Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O Departamento de RH como alicerce da produtividade

Redação de Redação
23 de outubro de 2014
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Hoje, mais do que nunca, o diferencial das empresas não está somente nos produtos que elas oferecem, mas, nas pessoas. Uma vez que tecnologia e recursos financeiros estão disponíveis para todos, que processos podem e devem ser criados para melhorar produtividade, etc. Porém, quando tiramos tudo isso da frente, quem aparece?As pessoas.

Este “ser” tão complexo (e que não é o objeto principal deste artigo), me levou a buscar referência em uma “tão conhecida, porém pouco utilizada” teoria: a chamada Pirâmide de Maslow.

A Pirâmide, ou teoria de Maslow, hierarquiza as necessidades do homem desde o nível mais baixo que devem ser, obrigatoriamente, satisfeitas até atingirem a sua autorrealização. Tão conhecida e tão básica que muitas vezes nos esquecemos como ela funciona.

Pirâmide que demonstra as necessidades básicas do Ser Humano.

Cada vez que o homem supre suas necessidades básicas, ele vai suprindo outras até chegar à sua realização pessoal, porém a vida não é bem assim. Muitas vezes alcançamos o topo da realização pessoal e perdemos o emprego, nesse caso nos sentimos ameaçados e descemos alguns degraus até retomarmos novamente a confiança, nesse caso, com um novo emprego.

Dentro das empresas, o responsável por este desenvolvimento e direcionamento é o Departamento de Recursos Humanos. Além disso, o RH tem a responsabilidade de recrutar, selecionar, treinar, identificar e reter talentos, manter um bom clima organizacional, acompanhar cada funcionário e estar aberto e capacitado para ajudá-lo.

Porém, na maioria das vezes, não é concedida ao Departamento de RH sua devida importância, passando a este departamento somente a responsabilidade de cuidar das rotinas trabalhistas, administrar benefícios etc. e sobrando pouco para aquilo que é mais importante: cuidar das pessoas. Uma vez que as empresas hoje em dia se diferenciam e se destacam pela qualificação, capacitação, criatividade, de seus profissionais e não mais somente pelo produto oferecido.

Embora o Departamento de Recursos Humanos venha, gradualmente, ganhando cada vez mais espaço dentro das organizações, ainda falta muito para que ele possa colaborar, de forma efetiva, com a produtividade das empresas.

Sendo assim, preparamos alguns passos que podem ajudar, de forma prática, a transformar o Departamento de RH em um grande alicerce para a produtividade da sua empresa.

1. Associar o RH diretamente ao corpo diretivo da empresa;

2. Ter autonomia de trabalhar de forma independente;

3. Estar atendo ás mudanças comportamentais de cada funcionário, capacitando os gestores para que promovam reuniões com suas equipes de forma individual e coletiva, pelo menos uma vez por mês, sempre reportando ao RH o resultado dessas reuniões;

4. Prover o RH com as mesmas métricas que são utilizadas para se administrar, por exemplo, a produtividade das vendas.

Confira abaixo alguns exemplos de indicadores:

  • T.C. (Taxa de Conversão): mede o aproveitamento da equipe de vendas;
  • P.A (Peças por Atendimento): mede o desempenho  da equipe de vendas com relação à venda de produtos adicionais.
  • T.M. (Ticket Médio): mede desempenho da equipe de vendas com relação à venda de produtos de maior valor agregado.

Esses indicadores apurados, por vendedor, por loja, por supervisão etc. devem ser acompanhados de forma sistemática diariamente, sendo apoiado por reuniões semanais, onde também serão discutidos outros assuntos e quando serão estabelecidas medidas de curto e médio prazo para melhoria dos resultados.

O mais importante no modelo que defendemos é que não só a área de compras, vendas, planejamento, logística, marketing, estejam presentes nessas reuniões mais também incorporando neste time o RH, pois para se comprar bem, vender bem, enfim: para se “administrar bem” precisamos de pessoas e, quando se trata de pessoas, ninguém melhor dentro das empresas, que o Departamento de Recursos Humanos.

Por exemplo, se um determinado vendedor, gerente, supervisor tem um desempenho menor que a média da empresa, região ou ponto de venda, certamente, temos algo a fazer, e que chamamos de “melhoria continua”.

Portanto, os indicadores de desempenho  têm como objetivo básico saber em que situação a empresa se encontra, indicando muitas vezes necessidade de mudança de postura, reestruturação, treinamento, entre outras.

Enfim, para finalizar, investir no Departamento de RH e, por conseguinte, nas pessoas pode ajudar muito a produtividade da sua empresa.

Roberto Perez ( roberto.perez@gsmd.com.br), diretor associado, da GS&MD – Gouvêa de Souza.

 

Postagem anterior

Os shoppings estão mais vivos do que nunca. Mas exigem novas técnicas de pilotagem

Próxima Postagem

Acontece mais uma vez o Retail Congress Latin America

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem

Acontece mais uma vez o Retail Congress Latin America

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile