Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

Luiz Alberto Marinho de Luiz Alberto Marinho
22 de maio de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Business Team Socializing At After Works Drinks In Modern Office

Business Team Socializing At After Works Drinks In Modern Office

Os sinais estão por toda a parte, gritando para o mundo que os ambientes físicos voltaram com tudo. Apesar do hype digital, do deslumbramento meio assustado das pessoas com a tal Inteligência Artificial e do crescimento consistente dos negócios online, muitas marcas estão apostando suas fichas nos encontros presenciais, em lugares reais, nas conexões humanas.

Seria modismo ou tendência? A resposta, meus amigos, está vindo com o pêndulo.

Estamos (finalmente) nos dando conta de que o digital, que permitimos que invadisse nossas vidas, se adonou do nosso tempo. Outro dia mesmo me deixei hipnotizar por um jogo de mahjong no celular. Quando olhei o relógio, eram duas da manhã. Horas perdidas. Já aconteceu com você? Provável, sim.

O enorme burburinho causado pela série ‘Adolescência’, da Netflix (se você ainda não viu, supere as resistências e veja; é necessário), é reflexo de uma consciência que vai tomando corpo: o pêndulo oscilou demais para o lado do digital. Estamos perdendo o controle.

Estamos acompanhados, mas solitários. Assoberbados pelo excesso de tarefas e pela escassez de tempo. Amedrontados com as perspectivas sombrias do futuro, infectados pelas permacrises. À mercê dos salafrários digitais. Eu já não atendo o telefone quando o número é desconhecido, convencido de que um robô mal-intencionado quer roubar meus dados. Como se esses dados já não estivessem circulando por aí, descontroladamente.

Escravos do virtual, levamos telas para todo lugar, até para a cama. Meus voos não são mais aproveitados para botar a leitura em dia, porque agora ganhei acesso gratuito ao wi-fi do avião. Maldita conveniência. Saco o celular do bolso, sem refletir, a cada momento de microtédio: elevador no último andar, trânsito parado ou aquela parte chata da série de TV.

Diante desse evidente exagero, amplificado pelo pavor do incerto, nos voltamos para o passado em busca de conforto nostálgico. Lembramos de como era bom tomar café com os amigos, jogar conversa fora, assistir a um bom filme no cinema, cantar até perder a voz no show da banda favorita, e torcer pelo time no estádio, com outras 50 mil pessoas.

Mas, calma, não perca a esperança. Há luz no fim do túnel. E não se trata de um trem no sentido contrário. Nos Estados Unidos, a Barnes&Noble está abrindo livrarias. No Brasil, o Spotify promete investir em mais shows ao vivo, para reunir gente. No mundo todo, a Heineken tenta convencer as pessoas a trocarem horas no smartphone por tempo de qualidade com os amigos, nos bares. As baladas se transferiram para os cafés, a paquera para as corridas urbanas. A vida real e as conexões entre humanos, definitivamente, estão em alta.

Isso significa a derrocada do digital? De jeito nenhum. A gente não quer, nem precisa, renunciar às coisas boas (e algumas ruins também) que a tecnologia proporciona. O pêndulo oscila forte na direção do físico, mas vai voltar. Afinal, esta é a natureza do pêndulo, buscar uma posição de equilíbrio. Deveria também ser a nossa – na vida e nos negócios.

A ideia é explorar o melhor dos dois mundos. Porque já não resta dúvida: o físico e digital são dois lados da mesma moeda.

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Envato

 

 

Postagem anterior

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

Próxima Postagem

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.