Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

A ascensão das franquias de serviços, saúde, beleza e bem-estar

Marcos Hirai de Marcos Hirai
21 de junho de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Pontos comerciais
Tempo de leitura: 2 minutos
[the_ad id="169690"]

Nesta semana que antecede a ABF Franchising EXPO – feira realizada pela Associação Brasileira de Franchising, que chega a sua 27ª edição e contará com mais de 400 marcas expositoras, sendo destas, 124 marcas estreantes (31% do total) – uma característica chama a atenção: a maior parte dos expositores apresentam negócios que contam com pontos de venda não tradicionais – ou seja, que não ficam estabelecidos em lojas de rua ou de shoppings. São negócios baseados em delivery, home based, televendas ou venda direta. Não precisam de ponto comercial. E quando necessitam, existe uma profusão de negócios que se encaixam no formato de quiosques. Este sim, é um território promissor, pois muitas marcas preferem reduzir o mix de produtos e lançar franquias com investimento baixo.

[the_ad id="138406"]

Muitas das marcas sofreram com a crise nos últimos anos e tiveram que fechar algumas lojas. Uma das soluções foi criar modelos enxutos de franquias, que pedem um investimento menor do franqueado. Franquias abaixo de R$ 180 mil são muito mais fáceis de comercializar. Empresas deste modelo ocuparão grande parte dos estandes da EXPO.

Dentro desta realidade, existe uma parcela de franquias que vão de vento em popa. São as de serviços, saúde, beleza e bem estar. São negócios que, em sua maioria, não necessitam de estoques e de comercialização de produtos.

[the_ad id="99067"]

De acordo com dados da ABF, estes segmentos cresceram 12,7% em 2017, apresentando o maior crescimento entre as categorias de franchising, na comparação com o ano anterior.

A principal vantagem destas franquias é serem investimentos muito mais baratos e acessíveis do que os modelos tradicionais, além de terem custos operacionais reduzidos e estruturas mais enxutas.

As franquias de serviços oferecem desde serviços domésticos, construção civil, contabilidade até comunicação por redes sociais, pets, assistência técnica, treinamento e consultorias, educação, entre outras.

Nas áreas de saúde, beleza e bem-estar, destacam-se as clínicas populares e odontológicas, estética, cuidados para terceira idade, as franquias de sobrancelhas, cuidadores de idosos, clínicas de saúde em geral, spas, centros de depilação e salões de beleza, além de serviços delivery de beleza, como manicure e massagem.

Este momento das franquias vem bem ao encontro de um outro movimento em curso dentro dos shopping centers. Nos próximos anos, com a profusão do e-commerce e das novas tecnologias, as pessoas já estão comprando menos nos centros comerciais. Mas a enorme gama de franquias que está surgindo em serviços, logo, logo, ocupará parte significativa do mix dos shoppings. Seguindo a tendência do “terceiro lugar”, uma expressão que se traduz como um outro lugar para as pessoas passarem cada vez mais seu tempo além da sua residência e de onde trabalha; os shopping centers dedicarão muito mais seus espaços para negócios ligados a conveniências, serviços, saúde, beleza e bem estar, além de gastronomia e entretenimento. Ótimo para o consumidor, que continuará tendo diversos motivos para continuar visitando o seu shopping center.

*Imagem reprodução

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Marcas da P&G inauguram lavanderias em São Paulo

Próxima Postagem

Marcas lançam franquias no modelo Do It Yourself

Marcos Hirai

Marcos Hirai

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em varejo autônomo que parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Marcas lançam franquias no modelo Do It Yourself

Marcas lançam franquias no modelo Do It Yourself

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.