Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

(CustomPDX)ᴵᴬ = Extrato da síntese para o varejo da NRF 2024

Momentum nº 1.051

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
22 de janeiro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
(CustomPDX) IA = Extrato da síntese para o varejo da NRF 2024

“Foram 40 mil participantes, sendo 2.500 brasileiros, e um período pleno de eventos paralelos que marcaram o 113º NRF Retail’s Big Show em Nova York na semana passada.

Com mais de 1.000 expositores na feira e perto de 450 palestrantes em 170 sessões de conteúdo, fora as visitas e outros eventos promovidos por marcas patrocinadoras, o mundo do varejo fez ampla reflexão sobre seu momento e perspectivas. Num cenário em que o protagonismo do que acontece no setor deve agora considerar o mercado norte-americano, ainda o maior varejo do mundo, mas também e de forma crescente o que acontece na China, Índia, Coréia do Sul e Indonésia, novos polos globais de expansão, além da própria Europa.

O repensar dos pontos de conexão e as alternativas para envolver um consumidor cada vez mais maduro, racional e informado talvez seja a essência do que foi mais marcante e despertou o maior interesse no processo de transformação estrutural e estratégica do setor. E sem esquecer os temas ligados à sustentabilidade de forma ampla.”

A solução da equação (CustomPDX) elevado à potencia IA talvez seja a possível consolidação de tudo que foi visto, ouvido e compartilhado nesses dias. Vamos tentar explicar.

No passado, os três pontos mais importantes para dar certo no varejo eram “Location, Location, Location”. Ou seja: no comércio e no varejo, quase tudo tinha a ver com a localização da loja.

Multiplicaram-se os formatos de lojas (hipermercados, supercenters, atacarejos, conveniência, category killers, clubes de atacado, etc.) e depois os canais de vendas, com a televisão, o telefone, o porta a porta, mais recentemente o e-commerce e agora o social commerce, combinando comércio e venda com redes sociais, em que a China é o benchmarking global.

Nesse ambiente expandido, cresceram de forma dramática a concorrência e a competitividade.

Ao mesmo tempo, a tecnologia e o digital tornaram-se ferramentas na racionalização de processos, melhoria de eficiência e redução de custos, ao mesmo tempo que abriam novas oportunidades para melhorar a experiência e a conveniência e equacionar as questões que envolviam um comportamento cada vez mais orientado para valor pelo consumidor.

O antigo PDV – Ponto de Venda, a loja, incorporou novos papéis, seja pelo lado da oferta e busca de diferenciação, seja por necessidade para atender novas demandas.

O PDV – Ponto de Venda físico transformou-se em OmniPDX, onde o X representava serviços, soluções, experiências, informação, relacionamento e mídia. E até vendas.

E se reconfigurou para ser ponto físico ou virtual para tudo isso, daí porque o OmniPDX.

Mas a evolução do processo ficou mais marcante no momento atual pela crescente incorporação da tecnologia, do digital e mais a Inteligência Artificial, que permitiu um avanço significativo pelas possibilidades de entregar soluções e experiências individualizadas e customizadas às necessidades expressas ou apenas intuídas de cada consumidor.

Esses consumidores tiveram importante evolução na sua curva de maturidade, pois foram requalificados pelas possibilidades geradas no ambiente do e-commerce e do social commerce, individualizando o relacionamento e onde a fronteira do futuro está muito mais na Ásia do que nos Estados Unidos.

Enquanto na China e na Coreia a participação dos canais digitais nas vendas totais do varejo está em torno de 30%, nos Estados Unidos está próximo da metade disso, e no Brasil, em cerca de um terço desse percentual.

O antigo ponto físico evoluiu para omnicanais e incorporou muito mais opções para atender um consumidor mais maduro pela multiplicação de alternativas para ser atendido.

O elemento mais recente dessa evolução é a IA – Inteligência Artificial, tema presente em praticamente todas as palestras feitas em NY. E que representa tudo que se abre de perspectiva para individualizar, antecipar, customizar e tornar mais imersiva e completa a experiência combinada com a oferta de produtos e serviços.
Tudo isso integrado de forma abrangente para atender esse consumidor em permanente e acelerado processo de evolução.

O “extrato da síntese” que representa o que aconteceu nessa 113ª edição da NRF tem que considerar o mundo de alternativas que se multiplica com a perspectiva de customizar (Custom) soluções nos mais diversos canais e momentos de relacionamento, integrando todas as categorias de produtos com serviços e mais experiências, informação, relacionamento, educação, orientação, razão e mídia nos possíveis pontos de conexão, potencializados pela ampliação das oportunidades geradas pela Inteligência Artificial.

Tão simples e desafiador assim.

Decifra-me ou te devoro.

Notas

  1. No artigo anterior havíamos estimado, e publicado, que 3.500 brasileiros estariam participando do evento, com base na perspectiva, confirmada, de audiência total de 40 mil pessoas. Esse número foi depois corrigido para o divulgado oficialmente de 2.500 brasileiros participantes (o texto original foi atualizado).
  2. No dia 31 de Janeiro, das 8h30 às 18h, no Teatro Bradesco em São Paulo, acontecerá o Retail Trends – Pós-NRF 2024, com uma visão ampliada do que mais relevante foi apresentado, discutido e aprendido durante esse período do evento com a visão de seus impactos no Brasil e no mundo. Haverá também o acesso virtual. Programa, informações e inscrições neste link.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Mercado&Consumo

Postagem anterior

Autenticidade, qualidade e transformação da loja física fazem a diferença no varejo atual

Próxima Postagem

Brasil, Coreia do Sul e Oriente Médio vão liderar mercado de luxo nos próximos anos

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Brasil, Coreia do Sul e Oriente Médio vão liderar mercado de luxo nos próximos anos

Brasil, Coreia do Sul e Oriente Médio vão liderar mercado de luxo nos próximos anos

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.