Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Quando tendências viram modelos, ou seja, o novo veio mesmo para ficar

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
22 de outubro de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Transformação digital: Quando tendências viram modelos, ou seja, o novo veio mesmo para ficar

Em 2021, uma nova era iniciou-se para as empresas, pois a inovação, impulsionada pela crise da pandemia, exigiu criatividade e ação sob pressão de praticamente todas elas.

E a pandemia também abalou muitos dos princípios fundamentais da transformação digital. Projetos que normalmente levariam anos para serem concluídos foram realizados em semanas. Modelos de negócio cujo sucesso dependia de presença física passaram a ser entregues digitalmente. Assim, nossas tradicionais suposições e crenças foram por água abaixo.

O resultado foi uma entrega acelerada de serviços e quebra de barreiras. A telemedicina global saltou da sua infância para o mainstream em semanas. As entregas digitais em supermercados e restaurantes passaram por evolução semelhante, em hipervelocidade.

Muito tem sido dito sobre o avanço do e-commerce, agora também presente no varejo alimentar e com resultados, em 2021, estimados em US$ 122,39 bilhões nos Estados Unidos. O potencial de expansão do setor é enorme, pois sequer representa 10% das vendas totais no ano. Tampouco atingiu penetração de dois dígitos em vendas online.

Embora estimativas indiquem que o varejo físico poderá representar 83% das vendas no varejo até 2025 (fonte: eMarketer), praticamente tudo sobre como as marcas serão criadas, comercializadas e vendidas será impulsionado por canais digitais. A intersecção entre o online e offline será o grande gerador de riqueza para as empresas.

Sem dúvida, o impacto mais significativo da covid-19 nos negócios foi o de ampliar as possibilidades da transformação digital. As que hoje são tendências da transformação digital, e que vieram para ficar, já fazem parte da realidade das organizações disruptivas. São transformações demandadas pelo cliente omnichannel; elas não voltarão a ser como antes da pandemia.

5 tendências viraram realidade e permanecerão no pós-pandemia

  1. Apenas um front-end digital é insuficiente
    A pandemia mostrou que inúmeras empresas careciam de uma experiência de consumidor verdadeiramente integrada. Isso ficou claro, principalmente, nos setores de varejo e de serviços financeiros e de saúde, nos quais as experiências pessoais eram muito mais comuns do que as digitais. Independentemente do setor, um front-end digital não pode mais mascarar a falta de investimentos em back-end.
  2. “Devagar e sempre” deixou de ser receita de sucesso
    Iniciativas de longo prazo, normalmente situadas dentro do orçamento, deram lugar a projetos de prazo mais curto (um ano ou menos), com retornos reais. Os projetos atuais com “luz verde” oferecem retorno de cinco a dez vezes sobre o investimento realizado. Incorporam métricas de nível de lucro e perda que aferem os resultados financeiros com foco na experiência do cliente omnichannel.
  3. A gestão de mudanças tornou-se um capítulo a mais na transformação e a automação deixou de ser opcional
    O gerenciamento de mudanças, os desafios de sistemas legados e o risco de transformação tornaram-se óbvios durante a pandemia. Deixaram também de ser desculpa para demandar tempo extra para vencer os desafios. Os esforços de transformação aceleram-se por meio da combinação equilibrada de tecnologia de automação, suporte de IA, processamento cognitivo e habilidades de alto valor com experiência de domínio e áreas específicas.
  4. Times híbridos de alto potencial são ágeis, reúnem competências em negócios e tecnologias e podem assumir diversos formatos para o sucesso
    São equipes que se renovam e se adaptam constantemente aos cenários de tecnologia cada vez mais ágeis. Para recrutar e treinar esses profissionais, as empresas precisam oferecer experiências significativas às equipes. A capacidade de cada organização de atrair e reter esse talento será fator-chave para alcançar o sucesso. Além disso, o uso intenso das tecnologias de telepresença (Zoom, Teams, Meet, etc.) marca apenas o começo do que é possível. Muitas organizações estão se dando conta de que um certo grau de trabalho remoto é melhor no longo prazo para a produtividade, sustentabilidade, e bem-estar dos funcionários.
  5. Grandes organizações podem aprender com empresas menores
    A pandemia gerou novas oportunidades para empresas pequenas, fragmentadas, ágeis e inovadoras e que podem girar rápido e transformar seu modelo de negócios da noite para o dia. As empresas pequenas de hoje são adaptáveis e estão redefinindo o padrão de velocidade e o impacto da mudança. A pandemia impôs às organizações, de todas as formas e tamanhos, a adaptação digital.

Andrea Rios é diretora da Orcas – Omnichannel Experience e professora convidada no MBA live da FGV.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Marca de moda Youcom acelera estratégia digital e lança aplicativo próprio

Próxima Postagem

Quer crescer e sustentar o negócio?

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Empresas captam R$ 541,9 bi no mercado de capitais este ano até setembro, diz Anbima

Quer crescer e sustentar o negócio?

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.