Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Passado e presente comprometendo o futuro com a não taxação das plataformas de vendas internacionais

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
22 de maio de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Passado e presente comprometendo o futuro com a não taxação das plataformas de vendas internacionais

O governo e o Congresso insistem em se omitir ao não taxarem as plataformas internacionais que vendem diretamente ao consumidor final no Brasil produtos de até US$ 50 criando uma distorção competitiva inaceitável e trazendo consequências na redução de emprego e renda no Brasil.

Ao optar pela omissão, transferem empregos e renda para outros países, pois o comércio e o varejo são obrigados a pagar as taxas de importação e demais impostos para oferecer os mesmos produtos, enquanto essas plataformas podem vender diretamente ao consumidor final com isenção. A diferença no preço final dependendo do produto é próxima de 60%.

E ainda expõem o consumidor brasileiro, pois não estão sujeitos aos padrões de conformidade exigidos pelos institutos e entidades controladores de qualidade como é exigido pela nossa legislação comercial.

De forma míope, optam por criar um quadro desigual que afeta empregos e renda numa situação de competição inaceitável, ao criar uma condição artificial, que compromete o futuro e o longo prazo do País pelo benefício político de curto prazo.

Melhor e mais justo seria suspender a taxação de impostos no comércio para todos os produtos até a mesma faixa de preço.

Esse movimento, que começou orientado para produtos de moda, calçados, cuidados pessoais e similares, avançou para inúmeras outras categorias envolvendo ótica, decoração, artigos para o lar, material de construção, equipamentos eletrônicos e se espalha para outros setores.

Essa miopia estimula a ampliação da oferta de novos entrantes que se aproveitam do benefício, ao mesmo tempo que empresas brasileiras mudam suas operações para outros países, levando lojas, centros de distribuição, emprego e renda, para também se beneficiar dessa situação.

E a situação é ainda mais despropositada, pois o atual governo, no seu círculo mais central, estimulado pelas redes sociais, conta com a conivência dos partidos ligados ao governo anterior nessa inequidade competitiva. Passado e presente comprometendo o futuro.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Americanas aprova aumento de capital de até R$ 40,7 bilhões

Próxima Postagem

Samsung demite executivo de semicondutores após resultados ruins contra rivais

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Samsung demite executivo de semicondutores após resultados ruins contra rivais

Samsung demite executivo de semicondutores após resultados ruins contra rivais

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile