Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O Departamento de RH como alicerce da produtividade

Redação de Redação
23 de outubro de 2014
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Hoje, mais do que nunca, o diferencial das empresas não está somente nos produtos que elas oferecem, mas, nas pessoas. Uma vez que tecnologia e recursos financeiros estão disponíveis para todos, que processos podem e devem ser criados para melhorar produtividade, etc. Porém, quando tiramos tudo isso da frente, quem aparece?As pessoas.

Este “ser” tão complexo (e que não é o objeto principal deste artigo), me levou a buscar referência em uma “tão conhecida, porém pouco utilizada” teoria: a chamada Pirâmide de Maslow.

A Pirâmide, ou teoria de Maslow, hierarquiza as necessidades do homem desde o nível mais baixo que devem ser, obrigatoriamente, satisfeitas até atingirem a sua autorrealização. Tão conhecida e tão básica que muitas vezes nos esquecemos como ela funciona.

Pirâmide que demonstra as necessidades básicas do Ser Humano.

Cada vez que o homem supre suas necessidades básicas, ele vai suprindo outras até chegar à sua realização pessoal, porém a vida não é bem assim. Muitas vezes alcançamos o topo da realização pessoal e perdemos o emprego, nesse caso nos sentimos ameaçados e descemos alguns degraus até retomarmos novamente a confiança, nesse caso, com um novo emprego.

Dentro das empresas, o responsável por este desenvolvimento e direcionamento é o Departamento de Recursos Humanos. Além disso, o RH tem a responsabilidade de recrutar, selecionar, treinar, identificar e reter talentos, manter um bom clima organizacional, acompanhar cada funcionário e estar aberto e capacitado para ajudá-lo.

Porém, na maioria das vezes, não é concedida ao Departamento de RH sua devida importância, passando a este departamento somente a responsabilidade de cuidar das rotinas trabalhistas, administrar benefícios etc. e sobrando pouco para aquilo que é mais importante: cuidar das pessoas. Uma vez que as empresas hoje em dia se diferenciam e se destacam pela qualificação, capacitação, criatividade, de seus profissionais e não mais somente pelo produto oferecido.

Embora o Departamento de Recursos Humanos venha, gradualmente, ganhando cada vez mais espaço dentro das organizações, ainda falta muito para que ele possa colaborar, de forma efetiva, com a produtividade das empresas.

Sendo assim, preparamos alguns passos que podem ajudar, de forma prática, a transformar o Departamento de RH em um grande alicerce para a produtividade da sua empresa.

1. Associar o RH diretamente ao corpo diretivo da empresa;

2. Ter autonomia de trabalhar de forma independente;

3. Estar atendo ás mudanças comportamentais de cada funcionário, capacitando os gestores para que promovam reuniões com suas equipes de forma individual e coletiva, pelo menos uma vez por mês, sempre reportando ao RH o resultado dessas reuniões;

4. Prover o RH com as mesmas métricas que são utilizadas para se administrar, por exemplo, a produtividade das vendas.

Confira abaixo alguns exemplos de indicadores:

  • T.C. (Taxa de Conversão): mede o aproveitamento da equipe de vendas;
  • P.A (Peças por Atendimento): mede o desempenho  da equipe de vendas com relação à venda de produtos adicionais.
  • T.M. (Ticket Médio): mede desempenho da equipe de vendas com relação à venda de produtos de maior valor agregado.

Esses indicadores apurados, por vendedor, por loja, por supervisão etc. devem ser acompanhados de forma sistemática diariamente, sendo apoiado por reuniões semanais, onde também serão discutidos outros assuntos e quando serão estabelecidas medidas de curto e médio prazo para melhoria dos resultados.

O mais importante no modelo que defendemos é que não só a área de compras, vendas, planejamento, logística, marketing, estejam presentes nessas reuniões mais também incorporando neste time o RH, pois para se comprar bem, vender bem, enfim: para se “administrar bem” precisamos de pessoas e, quando se trata de pessoas, ninguém melhor dentro das empresas, que o Departamento de Recursos Humanos.

Por exemplo, se um determinado vendedor, gerente, supervisor tem um desempenho menor que a média da empresa, região ou ponto de venda, certamente, temos algo a fazer, e que chamamos de “melhoria continua”.

Portanto, os indicadores de desempenho  têm como objetivo básico saber em que situação a empresa se encontra, indicando muitas vezes necessidade de mudança de postura, reestruturação, treinamento, entre outras.

Enfim, para finalizar, investir no Departamento de RH e, por conseguinte, nas pessoas pode ajudar muito a produtividade da sua empresa.

Roberto Perez ( roberto.perez@gsmd.com.br), diretor associado, da GS&MD – Gouvêa de Souza.

 

Postagem anterior

Os shoppings estão mais vivos do que nunca. Mas exigem novas técnicas de pilotagem

Próxima Postagem

Acontece mais uma vez o Retail Congress Latin America

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem

Acontece mais uma vez o Retail Congress Latin America

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.