Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Período eleitoral: o que esperar do e-commerce brasileiro?

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
23 de setembro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Período eleitoral: o que esperar do e-commerce brasileiro?

O ano de 2022 tem sido de inúmeros desafios para o e-commerce, sobretudo, neste segundo semestre. Marcado por grandes eventos, teremos nos próximos meses Copa do Mundo, eleição presidencial, Black Friday e Natal, datas significativas que impactam diretamente o comportamento do consumidor brasileiro e, principalmente, o cenário macroeconômico.

De fato, os anos eleitorais tendem a causar mais volatilidade no mercado financeiro, ao passo que a incerteza das eleições impacta negativamente o desempenho da Bolsa de Valores. Além disso, as movimentações tornam-se mais tensas e pragmáticas, afinal a venda de ações ocorre a partir da precificação do futuro.

Fatores como política econômica, juros, dívida pública e inflação refletem o desempenho do mercado como um todo e, consequentemente, há a possibilidade de inúmeras variações em curto prazo. Basicamente, é um período em que o mercado reage conforme a expectativa e os seus respectivos reflexos que o possível candidato pode causar para o desenvolvimento econômico.

Esta instabilidade política faz com que empresários, investidores, empreendedores e cidadãos comuns tomem mais cuidado com algumas decisões e coloquem mais elementos na balança em relação ao dinheiro. Porém, falando em e-commerce, quais são as reais expectativas de faturamento neste segundo semestre?

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), espera-se um faturamento de R$ 91,5 bilhões em vendas. Lembrando que, caso este valor se cumpra, 2022 deve terminar com R$ 165 bilhões em faturamento para o setor, o que ultrapassa os R$ 150,8 bilhões registrados pela instituição em 2021.

Alguns fatores como custo do frete, aumento dos juros e endividamento familiar poderão impactar diretamente o comércio eletrônico brasileiro, uma vez que há uma baixa e restrita confiança por parte do consumidor, principalmente com relação ao atual momento econômico.

Embora o cenário para as empresas varejistas deva permanecer desafiador no curto prazo, a consolidação do e-commerce em 2021 tornou o setor muito mais estruturado e atento às novas tendências e exigências do consumidor.

O atual cliente visa uma experiência de compra satisfatória e memorável, por isso as marcas que investirem em canais omnichannel, pós-venda e live commerces, estarão à frente da concorrência e terão mais chances de fidelizá-lo em um ano tão atípico.

Desafios e oportunidades não faltarão para o e-commerce. A digitalização do varejo, aliada à disputa pela entrega mais rápida e mais barata, farão toda a diferença nos próximos meses.

Jefferson Araújo é CEO da Showkase. 

Postagem anterior

Para atrair o consumidor, 57% dos restaurantes planejam lançar produtos

Próxima Postagem

Pinduoduo chega discretamente aos Estados Unidos com site Temu

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Pinduoduo chega discretamente aos Estados Unidos com bandeira Temu

Pinduoduo chega discretamente aos Estados Unidos com site Temu

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.