Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

VUCA elevado a 5G

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
21 de setembro de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

O conceito do mundo VUCA, traduzido do inglês como Volátil, Ambíguo, Incerto e Complexo foi incorporado ao mundo corporativo só mais recentemente, mas foi lançado na década de 90. O quadro atual, precipitado e acelerado pela pandemia a partir da Covid-19, talvez justificasse elevar a percepção da realidade VUCA à potência 5G.

Foi essa uma das perspectivas discutida durante o Global Retail Show 2020 realizado na última semana.

O evento mostrou em 173 horas de conteúdo e com o apoio decisivo de 326 palestrantes e debatedores de 15 países e mais duas pesquisas exclusivas, uma realizada em 17 países com 5.023 participantes e outra com líderes do negócio de varejo e consumo no Brasil, o cenário em transformação e, muito mais importante, caminhos para empresas e negócios se reposicionarem em relação à nova realidade.

No exterior e no Brasil dirigentes, executivos, profissionais, professores e consultores que atuam em todo o ecossistema que envolve o consumo e o varejo e que inclui diferentes categorias, formatos, canais, negócios, marcas e serviços, envolvendo lojas, e-commerce, venda direta, centros comercias planejados ou naturais, foodservice, serviços financeiros, meios de pagamentos reunidos em 19 trilhas de conhecimento debateram a realidade e as alternativas para a empresas, as marcas, os negócios e também sobre sua própria atuação como líderes num cenário nessa transformação exponenciada 5G.

Vimos as mudanças que estavam em curso na geopolítica global e que foram potencializadas pela pandemia, as tendências que foram aceleradas no período, as transformações digitais e seus impactos na economia, no

mercado, nas empresas e, principalmente com os omniconsumidores-cidadãos do mundo todo.

Tudo isso numa semana e no tempo equivalente ao programa de um curso pós-graduação Latu Sensu.

Nesta semana muito conteúdo foi trazido para repensar negócios, atividades, vocações, opções e, de forma paralela, sobre nossa própria vida, atitudes e comportamentos.

Ao final teríamos muito a comemorar pela contribuição gerada, não fosse a realidade de perto de 136 mil mortes no Brasil e 13.700 desempregados, 14,3% população do país.

Mas o evento trouxe algumas mensagens sutis, porém muito importantes, que merecem ser destacadas.

Houve um mínimo de governos, por aqui com exceção do Banco Central no seu papel regulador ante a grande transformação em curso envolvendo meios de pagamentos.

Outro destaque importante foi a união de lideranças, concorrentes, entidades, associações, universidades, empresas, negócios, ONGs e muito mais, buscando diversidade, pluralidade, visão ampla sem restrições juntos discutindo e aprendendo sobre o que pode ser melhor para todos.

Se é verdade que o Brasil sai mais dividido, endividado, criticado, desigual e vulnerável, apesar de ser a potência que todos sabemos ser, ficou claro que cidadãos e líderes, saem mais conscientes, informados, sensibilizados e solidários de todo esse processo.

Não faz sentido que líderes, o setor privado e a sociedade saiam engrandecidos desse processo e o país saia menor. E isso só ocorre porque o país, ao invés de se unir, se desuniu nesse episódio.

E acreditamos que, discutido tudo que foi discutido e aprendido nesse processo é preciso repensar caminhos para não continuarmos a fazer a mesma coisa esperando resultados diferentes.

Talvez seja preciso repensar a representação dos setores privados, assumindo novas responsabilidades para além dos três poderes institucionais e do 4º poder da imprensa, é importante organizar e estruturar o setor privado para atuar como poder moderador nos grandes temas estratégicos.

Neste cenário VUCA exponenciado pelo 5G, ao final do Global Retail Show 2020, saímos com o sentimento de que demos um passo importante graças à generosidade, amizade, sensibilidade e solidariedade – palavras que adquiriram outra dimensão  nesta pandemia – de amigos, parceiros, patrocinadores, nosso time, e dos líderes que inspiram líderes que deram uma amostra eloquente de como devemos nos unir, e não dividir, para enfrentar os desafios.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Desemprego na pandemia atinge maior patamar da série na 4ª semana de agosto

Próxima Postagem

Rent the Runway reformula plano de assinatura durante a pandemia

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Rent the Runway reformula plano de assinatura durante a pandemia

Rent the Runway reformula plano de assinatura durante a pandemia

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.