Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

P&L, o coração vivo e pulsante do restaurante

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
23 de julho de 2024
no Artigos, Artigos Mercado&Food, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
P&L, o coração vivo e pulsante do restaurante

Profit & Loss Statement (ou DRE, Demonstrativo de Resultado do Exercício). Por que ele rege o estabelecimento?

Pouco importa quantas linhas e colunas de acompanhamento tenha o do seu estabelecimento. Se compreendidas e acompanhadas por uma equipe adequada, lê-se competente ou interessada, podem te dizer tudo o que você precisa saber (passado, presente e futuro) sobre o seu resultado, operação, mão de obra, vendas, supply chain, RH, contabilidade, controladoria e até jurídico e muito mais da sua empresa.

Quem deveria olhar para isso?

Idealmente todos.

Uma nova campanha de marketing, gestão de menu-mix focada ou não em margem de contribuição, comportamento da relação TM x TC (ticket médio e transação comercial), uma nova mídia OOH (Out Of Home) contratada e seu impacto no resultado, um novo contrato de manutenção firmado com um prestador de serviços, o acompanhamento de venda hora a hora, a mudança de fornecedor trazendo ou não uma nova agenda de entregas semanais, contratação de uma nova faixa de funcionários entre sua brigada e equipe gerencial, alteração no índice de processos trabalhistas e eficácia do escritório de advocacia contratado e a agenda de treinamentos e sua relação causal com as venda. Tudo isso (e muito mais) vai mexer na sua estrutura de custos fixos e variáveis, que deveria ser regida pelo seu P&L loja a loja, canal a canal, regional, para você poder depois entender a saudabilidade do seu negócio.

Se você toma estas ações isoladas e sem uma mesma bússola alinhada para todas as áreas você está: pensando apenas:

  • nas suas metas;
  • nos seus KPI’s (Key Performance Indicator);
  • no “trabalho que mais gosto de fazer” ou na “forma que mais gosto de trabalhar” (ex.: “sem rédeas”);
  • e no seu bônus.

E não está pensando no negócio, no desenvolvimento e crescimento sustentável dele. Já tive a oportunidade de trabalhar com e atender profissionais do mercado que tinham domínio no assunto e os que não tinham a menor noção da existência disso. É bem diferente – a qualidade, facilidade, entendimento, compreensão e, claro, o resultado do trabalho.

Já fui ambos, mas, graças a Deus, tive bons professores e tutores, que me apontaram o caminho. Isso é muito raro. E sigo aprendendo, quando entro em um novo negócio, até mesmo dentro do mesmo setor. Afinal de contas, no foodservice, por exemplo, vender um hambúrguer elaborado, pronto e fresco, que vence de 15 a 20 minutos depois de pronto, é totalmente diferente de vender um suco natural congelado ou um creme de leite enlatado, com validade de 2 anos por embalagem.

Na minha trajetória, obtive os melhores resultados trabalhando junto de quem sabia que não sabia ou que sabia que sabia, mas não sabia tudo. Qualquer coisa diferente disso, está fadada ao insucesso.

João Aguirre é empreendedor e especialista em parcerias com conceitos e inovação orientada a vendas.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Varejo está entre os 12 setores sob risco global de perda de lucratividade

Próxima Postagem

Nike, Coca-Cola e Adidas são as marcas mais associadas às Olimpíadas pelos brasileiros

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Nike, Coca-Cola e Adidas são as marcas mais associadas às Olimpíadas pelos brasileiros

Nike, Coca-Cola e Adidas são as marcas mais associadas às Olimpíadas pelos brasileiros

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.