Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

5 regras de ouro para ser bem sucedido nas redes sociais

Redação de Redação
23 de julho de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Malls, Varejo digital
Tempo de leitura: 4 minutos

Por Janice Mendes*

Nos dias atuais já está bem claro que, querendo ou não, a sua marca muito possivelmente estará presente nas redes sociais. Não tem muito tempo que iniciamos no segmento brasileiro de shopping centers a discussão sobre ser ou não ser digital. Lembro que estava eu sentada na plateia do 11º Congresso Internacional da Abrasce – Associação Brasileira de Shopping Centers, no ano de 2010, assistindo ao painel dirigido por Luiz Alberto Marinho – sócio diretor da GS&BW, junto com o irreverente Marcelo Tas. A discussão naquele momento trazia à tona a questão do estar ou não estar nas redes sociais. De lá para cá, o assunto evoluiu muito. Os malls brasileiros fincaram suas bandeiras no território do “social networks”. Podemos ver os perfis dos empreendimentos, em diferentes redes, pipocando posts e as famosas hashtags nas redes sociais.


Leia também:

– Semana de Decisão LATAM Retail Show: mais negócios, menos investimento

– LATAM Retail Show recebe palestra de fundador da Polishop 


Já avançamos no entendimento da importância de estarmos presentes de forma ativa nas redes sociais, embora ainda haja um caminho longo para ser percorrido no sentido de relevância. É recorrente encontrar empreendimentos que só fazem a reprodução da comunicação de massa, produzida para mídia impressa e TV, em seus perfis. Sem falar que ainda existe um abismo grande entre o mundo “ON” e o “OFF”, quando na verdade estamos em um único universo e o correto seria a união destes universos.

Fato é que as redes sociais chegaram para ficar, trazendo infinitas possibilidades de dialogar com públicos clusterizados e, se comparadas com os meios tradicionais de comunicação, com possibilidades superiores de mensuração e obtenção de resultados efetivos . Porém, para conseguir surfar esta onda e obter resultados relevantes, não dá mais para fazer comunicação como antigamente.

Para simplificar o assunto, separamos abaixo 5 regras de ouro para um shopping center se destacar nas redes sociais, garantir resultados e principalmente conquistar fãs além do universo online.

1. Não esqueça dos objetivos e estratégias de marketing

Precisamos sempre lembrar que redes sociais são só a ponta do iceberg! É o território tático e como qualquer ação tática é necessário que esteja alicerçada pelos objetivos de marketing definidos anteriormente e convergindo para o atendimento das estratégias.

Percebemos, com a prática, que durante planejamentos digitais para shoppings, localizados em diversas praças, não é rara a necessidade de voltarmos um passo para a definição de objetivos e estratégias de marketing antes de seguir com o planejamento digital.

Portanto, também cabe, para a atuação nas redes sociais, a famosa frase: “Se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve”.

2. Escolha a ferramenta que melhor conversa com seu público

 
Esta regra propõe um exercício de reflexão sobre qual rede social (Facebook, Instagram, Snapchat etc.) em que a sua marca deverá estar ativa. Ao fazer este exercício, você certamente vai encontrar muitas possibilidades disponíveis. Para fins de marcar território, é valido criar o perfil nas maiores e principais redes sociais existentes. Porém, certamente existem canais que serão menos ou mais aderentes ao seu negócio e convergentes às suas estratégias. Por isso, invista tempo nas que apresentarem melhor conexão com o público almejado.

3. Produza conteúdo relevante

Começando pelo começo: é óbvio e muito importante, antes de mais nada, conhecer seu público! Perguntas como “Para quem se destina o conteúdo?” e “Quem deverá ser envolvido?” devem, a todo momento, povoar a mente do responsável pela produção de conteúdo. A próxima missão é aplicar, em cada ferramenta escolhida, o conteúdo e linguagem apropriada. Cada rede social tem um formato de conteúdo que engaja mais e por isso posts únicos e exclusivos em plataformas diferentes garantem que a mensagem será entregue da melhor maneira para o seu fã. Por isso, o famoso copiar e colar em diferentes lugares pode não ser uma ideia tão boa assim.

Seja qual for a rede escolhida, é imprescindível que o conteúdo seja genuíno, envolvente e atraente. Sem esquecer que rede social nada mais é do que pessoas conversando com pessoas, pessoas conversando com marcas, marcas conversando com pessoas e marcas incentivando pessoas a conversarem entre si. Tudo que estiver longe deste conceito estará distante linguagem apropriada para redes sociais.

4. Medir resultados

Recorrendo ao famoso guru de administração Peter Drucker, aplicamos a sua famosa frase na 4ª regra de ouro: “o que não é medido não pode ser gerenciado”. Existem várias ferramentas para auxiliar na mensuração de resultados no mundo do “social networks” que possibilitam saber exatamente qual o perfil do público que estamos impactando, qual a sua localização, qual ponto de partida do acesso, comparação da sua interação com a de seus concorrentes e, entre outras informações, é possível até mesmo ter um termômetro do sentimento da interação entre fãs e marcas. São ferramentas, muitas vezes, gratuitas que permitem avaliar os indicadores de performance, para o monitoramento de alcance dos objetivos estabelecidos.

5. Oportunidades de proporcionar experiências e conquistar novos fãs

Vamos combinar que não deve existir uma barreira separando o momento “ON” e o “OFF” dos consumidores, certo? Então levar o que é sucesso na redes sociais para o Mall e no caminho contrário, trazer o que é sucesso no Mall para as redes sociais, é a forma perfeita para liquidar o abismo entre os dois mundos, proporcionando interação e engajamento com o seu consumidor.

É importante reconhecer que estamos, sim, caminhando, mas o consumidor segue avançando com velocidade bem acima da nossa. Enquanto estivermos apostando todas as nossas moedas na velha comunicação, estaremos jogando uma boa quantidade delas na lata de lixo! #PenseNisso

*Janice Mendes (janice@gsbw.com.br) é gerente de Projetos da GS&BW.

Postagem anterior

Abilio Diniz é confirmado para o LATAM Retail Show

Próxima Postagem

PORTAL REVISTA EXAME: "Os 12 movimentos estratégicos do franchising no Brasil"

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem

PORTAL REVISTA EXAME: "Os 12 movimentos estratégicos do franchising no Brasil"

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.