Paulista

Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Danone inaugura espaço imersivo para clientes e parceiros na Avenida Paulista

Danone inaugura espaço imersivo para clientes e parceiros na Avenida Paulista

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.