Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Equilíbrio entre tecnologia e humanidade: o caminho para o crescimento e impacto positivo das redes de foodservice

Felipe Koga de Felipe Koga
24 de maio de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Equilíbrio entre tecnologia e humanidade: o caminho para o crescimento e impacto positivo das redes de foodservice

O setor de foodservice está passando por transformações significativas, impulsionadas por inovações tecnológicas e mudanças nas expectativas dos consumidores. Estive em Chicago, com a delegação da Gouvêa Foodservice e representando o Grupo Bittencourt, na NRA Show (National Restaurant Associociation), e acompanhei os principais insights sobre o setor e como as redes de franquias e o varejo de alimentação podem se apropriar desses aprendizados para se destacar no mercado.

E como era esperado, a tecnologia foi discutida de forma ampla. O seu uso, que já transformou diversos setores do mercado, aparece como estratégia indispensável também no foodservice. Ferramentas como sistemas de pedido digital, aplicativos móveis e quiosques de autoatendimento, uso de Inteligência Artificial, não apenas aumentam a eficiência operacional, mas também aprimoram a experiência do cliente, tornando-a mais personalizada e ágil.

De forma prática, as redes de franquias podem investir em aplicativos proprietários para ampliar a lealdade e a satisfação dos consumidores com a oferta de produtos personalizada, pois a marca consegue desenvolver promoções segmentadas, permitindo que os clientes façam pedidos, paguem e se relacionem com ela. Também com impacto nas operações, os quiosques de autoatendimento – que já vemos também em diversos negócios no Brasil – reduzem filas e melhoram a precisão dos pedidos, além de liberar os funcionários para focarem em tarefas mais humanizadas como atendimento ao consumidor de forma individualizada.

Outro aspecto que tem sido amplamente discutido é a sustentabilidade e redução de desperdício nas operações para minimizar os impactos ambientais. Gerir de forma inteligente os estoques com softwares que os monitoram em tempo real pode ajudar a prever a demanda e reduzir o desperdício de alimentos. Estabelecer parcerias com fornecedores locais e sustentáveis pode não só reduzir a pegada de carbono, mas também fortalecer a economia local e melhorar a imagem da marca perante os consumidores.

E, somado a isso, vimos que os restaurantes têm um papel fundamental no desenvolvimento de políticas que apoiem agricultores, reduzam crises sociais como as dos refugiados e abordem mudanças climáticas. Engajar com ONGs e órgãos governamentais para promover políticas que beneficiem a cadeia de suprimentos de alimentos e reduzam o desperdício com um todo pode ser uma alternativa para acelerar a adoção dessas práticas. Do ponto de vista operacional, essa abordagem atrai talentos e promove maior engajamento dos times.

E isso nos leva também à necessidade de balancear tecnologia e interação humana. Não se trata apenas de fornecer alimentos com excelência nas operações, mas de cuidar de toda a cadeia que impacta de forma direta e indireta a sociedade e o meio ambiente. Investir em treinamentos que capacitem os funcionários sobre o tema e como utilizar a tecnologia a favor de estabelecer a conexão com o cliente é fundamental. Isso mantem a essência do atendimento humano tão necessário para hospitalidade e excelência do atendimento.

Cada vez mais fica claro que a combinação de tecnologia, sustentabilidade, interação humana, diversidade, conexão com a comunidade e influência política são os pilares para o sucesso no setor de foodservice hoje e no futuro próximo. Redes de franquias e o varejo de alimentação que souberem se apropriar desses aprendizados estarão mais bem posicionados para atender às expectativas dos consumidores modernos e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Felipe Koga é head de consultoria do Grupo Bittencourt.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Leroy Merlin aposta em modelo Express para expansão da marca

Próxima Postagem

“Tecnologia é legal desde que gere impacto nas decisões de negócio”, diz CEO da C&A

Felipe Koga

Felipe Koga

Felipe Koga é head de consultoria do Grupo Bittencourt, administrador de empresas formado pela FGV-EAESP, com ênfase em finanças corporativas e gestão estratégica. Possui experiência em estruturação de redes de franquias, avaliação de empresas/valuation, desenvolvimento de conceitos e expansão de redes de negócios.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
"Tecnologia é legal desde que gere impacto nas decisões de negócio", diz CEO da C&A

"Tecnologia é legal desde que gere impacto nas decisões de negócio", diz CEO da C&A

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.