Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O foodservice cresce e aparece e as transformações estruturais no mercado de alimentação – Parte 1

Momentum 965 – parte 1

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
23 de maio de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Perspectivas do foodservice brasileiro subirão ao palco da NRA Show 2023

O maior e mais importante encontro global do setor de foodservice no maior mercado mundial, os Estados Unidos, acontece em Chicago até a próxima terça-feira, 24, e deve receber perto de 45 mil participantes de toda cadeia de valor desse setor, com mais de 1.500 expositores celebrando a retomada física do evento que não ocorreu em 2020 e 2021.

O Brasil estará presente com delegações que reúnem perto de 600 executivos, entre expositores e profissionais ligados ao setor e com uma apresentação focada na realidade atual e futura desse segmento no País.

Importante destacar que no setor de alimentação em todo o mundo o negócio de foodservice, alimentos preparados fora do lar para consumo, é a vertente que mais cresce, redesenhando o mercado de alimentos e criando novos canais, formatos, conceitos e modelos de negócios. Tudo isso é matéria-prima dos debates, discussões, estudos, pesquisas e da maior exposição durante o evento.

O impacto é marcante em Chicago, que tem esse como um dos maiores eventos dos que acontecem na cidade.

Os novos hábitos e as expectativas dos consumidores, que foram reconfigurados durante a pandemia, alterando ou acelerando as tendências anteriores e as novas transformações estruturais do setor de alimentação, são os temas predominantes nessa indústria que mostra surpreendente e renovado vigor após ter sido uma das mais afetadas durante a pandemia.

Nos Estados Unidos, as novas demandas, focadas em alimentos mais saudáveis e naturais com maior conveniência, facilidade e experiência, conflitam com situações críticas no cenário atual, que envolve a falta de mão de obra, inflação elevada e dificuldades de abastecimento. Isso torna o cenário muito mais desafiador para fornecedores, prestadores de serviços e operadores em busca de soluções estruturais, estratégicas e táticas para os negócios dentro dessa nova realidade.

A elevada inflação média de 8,5% nos Estados Unidos tem alcançado patamares entre 18% e 21% no setor de proteína animal, base dos custos do setor de foodservice. Esse cenário gera uma inusitada situação para o segmento, que tem de absorver esse custo e repassá-lo a um consumidor cada vez mais orientado, consciente sobre valor dos produtos adquiridos e, pressionado pela inflação, se torna ainda mais preocupado com o tema.

O elevado nível de emprego, que gera um dos mais baixos índices históricos de desemprego nos Estados Unidos, gerou uma falta estrutural de mão de obra que afeta em especial os setores de varejo e hospitalidade, que incluem o foodervice.

A situação está num ponto onde o início do trabalho de um novo funcionário gera um bônus de adesão. As indicações de potenciais funcionários também são premiadas com bônus para quem faz a indicação.

E hotéis e restaurantes alertam seus clientes que seus padrões habituais de serviços estão comprometidos pela falta de mão de obra. Jogo aberto e inevitável.

O elemento desafiador final envolve as dificuldades de abastecimento de produtos, consequência do cenário global de escassez e stress logístico causados pela retomada global e os problemas gerados a partir da invasão da Ucrânia pela Rússia.

Em outra vertente, é clara a evolução estrutural de mudança de hábitos que faz crescer a tendência de maior participação no setor de alimentos preparados fora do lar, combinado com fatores que envolvem menos tempo dedicado, praticidade, aumento da oferta de alternativas mais competitivas e os novos paradigmas incorporados do home office e home schooling com o avanço do delivery entregando rapidez e funcionalidade.

Mas é importante lembrar que, ao mesmo tempo, existe profunda mudança estrutural no que diz respeito ao que se come, com aumento da oferta e da demanda das proteínas plant based, mais orgânicas e naturais, que criaram novas referências, especialmente para os consumidores mais jovens e conectados com os temas ligados à sustentabilidade.

Essa combinação de fatores compõe o cenário em que a retomada é muito valorizada, porém, os desafios do curto prazo impõem cautela, repensar de modelos e mudanças estruturais para atender um consumidor ávido por retomar antigos hábitos. Ao mesmo tempo, eles estão mais conscientes e cautelosos sobre o que compram, onde compram e o quanto pagam, criando desafios e oportunidades que fazem com que todo o setor de foodservice viva essa combinação única de momento mágico e desafiador ao mesmo tempo.

Nota. No artigo da próxima semana vamos tratar dos impactos e perspectivas no Brasil das transformações estruturais do setor de foodservice.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.

Imagem: Maurício Hitai

Postagem anterior

Pão de Açúcar inaugura loja com conceito G7 em Fortaleza

Próxima Postagem

Eshopper abre inscrições para prêmio de melhores e-commerces do País

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
ranking e-commerce

Eshopper abre inscrições para prêmio de melhores e-commerces do País

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.