Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A importância das fashion techs para o varejo da moda

Caio Camargo de Caio Camargo
21 de dezembro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
A importância das fashion techs para o varejo da moda

Nos últimos anos, passamos por um grande processo de digitalização dentro das empresas, movimento que foi fortemente acelerado por conta da pandemia de covid-19. Esse momento histórico nos surpreendeu e mudou do dia para a noite os hábitos de trabalho e consumo dos brasileiros. A digitalização precoce evidenciou a importância da tecnologia em áreas como customer service e user experience, e nos mostrou como podemos alavancar negócios com o apoio da tecnologia. Mas será que podemos ir além?

A resposta é simples: claro que sim!

Um dos mercados que está sendo mais impactado positivamente por esse movimento é o varejo da moda, segmento que carrega o estigma de ser uma das indústrias mais poluentes do mundo, mas que vem se reinventando com o avanço das fashion techs, modelo de negócios focado em inovações tecnológicas e sustentáveis no ramo da moda.

O termo que une as palavras fashion (moda) e technology (tecnologia) se refere a startups ou a empresas especializadas em escalar soluções digitais e otimizar processos do setor da moda, utilizando Inteligência Artificial e muitos dados.

Fashion techs e ESG

De acordo com relatório da ONU, a indústria têxtil é responsável por 20% do total de desperdício de água, globalmente falando, além de gerar 8% dos gases do efeito estufa por meio da fabricação de roupas e calçados. Já imaginou se, com leitura de dados e análise de perfis de vendas, as empresas pudessem reduzir os desperdícios e focar somente em uma produção assertiva e mais sustentável? É aí que entra a importância das fashion techs no ESG do mercado da moda, que conseguem prever desde a taxa de aderência do público em coleções até a escolha de tecidos ecologicamente corretos.

Big Data

A coleta e a análise de dados da base de clientes de uma empresa, por meio de redes sociais e ferramentas de busca, podem ajudar a entender as dores e os interesses dos consumidores. Adicionalmente, com o suporte de uma fashion tech, podemos antecipar tendências e planejar estratégias que conversem com seu público-alvo.

Estes são apenas alguns exemplos do movimento que está acontecendo. Uma fashion tech é a combinação certeira entre moda e tecnologia com o objetivo de criar e inovar, olhando sempre para o futuro e colocando o consumidor e o meio ambiente no centro do negócio ao buscar uma constante evolução do segmento.

Caio Camargo é diretor comercial da Linx.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Minha Quitandinha registra crescimento de 300% em 2022

Próxima Postagem

Plataformas de streaming: como será o futuro da comunicação?

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é especialista em inovação no varejo, com mais de 26 anos de experiência. Atua como conselheiro voluntário da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Business Advisor, é palestrante e autor do bestseller "Arroz, Feijão & Varejo".

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Plataformas de streaming: como será o futuro da comunicação?

Plataformas de streaming: como será o futuro da comunicação?

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.