Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Vendem-se experiências – tratar no shopping mais próximo de você

Redação de Redação
23 de outubro de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Malls
Tempo de leitura: 2 minutos
Shot of male university students sitting and talking before class

Shot of male university students sitting and talking before class

Por Luiz Alberto Marinho*

Em tempos de crise, torna-se ainda mais importante compreender como os brasileiros andam gastando seu rico dinheirinho. Neste sentido, não há nada mais confiável do que os dados fornecidos pela Cielo, com base em transações capturadas pelas máquinas espalhadas em mais de 1,6 milhão de pontos de venda em todo o País.

Pois bem, segundo a Cielo, no primeiro semestre de 2015 os consumidores de baixa renda dividiram seus recursos quase que igualmente entre o varejo de bens duráveis e semi-duráveis (vestuário, móveis, eletrodomésticos, lojas de departamento) e o de não duráveis (drogarias, super e hipermercados, postos de combustível). O que sobrou (20%) foi destinado a serviços. Nas famílias de média renda, duráveis e semi-duráveis responderam por 42% do orçamento e não duráveis por 36%, cabendo aos serviços 23% do dinheiro disponível.

Os consumidores de alta renda, no entanto, gastaram de forma diferente. Neste grupo, o consumo de duráveis e semi-duráveis respondeu por 37% da renda familiar, não duráveis ficaram com 33% e os serviços com 30%. Como é possível perceber, o gasto com serviços é bem maior entre os mais ricos, com destaque para restaurantes – 35% do total gasto em serviços foram para alimentação fora do lar.

Estudos recentes explicam porque despesas com serviços crescem mais velozmente do que a compra de produtos, em especial entre os consumidores de melhor poder aquisitivo. Trabalhos como o do professor Thomas Gilovich, da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, mostram que a satisfação pela compra de produtos caros reduz-se rapidamente, no mesmo ritmo com que as pessoas adaptam-se à vida com a nova aquisição, seja ela um carro, computador ou TV de alta definição. Por outro lado, experiências, tais como assistir a um bom filme, comer fora com amigos, ver uma exposição, ir a um show, viajar ou aprender algo novo, essas tendem a gerar lembranças positivas mais duradouras.

Outros fatores também trabalham a favor das experiências, em detrimento dos produtos. Um deles é a dificuldade de comparar experiências. Pense só – você pode até achar que o seu celular é inferior ao do seu colega de trabalho, em função do preço e das características de cada aparelho. Mas comparar um jantar que você teve com amigos com o jantar dos outros é mais difícil – a comida pode ser equivalente, mas o ambiente e o prazer de conviver com as demais pessoas é único. Além do mais, as experiências proporcionam sensações de prazer e aprendizado muitas vezes superiores às provocadas por bens físicos.

Por tudo isso, os shopping centers, especialmente os dirigidos aos clientes de alta renda, deveriam ampliar a oferta de experiências. O desafio será construir um modelo de negócios rentável, construído sobre uma base de experiências relevantes e valiosas o suficiente para que as pessoas paguem por elas, assim como já fazem com jantares, sessões de cinema ou peças de teatro. Considerando que alguns segmentos com alta representatividade nos shoppings, como os de vestuário, calçados, móveis e eletrodomésticos, estão há tempos com vendas em queda, será preciso repensar o tenant mix. E, seguramente, as experiências e serviços ocuparão um espaço maior neste novo cenário.

*Luiz Alberto Marinho (marinho@gsbw.com.br) é sócio-diretor da GS&BW

Postagem anterior

Um evento que é top do varejo: quem foi, recomenda

Próxima Postagem

Os millennials querem marcas com propósito

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem

Os millennials querem marcas com propósito

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile