Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Plataformas de streaming: como será o futuro da comunicação?

Renata von Anckën​ de Renata von Anckën​
21 de dezembro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Plataformas de streaming: como será o futuro da comunicação?

Antigamente, se uma pessoa queria ver um jogo de futebol ou um seriado, por exemplo, era preciso estar em casa, ligar a televisão e esperar a programação da emissora. Houve um tempo em que as famílias se reuniam e assistiam a mesma coisa ao mesmo tempo, mas isso ficou no passado. Não que as pessoas não tenham mais o costume de assistir filmes e programas juntas, mas não é mais a única opção. As plataformas de streaming estão trazendo cada vez mais liberdade e independência na escolha do conteúdo a ser consumido.

Para início de conversa, o streaming é uma tecnologia que disponibiliza transmissões de conteúdos em diversos formatos de mídia sem a necessidade de download. A cultura dos streamings não é novidade. Desde que a Netflix se consolidou no Brasil, o comportamento dos consumidores começou a mudar. Atualmente, o crescimento de diversas plataformas como Prime Video, Disney+, HBO Max, entre outras, mostra que o consumo do audiovisual foi, de fato, transformado. A programação televisiva é algo tradicional e não deve acabar, mas é visível que está perdendo uma grande parte da sua audiência.

O sucesso de plataformas como a Netflix já é antigo, mas acontecimentos recentes provaram o crescimento dos streamings e como isso afeta a comunicação tradicional. A Copa do Mundo de 2022 foi a primeira em que a transmissão não foi exclusiva do Grupo Globo. Após essa decisão, a Fifa autorizou a negociação dos direitos de exibição com outras plataformas interessadas. Uma delas foi a LiveMode que, por sua vez, fechou uma parceria com o streamer Casimiro e fez história ao transmitir as partidas do mundial.

Cazé, como é conhecido, virou o principal concorrente da Globo com as suas lives no Twitch e Youtube. Para ter uma noção, o streamer acumulou mais de 210 milhões de visualizações durante as transmissões dos jogos. O estilo de comunicação de Cazé é muito diferente do modelo das emissoras de massa. O influenciador traz um lado humorístico e descontraído às suas transmissões, o que vem conquistando o público mais jovem. Por isso, a Copa do Mundo foi um marco transformador na indústria do futebol e nas transmissões em geral.

O número de visualizações alcançado nas lives dos últimos tempos mostra que o streaming não é apenas uma tendência, mas sim uma realidade. Os consumidores do mundo moderno podem assistir o que quiserem, quando quiserem e por meio da narrativa que quiserem. Não estão mais presos às grandes emissoras – e isso é chamado de democratização das transmissões. O conceito é usado para ilustrar o movimento da perda do monopólio das televisões, que estão compartilhando as transmissões com as mais diferentes plataformas digitais.

É difícil prever o futuro da televisão e das comunicações tradicionais, mas uma coisa é certa: é preciso se adaptar. Um exemplo disso é a Globo, que passou por um período de queda de audiência, e também está apostando na cultura dos streamings com o Globoplay, que já atingiu a marca de 20 milhões de usuários. O rápido crescimento dos streamings mostra que, como em qualquer negócio, é preciso acompanhar a digitalização do mercado para se manter bem posicionado na concorrência.

Renata von Anckën​ é VP de Marketing & Sales​ da Truppe!
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

A importância das fashion techs para o varejo da moda

Próxima Postagem

Natal deve impulsionar venda de alimentos e bebidas em plataformas digitais

Renata von Anckën​

Renata von Anckën​

Renata von Anckën​ é VP de Marketing & Sales​ da Truppe!, empresa especializada na alocação de profissionais e apoio estratégico da área de tecnologia. Tem mais de 20 anos de experiência em tecnologia da informação, dos quais 15 atuando com Gestão de serviços TI, Gestão de projetos e Gestão de vendas. Desenvolveu a carreira principalmente no setor de Consultoria de TI.​

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Natal

Natal deve impulsionar venda de alimentos e bebidas em plataformas digitais

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.