Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

Do retail is detail ao retail as a service

Momentum 1.125

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
23 de junho de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
Do retail is detail ao retail as a service
[the_ad id="169690"]

Vivemos um turbilhão de mudanças estruturais, econômicas, políticas, tecnológicas e sociais, em velocidade exponenciada pela Inteligência Artificial.

[the_ad id="138406"]

É difícil imaginar que, em algum outro momento, tenha havido tantas mudanças tão rápidas. É fácil perceber que esse é o novo normal,que poderá ser ainda mais dinâmico. Tudo é mutável e mutante, e não existe o “pare o mundo que eu quero descer”.

Em algum momento, o varejo foi sintetizado como retail is detail e era caracterizado pela multiplicidade de processos que se repetiam. E o sucesso no negócio vinha do foco na essência da operação e da excelência na execução.

[the_ad id="99067"]

As transformações no ambiente e as mutações estruturais, com implicações nas mudanças de hábitos, preferências e atitudes impostos por esse novo normal, fazem emergir o RaaS (retail as a service), combinando vendas de produtos integrados com serviços, soluções, valor e experiência. Tudo junto e, eventualmente, combinado.

No Walmart, a parcela de serviços tem crescido de forma relevante, incluindo oi membership, o Connect (negócio de retail media), serviços financeiros, próprios e com parcerias, e, mais recentemente, logística para terceiros.

A AWS, conjunto de negócios orientados para serviços da Amazon, é significativamente mais rentável do que as operações de varejo, tanto digitais quanto físicas. Sobre uma receita total da Amazon de US$ 143,3 bilhões, a AWS responde por aproximadamente 17,5%, porém representa perto de 60% do lucro operacional total.

Banking as a service pelo varejo

As combinações de serviços financeiros com diferentes categorias de produtos, que se expandem nos diferentes canais, são parte desse novo normal.

Por aqui, o Carrefour tem 55% do seu lucro vindo das atividades financeiras, por meio do Banco Carrefour. É varejo operando lojas em diferentes formatos, categorias e canais, que também oferece serviços financeiros, ou um banco, que também opera o varejo?

A mesma questão vale para o Magalu, apenas destacando que suas operações financeiras, integradas na Luizacred, são desenvolvidas em sociedade com Itaú.

As operações da frente Mercado Pago já representam perto de 40% do negócio no Mercado Livre.

Na Renner, a Realize, seu braço financeiro, teve resultado de R$ 190 milhões no primeiro trimestre de 2025, o que representou 32,6% do total dos negócios da corporação.

Midway é um banco que opera as lojas Riachuelo, Carter, Casa Riachuelo e a recente Fanlab, de forma integrada com a indústria Guararapes, ou o grupo Guararapes-Riachuelo também oferece serviços financeiros por meio do seu braço Midway?

A comoditização dos negócios puramente de varejo, com comparação direta dos preços de produtos e marcas, gerando o protagonismo do valor, contribui para o processo de crescente incorporação de serviços, experiência e customização, a fim de   reduzir a pressão sobre a rentabilidade.

E quando fornecedores e marcas incorporam serviços

No futuro, não muito distante, a Unilever continuará sendo uma indústria de marcas de consumo que tem um braço de varejo? Ou será que negócios como Omo, que já conta com 3.500 lojas no Brasil, de serviços de lavanderia com sabão em pó Omo, estarão integradas à fabricação dos produtos?

E na Nestlé, quanto tempo levará para que as lojas Ninho, Kopenhagen, Kit Kat e muitas outras com marcas proprietárias, superem o faturamento e os resultados do negócio industrial?

E, no caso da Sherwin-Williams, com suas 4.500 lojas nos Estados Unidos vendendo serviços diversos, incluindo pintura, esses serviços estão integrados com a venda pura de tintas?

Nos alimentos, o futuro as a service já chegou

Nos Estados Unidos, 59% do total das despesas com consumo de alimentos já acontece pelo foodservice, conceito amplo que define alimentos preparados fora do lar, que é operado por redes de fast-food, restaurantes, hotéis, supermercados, supercenters, bares, delivery, conveniência, catering e outras muitas opções.

Mas a dimensão da mudança nos alimentos é clara e irreversível. A compra de alimentos para preparo em casa deixou de ser o negócio predominante.

Essa evolução acontece em todo o mundo e também no Brasil com o setor de foodservice crescendo em importância, porém com peculiaridades próprias envolvendo o menor protagonismo dos setores de supermercados, hipers e conveniência no conjunto dos negócios.

As a service representa o desafio e a oportunidade do futuro

Varejo e comércio são serviços na sua essência. Mas a diferença é que a compra direta de produtos, em especial em algumas categorias, perde relevância ao longo do tempo e emerge, como oportunidade ou ameaça, o repensar dos negócios pela incorporação de serviços integrados, próprios ou em parcerias.

Poderão ser as corporações financeiras investindo no varejo que avançarão para novos negócios; ou os fornecedores e produtores de marcas e produtos operando diretamente com o consumidor; ou mesmo corporações nascidas no varejo, como Walmart, Amazon, Carrefour, Renner, Riachuelo e muitas outras, expandindo seu horizonte e integrando serviços, em particular financeiros, em sua atuação.

Vale a reflexão.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Envato

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Franquia de bolos com 600 lojas no Brasil inicia internacionalização com loja em Portugal

Próxima Postagem

Sephora revela tendências de beleza que vão do simples ao extravagante

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
É tudo ou nada: Sephora revela tendências que equilibram simplicidade e ousadia

Sephora revela tendências de beleza que vão do simples ao extravagante

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.