Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Sinal vermelho até para estoicos

Redação de Redação
22 de abril de 2015
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Marcos Gouvêa de Souza*

A combinação perigosa de renda familiar com menor expansão, emprego em queda, crédito caro e inadimplência com tendência de crescimento e, principalmente o menor índice de confiança dos últimos 10 anos, e que continua a piorar, criou um cenário onde a luz vermelha está acesa até o para os mais estoicos empresários e dirigentes de negócios no país.

Saímos de uma situação de luz verde no final do ano passado, evoluímos para a luz amarela logo após as eleições e chegamos à luz vermelha no período de apenas quatro meses numa escalada que, era sabido, deveríamos passar para promover um realinhamento geral na área econômica, sabidamente fora dos eixos. A diferença fundamental está no fato de que um cenário seria passarmos por esse inevitável período com a esperança de transformações relevantes e inevitáveis no plano politico, econômico, social e financeiro. Outra coisa, absolutamente diferente, é passarmos por esse calvário, com a expectativa de mais do mesmo.

E é essa expectativa que domina o cenário e que faz com que os índices de confiança dos consumidores e empresários de todos os segmentos econômicos estejam em patamar tão baixo o que realimenta todo o processo, pois baixa confiança empresarial é sinônimo de menor investimento com contração de emprego e para o consumidor significa menor propensão a consumir com adiamento de compras. Ambos serão responsáveis diretos pelo agravamento do quadro macro econômico e a perspectiva de que antes de melhorar ainda vai piorar.

Até mesmo para estoicos de plantão o quadro geral inspira crescente preocupação.

O estoicismo é uma escola de filosofia helenística fundada em Atenas por Zenão de Cítio no início do século III a.C. e propõe que se viva de acordo com a lei racional da natureza e aconselha a indiferença em relação a tudo que é externo ao ser. O homem sábio deveria obedecer à lei natural, reconhecendo-se como um elemento na grande ordem e propósito do universo, devendo, assim, manter a serenidade em relação às tragédias e as coisas boas.

Manter investimentos, gerar empregos e olhar o futuro está cada vez mais difícil no cenário de negócios e o sentimento dominante é de cautela, preocupação e foco no dia a dia, busca de maior eficiência e produtividade dos recursos existentes e adiamento de projetos.

No varejo significa, figurativamente, mais barriga no balcão e menos olhos no futuro.

O dramático da situação atual é o sentimento de que talvez esse período de profundo e sabidamente inevitável ajuste econômico não tenha o efeito depurativo que deveria ter, precipitando revisão de estruturas, políticas e práticas e que estejamos passando novamente por um momento onde a maior parte da conta é passada para o setor privado sem que o Estado, genericamente, faça sua parte e corrija os erros estruturais que gerou.

No universo das idealizações, toda crise tem a virtude de precipitar mudanças radicais e estruturais e, no caso brasileiro atual, isso deveria significar o enxugamento da máquina pública, a revisão dos sistemas tributário e trabalhista, a re-orientação do foco da política externa e a revisão da estrutura burocrática existente, elementos que comprometem a eficiência e produtividade do País, tornando-o menos competitivo no mercado global.

O que temos visto e ouvido são muitos discursos e propostas convergentes com essas idéias mas, no real, assistimos à continuidade das práticas e estruturas existentes e uma crescente dificuldade de avanço travada no sentimento coletivo de que não existe determinação férrea, genuína e inspiradora, para promover as mudanças que precisam ser feitas.

E para agravar ainda mais o cenário econômico, comprometendo esforços de revisão nesse sentido, o País acompanha atônito o desenrolar do enredo pontuado de corrupção, ausência de ética e desvio de recursos públicos que têm sido mostrados diariamente.

Nesse mar de incertezas e preocupações, como bem pontuou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em recente manifestação, o que pode haver de auspicioso, buscando encontrar um fio de esperança, é o que temos visto na Justiça, na mídia e nas ruas.

Será uma questão de tempo. Com maior ou menor sacrifício. Com mais ou menos dor. Mas o País irá purgar os desvios recentes e reencontrar seu caminho desde que, e somente se, os que têm a responsabilidade de liderar não se omitam e assumam uma postura mais inquisitiva e decidida de trabalhar pelas mudanças que precisamos. Deixou de ser uma questão de opção. Não há estoicismo que resista ao quadro atual.

*Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza

Postagem anterior

Panorama do mercado de Food Service no Brasil

Próxima Postagem

Velhos problemas, novas soluções

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

Velhos problemas, novas soluções

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.