Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Tendências de futuro ou necessidades do presente?

Caio Camargo de Caio Camargo
23 de março de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Startup
Tempo de leitura: 3 minutos

Futuro. Quantas vezes em sua carreira você foi em algum evento que prometia uma visão de futuro? Quantos artigos até hoje leu sobre tendências de mercado, vislumbrando anos à frente de sua realidade?

O ser humano sempre teve interesse no futuro. A curiosidade e a ansiedade com que tratamos o tema, sempre buscando antever o que virá pela frente, são muito utilizadas como estratégia de marketing para gerar maior atratividade. A justificativa, de fato justa, é pensar em estratégias de médio-longo prazo, para evitarmos surpresas. Ou seja, o termo futuro, quando bem empregado, vende muito bem.

Mas o que queremos com o futuro? Dentro do universo do varejo e das marcas que operam nesse mercado, algumas questões que são apontadas como futuro deixam de acontecer. Não pela falta de conhecimento do tema, mas pela total falta de aplicação de soluções e ferramentas que hoje não somente poderiam estar mais baratas, mas, principalmente, mais adaptadas à realidade do varejista brasileiro.

E por que isso ocorre? Muito por conta do mindset do próprio varejista, que tende a permanecer na zona de conforto de sua expertise, acumulado durante anos de experiência atrás do balcão, do que apostar em qualquer questão que fuja de seu controle e conhecimento.

Se essa é uma teoria que por muitos anos tem funcionado no varejo, tende a funcionar cada vez menos, como já vem acontecendo. O papel da inovação nas empresas vem se transformando com uma velocidade jamais vista, criando demanda e dando origem à uma série de startups e negócios que hoje chamamos de disruptivos.

Não acredito em uma melhor definição sobre o que é o disruptivo, senão a melhor solução para resolver a distância entre o que consumidor de fato almeja e o que as empresas hoje oferecem em seu mercado.

Uma das principais questões de uma solução disruptiva está em conseguir resolver algum problema que já era existente no mercado através de uma nova abordagem, muitas vezes inovadora, e que só se tornou possível com os avanços de tecnologia disponíveis no momento atual, porém, em alguns casos, podem ser até soluções simples, mas que, vistas de outros ângulos, permitem novos usos.

Mais do que pedir um taxi pelo celular, saber o valor que se paga em uma corrida do Uber ou de algum dos outros sistemas que apareceram depois é um dos maiores benefícios do aplicativo, ofertando preços diferenciados daqueles cobrados pelos taxis tradicionais, facilitando a livre escolha do cliente.

Mais do que a questão do streaming, ou da assinatura extremamente simples, não precisar mais ajustar sua rotina diária para assistir um filme ou sua série favorita foram as grandes revoluções que empresas como Netflix, Amazon, e até mesmo o YouTube trouxeram ao nosso cotidiano.

Praticamente a grande maioria das tendências de futuro que provavelmente irão aparecer em breve tendem a ser a resolução de algum problema ou a otimização de algum processo que hoje já existe ou já esteja em uso. Na maioria das vezes, inovação significa mais uma evolução do que uma invenção, ou seja, algo que de fato ainda não tenha existido.

Sendo assim, a inovação que as empresas hoje buscam, não se trata de somente observar tendências do futuro, mas de resolver necessidades do presente.

Seja para resolver um problema existente em seu negócio através de uma nova solução, manter-se alinhado com as transformações de mercado, ou ainda criar e implantar a cultura de inovação em sua empresa, a GS&UP, potencializadora comercial de startups do Grupo GS& Gouvêa de Souza, tem selecionado as melhores empresas e soluções oferecidas pelas retailtechs (startups com soluções para o varejo e consumo), através de uma criteriosa curadoria, visando fácil implantação e a construção de resultados consistentes.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Rede de culinária asiática Jin Jin lança Festival do Poke

Próxima Postagem

L’OR realiza parceria com o restaurante CHEZ Oscar e inaugura primeira cafeteria da marca no Brasil

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é especialista em inovação no varejo, com mais de 26 anos de experiência. Atua como conselheiro voluntário da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Business Advisor, é palestrante e autor do bestseller "Arroz, Feijão & Varejo".

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
L’OR realiza parceria com o restaurante CHEZ Oscar e inaugura primeira cafeteria da marca no Brasil

L’OR realiza parceria com o restaurante CHEZ Oscar e inaugura primeira cafeteria da marca no Brasil

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.