Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Varejo resiliente

Jean Rebetez de Jean Rebetez
22 de março de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Varejo resiliente

Como se aproximadamente dois anos de covid-19 não tivessem sido suficientes para obrigar o consumo e o varejo a se transformarem, agora soma-se a isso uma guerra, inicialmente distante, porém com efeitos diretos na nossa economia real – e por que não em nós mesmos, que vemos diariamente pessoas sofrendo perdas incomensuráveis, ao vivo e online como nunca antes transmitido e vivenciado?

É preciso ser resiliente em todas as nossas capacidades, nos negócios mais que nunca.

O cenário que o varejo e consumo enfrentam é singular. Taxa Selic abaixo apenas da taxa da Rússia (em guerra), desemprego que persiste em se manter na casa dos 12 milhões de pessoas à mercê da própria sorte, inflação na ordem de 12% corroendo todos e todas, promovendo ainda mais desigualdade, ou seja, o consumo como impulsor do crescimento resiste a tudo isso como pode.

Esse é o pano de fundo de um país em que um ícone democrático como o carro popular (Gol 1.0 0 km custando R$ 70 mil) tornou-se item de luxo e tudo o que gira em torno dele também (combustível, seguro, estacionamento, manutenção, impostos, multas decorrentes). Empobrecemos e não há dúvida disso.

Nas organizações, o que estamos vendo é um sentimento de crise constante impulsionando ações que ganham cada vez mais espaço na priorização dos tomadores de decisão. São aquelas voltados a:

Revisão da atuação comercial

Entre elas, o DTC (Direct to Consumer) por parte das indústrias com ferramentas de apoio permanente de mensuração dos resultados (OKR’s e KPI’s), revisão da atuação regional e canais.

Transformação digital (TD)

Uma forte aceleração na digitalização dos negócios visando produtividade e eficiência, com ênfase especial na distribuição, aproximando como nunca fornecedores e consumidores, diminuindo a distância entre as pontas, desta maneira preservando margens para quem produz e proporcionando maior capacidade de compra para quem consome.

Em transformação digital, chama muito a atenção iniciativas que impactam a produtividade e a eficiência, tais como: hiperautomação e RPA’s (Robotic Process Automatization), Digital Twins, Inteligência Artificial e Machine Learning, Analytics e Big Data.

Plataformas digitais de aproximação

No que envolve aproximação entre fornecedores e consumidores, além do DTC já mencionado acima, vimos o uso das plataformas digitais suportando essa aproximação entre as pontas.

Uma dessas plataformas mais interessantes e recentemente surgida na China é a Community Buy Group (CBG), onde distribuidores realizam venda nos volumes e preços de atacado para um determinado líder de comunidade que repassa para um determinado grupo o fracionamento desta compra a preços competitivos e gerando ganhos para todos nessa cadeia.

Varejo resiliente

Incorporação de serviços no varejo

Outra iniciativa que consegue avançar além da relação compra e venda é a oferta de serviços no varejo. Entregar soluções completas incorporando serviços à oferta de produtos que venham ao encontro da demanda emergente de omniconsumidores faz com que o varejo se diferencie e ao mesmo tempo aumenta sua receita e margem. Tudo o que esse omniconsumidor não tem à sua disposição é tempo; os produtos já se tornaram commodities.

Planejamento compartilhado ou JBP

Cada vez mais próximos, varejo e indústria estão se apoiando na evolução do planejamento compartilhado ou JBP (Joint Business Plan). Por meio do planejamento conjunto e compartilhado, visando interesses comuns e “sell out”, ambos os lados se apoiam e investem em estratégias de obter maior proximidade e aumento de vendas junto ao mercado.

No quadro abaixo apresentamos como indústria e varejo se organizam com o objetivo comum de ganho de mercado e aumento de receita.

Varejo resiliente

Diversas são as alternativas para enfrentar os desafios que se apresentam diante de nós e dos nossos negócios. Neste momento com muitas possibilidades e diversas ameaças, o olhar externo, sem viés, agnóstico e imparcial pode fazer toda diferença para se alcançar o maior potencial de resultado, enfrentando e afrontando (por que não?) a não linearidade, incompreensão e ansiedade.

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Varejistas revisam valores e adotam agenda ESG para atender exigências do consumidor

Próxima Postagem

Pedro Ivo, da Dito: “O varejo precisa começar a pensar como mídia”

Jean Rebetez

Jean Rebetez

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Pedro Ivo, da Dito: "O varejo precisa começar a pensar como mídia"

Pedro Ivo, da Dito: "O varejo precisa começar a pensar como mídia"

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.