Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Varejistas globais retomam planos para expansão no Brasil

Marcos Hirai de Marcos Hirai
22 de março de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Pontos comerciais
Tempo de leitura: 2 minutos

Passamos os últimos 3 anos no limbo dos varejistas globais, mas, recentemente, temos visto notícias promissoras e tudo indica que receberemos, nos próximos anos, uma nova leva de marcas internacionais ingressando no Brasil.

Esta semana, a BK Brasil, que já opera o Burger King por aqui, anunciou a entrada da “Popeyes Louisiana Kitchen”, rede americana de frango frito, concorrente direto do KFC, que possui mais de 2.600 restaurantes em 40 estados americanos e também está presente em mais de 26 países. A previsão é de que mais de 300 restaurantes da Popeyes sejam abertos no país nos próximos 10 anos.

A rede francesa Kiabi, pertencente à família Mulliez – que também é dona das redes Leroy Merlin, de materiais para construção e Decathlon, de artigos esportivos – vai iniciar sua operação no Brasil em agosto. É a segunda maior rede de vestuário da França e líder no segmento de jeans de baixo custo. A primeira loja, de 1,5 mil metros quadrados, será aberta no Shopping Ibirapuera, em São Paulo. Em cinco anos, o objetivo é chegar a 40 unidades, com atuação em vários Estados. O mesmo grupo trouxe no final do ano passado mais duas marcas da França: a Zodio, rede de lojas de decoração e itens para casa, e a Obramax, rede de atacado da construção.

A rede chinesa Miniso é uma marca de design japonês que oferece produtos de qualidade a preços acessíveis. Ela possui 2.000 lojas no mundo. Oferece desde peças de design e utilidades de cozinha até itens de papelaria e fofas bugigangas. Planeja abrir 100 lojas por aqui entre unidades próprias e franquias nos próximos 2 anos.

Importante dizer que existe também um movimento inverso em curso. As gigantes Walmart, Forever 21 e C&A buscam sócios investidores para se manterem no Brasil. A Starbucks, recentemente, conseguiu vender sua operação para um máster franqueado, assim como a FNAC. Mas é inegável que o nosso mercado interno doméstico ainda é o grande atrativo para as redes de fora. As oportunidades são inúmeras. Para conhecimento, o varejo internacional responde pela participação de 23,8% do nosso varejo, valor baixo em comparação aos 40,6% da Europa, por exemplo.

Vale sempre lembrar que o Brasil não é exatamente o paraíso para os varejistas internacionais. Os problemas são velhos conhecidos: alta carga tributária, deficiências com logística interna e externa e encargos trabalhistas são algumas das principais queixas, o famoso “custo Brasil”. São problemas estruturais e históricos que impedem um crescimento maior da economia como um todo. E, lembrando, nosso cenário ainda é considerado instável, com eleições presidenciais totalmente indefinidas, gerando uma grande dose de cautela para investimentos em geral.

De fato, a quantidade de visitas de executivos de varejo internacional ao Brasil tem se intensificado nos últimos 6 meses, sinal de que o crescimento recente do consumo tem chamado a atenção lá fora. Nos próximos 2 anos, com a melhora dos indicadores econômicos, algumas dezenas desembarcarão por aqui, muitas vezes ainda estão pesquisando e especulando, outras buscando máster franqueados e investidores, mas, com a movimentação vista, o Brasil voltou a ser uma opção para a expansão de varejistas e franqueadores de fora.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Shoppings investem em atividades para crianças e ações sociais para a Páscoa

Próxima Postagem

Empresa de tecnologia e logística Mandaê é considerada uma das 50 startups mais inovadoras da América Latina

Marcos Hirai

Marcos Hirai

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em varejo autônomo que parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Empresa de tecnologia e logística Mandaê é considerada uma das 50 startups mais inovadoras da América Latina

Empresa de tecnologia e logística Mandaê é considerada uma das 50 startups mais inovadoras da América Latina

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile