Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Franqueados fortes, franqueadora forte

Caroline Bittencourt de Caroline Bittencourt
23 de fevereiro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
Franqueados fortes, franqueadora forte

Desde que o capitalismo se tornou a ordem dominante, o mundo tem, dia após dia, evoluído seus conceitos econômicos (e das empresas), para cada vez mais direcionar os negócios para a geração de lucro e eficiência operacional.

No franchising isso não é diferente. Desvendar os caminhos que levam à lucratividade das unidades franqueadas é uma jornada transformadora, em que inovação e estratégia se juntam para chegar no melhor desempenho possível dos franqueados da rede.

Na Convenção de 2024 da International Franchising Association (IFA), vimos os termos “rentabilidade do franqueado”, “rápido retorno do investimento” e “unit level economics” (finanças do negócio no nível da unidade) e muitos outros que focam no desempenho financeiro das unidades como principais objetivos da franqueadora, ressoarem como mantras. Não que isso tenha sido uma novidade o evento, mas, dessa vez, alguns franqueadores começaram a botar em cheque o modelo vigente de franquias para fazer isso acontecer.

Algumas das estratégias passam por oferecer “profit coaches” (coaches para lucratividade), produtos white label ou de marca própria, diversificação de modelos de negócios para simplificar operações e, até mesmo, ser flexível quanto ao modelo de negócios, padrões de operação e produtos para acelerar a expansão.

No franchising, alcançar a lucratividade máxima é um objetivo compartilhado tanto pelos franqueadores quanto pelos franqueados. Entender a dinâmica desse ecossistema é essencial para operar e obter sucesso no modelo. Nesse sentido, vimos a introdução do papel dos “profit coaches“, ou treinadores de lucratividade, como uma estratégia diferente. Eles fazem o balanço entre crescer e se estruturar enquanto o negócio cresce. Eles atuam como guias, ajudando os franqueados a identificar oportunidades de melhoria e implementar estratégias para otimizar resultados. E por que dá certo? Porque eles são grandes conhecedores de como o sistema funciona e, claro, entendem muito bem de finanças, pois obrigatoriamente ou já foram franqueados ou operaram uma unidade da marca no passado, ou ainda estão envolvidos em uma operação atualmente. A franqueadora oferece uma compensação para os “coaches” que varia em relação ao nível de apoio que a pessoa oferece aos franqueados e à quantidade de franqueados que apoia enquanto “profit coach“.

Outra opção que pode ser adotada no varejo em geral são os produtos de marca própria. Isso especificamente em uma rede de franquias é uma tática inteligente. A marca própria não só potencializa as margens de lucro, mas também cria uma identidade de marca única que pode se destacar no mercado. Imagine oferecer algo que nenhum concorrente tem; isso não só atrai clientes, mas também gera lealdade à marca, uma vantagem competitiva que não pode ser subestimada.

No franchising, quando falamos de expansão é importante oferecer opções de modelos de negócios para diferentes capacidades de investidores. Explorar modelos de negócios adjacentes oferece uma oportunidade para diversificar as fontes de receita. Seja expandindo para novos mercados, seja adicionando serviços complementares ou inovando nos canais de venda, cada passo adicional fortalece a marca e sua presença no mercado. Essa estratégia não só abre novos horizontes, mas também torna o negócio cada vez mais complexo de ser copiado. Um exemplo é um pet shop que cria uma franquia móvel para novos investidores que podem oferecer banho e tosa em condomínios, parques e prédios.

Outro ponto importante e do lado da eficiência para reduzir custos, a tecnologia desempenha um papel crucial na otimização das operações. A implementação de soluções em tecnologia simplifica processos, melhora a eficiência e, por fim, impacta positivamente a última linha do negócio. E aqui não estamos falando de grandes inovações, mas de decisões inteligentes para diminuir custos e otimizar processos.

Flexibilidade e franchising nunca foram conceitos que se aproximaram muito. Mas podem passar a ser forçados a coexistir em um mundo em que inflação, complexidade de supply chain e escassez de recursos e mão de obra passam a existir em quase todos os países. Da mesma forma, adaptar-se às preferências locais — sem perder a essência da marca — é um equilíbrio delicado, mas que, quando alcançado, pode significativamente aumentar a relevância e a atração do negócio no mercado local. O quanto uma franquia pode flexibilizar seus padrões para entrada em um novo mercado? Garantir aberturas mais rápidas e com menores custos, produtos regionalizados para agradar o consumidor local e uma gestão da rede mais descentralizada pode ser o caminho.

E aqui, para não deixar de falar de algo muito importante, porém nada novo, investir no desenvolvimento e treinamento contínuo é fundamental. Equipar os franqueados e suas equipes com o conhecimento necessário é um investimento no futuro do negócio.

Esses são alguns dos caminhos que vi em minha participação na Convenção da IFA de 2024, que terminou nesta semana, quando se fala em lucratividade máxima compartilhada entre franqueadores e franqueados. Ambos devem trabalhar juntos e munidos das estratégias certas para desafiar os limites do que é possível fazer em um mundo em que o ambiente de negócios está cada vez mais complexo. Afinal, não existe franqueadora forte sem franqueados fortes.

Caroline Bittencourt é sócia-diretora de Relacionamento e Experiência do Grupo Bittencourt.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Minha Quitandinha prevê inauguração de 225 unidades e projeta internacionalização da marca

Próxima Postagem

Livraria Leitura chega ao Mato Grosso e prepara mais 4 inaugurações neste ano

Caroline Bittencourt

Caroline Bittencourt

Diretora de relacionamento e experiência do Grupo Bittencourt, Caroline tem mais de 15 anos de atuação em marketing, pesquisa e conteúdo. É especiasta em criação de conteúdo - inbound marketing, papers, artigos e relações com a imprensa -, análise de dados estratégicos, avaliação e construção de cenários macro e microeconômicos, análise de tendências e comportamento de consumo. Atua, ainda, em pesquisa de mercado, preparação, aplicação e análise de resultados.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Livraria Leitura chega ao Mato Grosso e prepara mais 4 inaugurações neste nao

Livraria Leitura chega ao Mato Grosso e prepara mais 4 inaugurações neste ano

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.