Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Acesso ou posse? Sua empresa quer ter ou poder?

Lyana Bittencourt de Lyana Bittencourt
23 de agosto de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Franquias
Tempo de leitura: 3 minutos

Para muitos ainda pode soar estranho dizer que no mundo atual as pessoas desejam mais do que possuir, acessar as coisas. Quem cresceu num mundo capitalista no qual onde quem tem mais, pode mais, ou “é” mais, pode se frustrar ao saber que a posse de bens em muitas situações deixou de fazer sentido.

Para que comprar um carro se você pode ter um com motorista a qualquer hora do dia? Para que comprar um vestido de festa incrível se você pode alugá-lo apenas por uma noite e ter um modelo diferente a cada momento? Para que comprar uma bicicleta se você pode ter várias disponíveis para você em qualquer lugar da cidade?

Isso tudo já tem sido bastante corriqueiro no âmbito pessoal, porém começa também a fazer sentido no âmbito empresarial.

Empresas que focam em possuir muitos ativos, no passado podem ter sido consideradas as mais fortes e sólidas. Isso também se traduzia no número de funcionários. Aquelas com equipes volumosas eram consideradas as maiores e mais reconhecidas. Inclusive esse parâmetro é usado até hoje como critério para determinar o porte de uma empresa.

Mas a pergunta que fica é: até que ponto ainda faz sentido medirmos a importância das empresas em razão dos ativos que ela possui ou a quantidade de pessoas que compõem sua folha de pagamento?

Se olharmos bem o que tem acontecido no mundo dos negócios, ser “grande” já não é garantia de causar um grande impacto. Algumas startups têm desbancado empresas gigantes e tradicionais. Lojas online têm forçado o fechamento das portas de concorrentes do varejo físico.

E a pergunta que fica é: o que efetivamente tem causado essa mudança tão drástica nos mercados e nas empresas?

De novo podemos resgatar a questão da posse x acesso.

Do ponto de vista dos ativos, por que a empresa precisa alocar seus recursos em ativos físicos se ela pode terceirizá-los? Seja seu espaço físico, que pode ser compartilhado e ampliado ou reduzido de acordo com a demanda da empresa em espaços de coworking, seja no aluguel de periféricos e equipamentos ou até mesmo a terceirização da fabricação de seus produtos, as empresas passaram a ter múltiplas alternativas para serem mais “leves” e ajustarem seu tamanho à situação e às demandas globais.

Do ponto de vista das equipes vale o mesmo raciocínio. Equipes inchadas tendem a ficar ociosas e ultrapassadas. Por que não contratar sob demanda, por expertise exigida, e por competências demandadas a cada projeto?

Quando falamos nas mudanças rápidas que os mercados têm sofrido, isso também reverbera na capacidade de atualização dos profissionais da companhia. Por que ficar preso a profissionais que muitas vezes podem estar ultrapassados, se a empresa pode buscar no mercado aquele especialista que está qualificado com o que tem de mais recente no seu universo de estudo?

Da mesma forma, a terceirização de profissionais com as mais diversas expertises também ajuda a empresa a trazer experiências diversas para a companhia, além de ficar mais flexível para adequar as equipes também sob demanda, ampliando ou reduzindo seu pessoal de acordo com a situação. Os profissionais que nela trabalham por sua vez, tendem a saírem da zona de conforto pois sabem que precisam estar atualizados e produtivos para fazerem parte dela.

Pontos de análise que podem até ser polêmicos, mas que inegavelmente representam uma quebra grande de paradigma para as empresas e para os empresários lideres dessas empresas. Cabe a eles ficarem atentos a essas mudanças e os ganhos que elas podem trazer. Trata-se de uma nova forma de se pensar e de se conduzir os negócios, sendo mais dinâmico e adaptável. E você está pronto para esse novo momento?

 

Nota:

O Grupo BITTENCOURT realizou nos meses de junho e julho um estudo inédito sobre a cultura de crescimento exponencial nas empresas franqueadoras brasileiras. Esse estudo, traz além dos aspectos discutidos nesse artigo, outros que tendem a fazer as empresas ganharem velocidade e relevância no mercado. As conclusões serão apresentadas com exclusividade no 9º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias & Negócios que ocorrerá nos dias 2 e 3 de outubro no Teatro Santander em São Paulo. Para participar, acesse: www.forumdefranquias.com.br

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Cacau Show inaugura nova Mega Store no Shopping Morumbi, em São Paulo

Próxima Postagem

Panvel lança plataforma própria de pagamento

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt e cofundadora da StreamShop, plataforma de vídeos interativos.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Panvel lança plataforma própria de pagamento

Panvel lança plataforma própria de pagamento

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.