Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A importância da resiliência no varejo

Caio Camargo de Caio Camargo
21 de outubro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Varejistas que apostam em comércio unificado veem receita crescer seis vezes mais

Quando eu iniciei minha carreira, ainda no século passado, um dos mais importantes aprendizados era a importância da expertise do varejista em seu negócio. As grandes empresas eram ancoradas, em sua maioria, por membros da família, patriarcas ou matriarcas, com sucesso criado através do jeito único desses empreendedores em desenvolver produtos ou prestar serviços aos seus consumidores. Suas ideias passavam pelas gerações, que continuavam tocando as empresas neste mesmo formato.

De fato, a expertise do varejista era mais do que uma base. Era a pedra fundamental da maioria das empresas de sucesso. Porém, se durante muito tempo a expertise sólida como uma rocha ajudou essas empresas a se erguerem, ao mesmo tempo, a tornou reféns de seu próprio método, de seu próprio sucesso.

Durante anos, sempre foi discutida a necessidade de mudar e buscar fazer diferente. E aqueles que insistiam nos velhos caminhos ou na velha maneira de conduzir os negócios iriam ver seus resultados serem cada vez menores e seu público migrar para outros negócios. Sim, é preciso mudar, porém, também é preciso ter resiliência nos negócios.

A resiliência é aquela capacidade de um indivíduo lidar com problemas, se adaptar às mudanças que surgem no caminho e superar os obstáculos. Algo muito comum no mundo dos negócios. Quando falamos em mudanças, em “fazer diferente”, é preciso entender, de fato, quais serão os movimentos.

Vamos voltar um pouco no tempo. Na ascensão inicial do e-commerce, no início dos anos 2000, muita gente falou que as lojas de rua iriam morrer. Mas elas continuam firmes e fortes até hoje. Na era inicial das redes sociais, considerando principalmente a explosão do Facebook, o digital se tornou “mandatório”, essencial para os negócios, mas não é o único caminho possível.

Com a chegada da pandemia da covid-19, realmente tivemos uma aceleração digital. Muitos que não apostavam nesse modelo de negócios antes, tiveram dificuldades para entrar e criar resultado em meio à um cenário emergencial. Em sua maioria encontraram caminhos, saídas para entrar nessa nova era e ampliar seus negócios.

O importante é sempre entender, de forma resiliente e dentro da sua própria realidade, quais são os melhores caminhos a serem tomados. E assim seguir evoluindo em seu negócio.

Caio Camargo é diretor comercial da Linx.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Qualitá e Gerando Falcões se unem para criar novo produto social

Próxima Postagem

Como tornar a incerteza uma estratégia para o seu negócio

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é especialista em inovação no varejo, com mais de 26 anos de experiência. Atua como conselheiro voluntário da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Business Advisor, é palestrante e autor do bestseller "Arroz, Feijão & Varejo".

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Como tornar a incerteza uma estratégia para o seu negócio

Como tornar a incerteza uma estratégia para o seu negócio

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.