Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

4 frases sobre carreira que a geração Y precisa parar de dizer

Redação de Redação
22 de novembro de 2016
no Destaque do dia, Gestão & Talentos, Gestão de pessoas
Tempo de leitura: 3 minutos

Estereótipos e generalizações prestam um desserviço à relação entre a geração Y e seus chefes, colegas e subordinados. Ainda assim, dizem especialistas no assunto, muitos profissionais nascidos entre 1981 e 1994 de fato compartilham certos padrões típicos de comportamento —inclusive alguns bastante indesejáveis.

O principal deles é a impaciência. Da pressa para assumir um cargo de chefia à dificuldade para lidar com as frustrações no ambiente de trabalho, o jovem mostra que não gosta de esperar muito para obter o que deseja.

A ansiedade para vencer na carreira tem seu lado positivo, mas pode acarretar desmotivação e até atraso para o desenvolvimento profissional do grupo.

Certas crenças e atitudes atrapalham o sucesso da geração Y. Veja a seguir 4 delas, traduzidas em frases emblemáticas por especialistas no assunto:

1. “Ainda vão perceber o meu talento”
Misto de ingenuidade e arrogância, esta frase simboliza a necessidade do representante típico da geração Y de receber aplausos por competências que ele muitas vezes superestima em si mesmo, diz a coach Silvana Mello, da consultoria LHH|DBM.

Para o psicólogo Tomas Chamorro-Premuzic, professor na University College London (UCL), muitos jovens são ao mesmo tempo narcisistas e inseguros: precisam se admirar muito, mas também necessitam da aprovação constante dos outros para reforçar sua autoimagem positiva.

Reconhecer os próprios talentos é saudável e necessário, mas pode virar problema se o jovem assumir o papel de “gênio incompreendido” — e trocar a ação pela reclamação. É preciso se esforçar para ganhar visibilidade na empresa, diz Mello, e não simplesmente cruzar os braços, torcer o nariz e esperar até que alguém decida reconhecer o seu potencial.

2. “Tudo vai melhorar quando eu for chefe”
Outro mito que precisa ser esquecido é a ideia de que a felicidade no trabalho é diretamente proporcional à posição hierárquica — como se a vida se tornasse mais fácil quando se chega a postos de comando.

Além de criar uma satisfação crônica com a vida profissional, esse tipo de raciocínio impede que o jovem descubra prazer no aprendizado e valorize as experiências de cada etapa da carreira.

Convencido de que a cadeira do chefe é muito mais confortável do que a sua, você terá uma desagradável surpresa quando finalmente chegar a sua vez de ocupá-la. “A liderança é muito mais complexa do que se imagina”, afirma Eline Kullock, diretora da consultoria de recrutamento Stanton Chase. “Você será mais cobrado do que nunca, inclusive pelas entregas alheias, e assumirá a difícil tarefa de motivar outras pessoas”.

3. “Preciso crescer logo nesta empresa”
“Esta é uma geração que imagina que tudo é possível e anseia por um sucesso rápido”, diz Mello. “Há um choque de realidade quando o jovem percebe que a maioria das empresas ainda é muito tradicional em alguns aspectos e impõe processos lentos para a ascensão profissional”.

A pressa para subir de cargo está diretamente relacionada à autoconfiança excessiva e à ideia de que a vida do chefe é mais prazerosa. O resultado é sempre o mesmo, avalia a coach: desmotivação, infelicidade e baixo aprendizado. Ironicamente, esses efeitos acabam atrasando ainda mais a tão sonhada promoção.

O conselho da coach é compreender que o crescimento não se dá apenas pela ascensão hierárquica. “No começo de carreira, o aprendizado é muito mais importante do que os cargos em si”, diz ela. “Além disso, você também pode crescer de forma horizontal, e não só vertical, assumindo novas responsabilidades e liderando projetos para a sua área”.

4. “Se não estiver bom, mudo de emprego”
Nenhum trabalho é feliz o tempo todo: experiências agradáveis e estimulantes serão sempre intercaladas com momentos de estresse, desânimo e frustração. A dificuldade para aceitar isso é um problema típico da geração Y, na visão de Kullock, e cobrará seu preço mais cedo ou mais tarde.

“Se um profissional pede demissão sempre que está insatisfeito, revela uma grave vulnerabilidade à frustração”, diz a especialista. “É preciso desenvolver resiliência o quanto antes, ou você vai sofrer muito a cada vez que surgir uma contrariedade na sua vida, o que acontece com frequência”.

Mudar muito de emprego pode sabotar o futuro profissional do jovem. Uma recente pesquisa da revista Harvard Business Review identificou uma constante na carreira dos executivos que chegaram ao topo: tempo de casa.

Para conquistar o comando, o tempo médio de permanência na companhia foi de 15 a 23 anos, dependendo do gênero. Para José Augusto Figueiredo, presidente da consultoria LHH| DBM, é natural que as empresas prefiram líderes que transmitem estabilidade, uma imagem difícil de associar a quem troca o tempo todo de empregador.

Postagem anterior

Empresas mais bem sucedidas têm várias estratégias na manga

Próxima Postagem

5 razões para ser descartado de cara em seleções de emprego

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Oi está próxima de receber chancela para desligar telefones fixos
Economia

Justiça decreta falência da Oi após quase 10 anos em recuperação judicial

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem

5 razões para ser descartado de cara em seleções de emprego

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile