Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

O que o varejo físico enxerga no e-commerce? Será a grama do vizinho?

Redação de Redação
22 de novembro de 2016
no Destaque do dia, Varejo digital
Tempo de leitura: 3 minutos

Hoje pela manhã acordei, fui na sacada e olhei para o jardim, o gramado estava com muitas falhas na grama, cheio de plantas daninhas, alguns insetos, e para minha tristeza olho um pouco mais longe e enxergo o gramado do vizinho: uniforme, sem insetos, com pássaros… Volto e olho para o meu novamente e fico pensativo.

Me pego rindo sozinho e fico pensando, por que esta visão? Num piscar de olhos, tenho a resposta, simples, fácil e direta: distância. Passadas algumas horas, fiquei com aquilo martelando em minha cabeça.

Me dou conta que o mercado físico olha para o e-commerce como eu olhei para a grama do vizinho. É a mesma coisa: olham de longe e acham que é um paraíso.

Para começar, as empresas de e-commerce estão em vários estágios. As entrantes no mercado, por exemplo, são empresas que vão tomar porrada porque têm muito mais coisas para aprender, porém, depois de certo tempo e depois de crescerem um pouco, todos os e-commerces têm situações e necessidades bem similares.

Se você tem uma loja física, não se sinta ameaçado pelo e-commerce: a grama do vizinho não é mais verde, é você que está olhando de longe. Vá visitar seu vizinho e conhecer a grama dele.

Para exemplificar vou comentar algumas situações em que o comércio eletrônico precisa lidar diariamente e que, uma loja física, pode ter, mas em menor complexidade.

  • Mês passado migramos nosso servidor onde estava hospedada nossa loja virtual, foi tudo tranquilo. Para quem é do mercado físico, é como se fosse mudar de prédio, mantendo-nos no mesmo endereço. Foi tudo bem, até os clientes começarem a relatar não conseguirem acessar o site, em certas regiões de São Paulo (a partir de uma operadora específica de internet). Sim, é um problema que não se resolve ligando para o 0800. Ou você sabe de rota, roteador, IP, tracert, lookup, ou nunca vai achar o problema. Uma rua trancada, que passa em frente a sua loja, é fácil de visualizar e saber com quem se fala para resolver. Nesse caso um pequeno e-commerce fica refém de investimento e boa vontade de terceiros.
  • No e-commerce você precisa entender da legislação dos 27 estados, zona franca, PIN, SUFRAMA. Se vender para alguma empresa localizada na Suframa precisará de um PIN, cadastrar tudo num outro sistema, transportador, remetente, destinatário, etc, para estar ‘autorizado’ a enviar o produto.
  • No código de defesa do consumidor existe o Direito de Arrependimento dentro de 7 dias para vendas não presenciais, ou seja, se o cliente quiser devolver o produto, a empresa é quem arca com os fretes.
  • Para definir preço de venda você precisa levar em conta todas as variáveis de custo, que podem ocorrer ou não. Então definir o preço de venda de forma técnica é extremamente complexo, devido às variáveis envolvidas, como: frete, imposto do estado de destino, substituição tributária, fundo de combate à pobreza, etc, lembrando que tudo é do estado de destino, então, vá se contentando em olhar 27 leis de ICMS.
  • O cliente paga para que você entregue o pedido dele no endereço e os Correios simplesmente decidem que é para o cliente vir retirar na agência. O cliente não pode ou não quer ir retirar lá e o produto volta. Quem fica com o custo? A empresa.

Então quando se fala em comércio eletrônico, as empresas físicas precisam entender que é uma operação complexa, e não são todas as empresas que querem o fim das lojas físicas.

O varejo físico, porém, precisa aprender a usar o mercado digital para ampliar as vendas das lojas físicas, seja por meio de marketing, catálogo virtual, pós venda, contato com clientes, suporte, vendas de pacotes promocionais, etc. Se ficar esperando, o fim será sua culpa e não das lojas virtuais.

Hoje o e-commerce é responsável por, no máximo, 5% das vendas globais. O mercado físico ainda representa 95% do total de vendas, ou seja: sejam eficientes no mercado e olhem para a grama de vocês. Vá conhecer a grama do vizinho e tenho certeza que você verá que não é tão perfeita como quando se olha de longe.

Observação:

Acho que aqui vale uma ressalva importante, aos nossos legisladores, que precisam entender o e-commerce de forma mais global. Então tenham mais atenção e venham conhecer a grama do vizinho para entender melhor.

 

Fonte: ecommercebrasil

Postagem anterior

5 razões para ser descartado de cara em seleções de emprego

Próxima Postagem

Movimento do Black Friday deve ser 342% maior que em dias normais no e-commerce, afirma pesquisa

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Oi está próxima de receber chancela para desligar telefones fixos
Economia

Justiça decreta falência da Oi após quase 10 anos em recuperação judicial

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem

Movimento do Black Friday deve ser 342% maior que em dias normais no e-commerce, afirma pesquisa

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile