Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

Luiz Alberto Marinho de Luiz Alberto Marinho
22 de maio de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Business Team Socializing At After Works Drinks In Modern Office

Business Team Socializing At After Works Drinks In Modern Office

Os sinais estão por toda a parte, gritando para o mundo que os ambientes físicos voltaram com tudo. Apesar do hype digital, do deslumbramento meio assustado das pessoas com a tal Inteligência Artificial e do crescimento consistente dos negócios online, muitas marcas estão apostando suas fichas nos encontros presenciais, em lugares reais, nas conexões humanas.

Seria modismo ou tendência? A resposta, meus amigos, está vindo com o pêndulo.

Estamos (finalmente) nos dando conta de que o digital, que permitimos que invadisse nossas vidas, se adonou do nosso tempo. Outro dia mesmo me deixei hipnotizar por um jogo de mahjong no celular. Quando olhei o relógio, eram duas da manhã. Horas perdidas. Já aconteceu com você? Provável, sim.

O enorme burburinho causado pela série ‘Adolescência’, da Netflix (se você ainda não viu, supere as resistências e veja; é necessário), é reflexo de uma consciência que vai tomando corpo: o pêndulo oscilou demais para o lado do digital. Estamos perdendo o controle.

Estamos acompanhados, mas solitários. Assoberbados pelo excesso de tarefas e pela escassez de tempo. Amedrontados com as perspectivas sombrias do futuro, infectados pelas permacrises. À mercê dos salafrários digitais. Eu já não atendo o telefone quando o número é desconhecido, convencido de que um robô mal-intencionado quer roubar meus dados. Como se esses dados já não estivessem circulando por aí, descontroladamente.

Escravos do virtual, levamos telas para todo lugar, até para a cama. Meus voos não são mais aproveitados para botar a leitura em dia, porque agora ganhei acesso gratuito ao wi-fi do avião. Maldita conveniência. Saco o celular do bolso, sem refletir, a cada momento de microtédio: elevador no último andar, trânsito parado ou aquela parte chata da série de TV.

Diante desse evidente exagero, amplificado pelo pavor do incerto, nos voltamos para o passado em busca de conforto nostálgico. Lembramos de como era bom tomar café com os amigos, jogar conversa fora, assistir a um bom filme no cinema, cantar até perder a voz no show da banda favorita, e torcer pelo time no estádio, com outras 50 mil pessoas.

Mas, calma, não perca a esperança. Há luz no fim do túnel. E não se trata de um trem no sentido contrário. Nos Estados Unidos, a Barnes&Noble está abrindo livrarias. No Brasil, o Spotify promete investir em mais shows ao vivo, para reunir gente. No mundo todo, a Heineken tenta convencer as pessoas a trocarem horas no smartphone por tempo de qualidade com os amigos, nos bares. As baladas se transferiram para os cafés, a paquera para as corridas urbanas. A vida real e as conexões entre humanos, definitivamente, estão em alta.

Isso significa a derrocada do digital? De jeito nenhum. A gente não quer, nem precisa, renunciar às coisas boas (e algumas ruins também) que a tecnologia proporciona. O pêndulo oscila forte na direção do físico, mas vai voltar. Afinal, esta é a natureza do pêndulo, buscar uma posição de equilíbrio. Deveria também ser a nossa – na vida e nos negócios.

A ideia é explorar o melhor dos dois mundos. Porque já não resta dúvida: o físico e digital são dois lados da mesma moeda.

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Envato

 

 

Postagem anterior

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

Próxima Postagem

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile