Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Varejo de alta produtividade – eu acredito

Luiz Guilherme Baldacci de Luiz Guilherme Baldacci
23 de agosto de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Gestão & Talentos, Gestão de pessoas
Tempo de leitura: 3 minutos

Uma ampla discussão sobre caminhos para sair da crise passa invariavelmente pelo tema produtividade. Pesquisas mostram que o brasileiro gasta quatro vezes mais tempo para produzir o que um norte americano produz, ou três vezes mais tempo que um sul-coreano ou um alemão usam para produzir. Onde precisamos agir para melhorar o nosso desempenho?

O ministro da Economia Paulo Guedes, cita que Tecnologia e Educação são alavancadores de produtividade, mas que têm impacto de longo prazo na economia do país. No final de maio, Guedes disse que o governo busca desenvolver um “choque de curto prazo” na produtividade do Brasil. Os primeiros projetos de impacto de curto prazo começam a ser aprovados pelo Senado Federal, como aconteceu na última quarta-feira (21), quando foi aprovada a MP da Liberdade Econômica.

A Medida Provisória, em seu texto aprovado na Câmara Federal, previa mudanças nas regras de trabalho aos domingos, mas o Senado retirou esta parte e encaminhou para sanção do presidente Jair Bolsonaro. É fato que o país precisa de mudanças em leis trabalhistas, principalmente quando estamos falando de trabalhadores no varejo – setor privado que mais contrata no país. Mudanças nas regras de trabalho aos domingos podem ser muito importantes para ajudar os varejistas nacionais a reduzirem custos de mão de obra e aumentarem a rentabilidade das operações, mas será que a produtividade mudaria?

Se considerarmos a produtividade como resultado do volume de produção de vendas sobre o custo operacional do negócio, ok… teremos melhor produtividade! Mas será esse o problema de produtividade no varejo brasileiro?

Quando olhamos para o varejo norte americano de 40 anos atrás, enxergamos que os operadores de lá começavam a olhar suas equipes com um novo olhar – o dos números. Naquela época, as lideranças das redes varejistas olhavam cada trabalhador pela ótica estatística dos Indicadores de Desempenho.

Deixando de olhar apenas o quanto se vende e debruçando suas competências analíticas sobre o “como se vende”! Processos de aprimoramento contínuo sobre qualidade do atendimento foram estabelecidos para cada indivíduo e a produtividade foi aumentando… verdadeiras máquinas de desenvolvimento de equipes de alta performance.

Voltando para nosso atual cenário brasileiro, é perceptível que estamos atrasados em nossos modelos de gestão de desempenho de vendas no varejo. É simples constatar essa triste realidade. Pergunte a um grupo de gerentes de loja como estão os indicadores de desempenho da equipe deles. Podemos encontrar gerentes que tão pouco sabem que existem indicadores, ou se confundem e pensem que o indicador é o volume de vendas.

Quer ir além? Pergunte qual a distância entre o primeiro e o último colocados no ranking de vendas na loja. Essa resposta ele deverá saber… aí é que mora o perigo! Pergunte há quanto tempo esse vendedor de baixo desempenho está nas últimas posições e o que já foi feito para recuperar sua performance. Provavelmente, não teremos uma resposta precisa, pautada em ações de treinamento orientadas por indicadores de desempenho individual.

O que enxergamos é que a baixa produtividade no varejo brasileiro está muito mais ligada ao fato de não fazermos gestão de alta performance em vendas, com ferramentas que nos apontem, de maneira dinâmica e precisa, os pontos onde estamos perdendo oportunidades de vendas, quais são os vendedores que estão devolvendo potenciais compradores para os corredores do shopping com as mãos vazias.

A melhoria da produtividade certamente virá quando gestores de varejo passarem a medir a conversão de clientes em compradores (em cada indivíduo da equipe), mesmo que a lei de trabalho aos domingos não tenha mudado. Afinal, a redução de custos da folha de pagamento não aumenta a capacidade de vendas da equipe.

Não existe fórmula mágica para termos uma equipe inteira de alta performance mas, com certeza, o caminho passa por:

  • Ter uma equipe consciente de seu papel e disciplinada para executar suas atividades plenamente;
  • Ter gestores acompanhando os indicadores de desempenho de cada membro da equipe e com visão clara dos pontos críticos de perda de oportunidades;
  • Aprimorar continuamente cada indivíduo da equipe de vendas com orientações práticas que aumentem o conhecimento e as habilidades de vendas.

Enfim, teremos um varejo brasileiro de alta produtividade quando os gestores tiverem como propósito uma equipe com todos os indivíduos atuando em alta performance e direcionados continuamente para melhoria de suas habilidades de vendas!

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Monest apresenta nova solução para o varejo durante o LATAM Retail Show

Próxima Postagem

Mercado Livre inaugura categoria dedicada a produtos sustentáveis

Luiz Guilherme Baldacci

Luiz Guilherme Baldacci

Guilherme Baldacci é sócio-diretor da Friedman, empresa da Gouvêa especializada em Gente, Gestão, Talentos e Treinamento. Baldacci possui mais de 25 anos de carreira focada no varejo e ampla vivência em gestão de operações em empresas de franchising e consultoria.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Governo federal lança Selo Verde para identificar produtos e serviços sustentáveis

Mercado Livre inaugura categoria dedicada a produtos sustentáveis

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.