Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Abaixo os tapumes. Oportunidades que surgem nas vacâncias dos shoppings

Redação de Redação
21 de junho de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Malls, Pontos comerciais, Shopping centers
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Marcos Hirai*

A vacância nos shoppings, sobretudo naqueles abertos nos últimos três anos ainda está muito alta. Estimam-se que existam 12 mil lojas vagas nos 546 shoppings brasileiros. Para que este cenário seja amenizado, muitos deles estão repensando seus espaços vagos. Afinal, não existem perspectivas imediatas de que os varejistas tradicionais ocupem estes espaços tão cedo. Então, é hora de pensar em novas ancoragens.


Leia também:
>> LATAM Retail Show 2016 – A segunda edição do maior evento do varejo latino-americano
>> No LATAM Retail Show participante conhece projeto A Loja do Futuro

Algumas iniciativas que começam a ganhar espaço nos shoppings:

Bares e Restaurantes – as alamedas gourmet (não confundir com as praça de alimentação), com um conjunto de restaurantes de diferentes especialidades, já existem com relativo sucesso nos shoppings das capitais, mas ainda são incipientes em cidades do interior. Faltam bons players, é verdade, mas redes como Madero, Johnny Rockets, Rock & Ribs, Coco Bambu, Mousse Cake começam a expandir nacionalmente, abrindo novas possibilidades.

Casas de shows, teatros e baladas – sim, a vida noturna começa a conviver nos shopping centers, oferecendo atrações até a madrugada. Normalmente ocupam áreas externas e corredores secundários.

Parques temáticos – mega aquários, parques de diversões e centros de entretenimento já surgem como grandes âncoras de turismo, trazendo um novo público de regiões distantes, ávidos por momentos de lazer e passeios de finais de semana e de férias.

Serviços e conveniência – clínicas médicas, odontologia, escolas de idiomas, pet shops, além das já consagradas academias de ginástica, salões de beleza, lavanderias, poupatempos  e lotéricas que já trazem um público fiel e cativo. Agora, novas frentes surgem aumentando ainda mais as opções como estúdios de dança, laboratórios clínicos e buffet infantis.

Centros de eventos e exposições – em cidades do interior, espaços grandes e médios podem se transformar em espaços para feiras regionais, eventos locais e oferecerem novas vocações para parte dos espaços disponíveis.

Espaços de co-working – alguns shoppings em São Paulo já anunciaram as primeiras salas de co-working – espaços de compartilhados de profissionais liberais e pequenas empresas.

Escolas e faculdades – já tradicionais, mas que retornam com força novamente pela vacância de grandes áreas. Oferecem a vantagem de trazerem um alto volume de alunos que se transformam automaticamente em clientes importantes para a área de alimentação e consequentemente para as lojas.

Lojas digitais – lojas satélites que trazem o mundo digital para os shopping centers, ocupando áreas não ocupadas por lojas tradicionais, retraídas pelo momento econômico e carência de franqueados.

Enfim, o momento é de sair da caixa e pensar diferente, repensar, revocacionar. Só não vale deixarem os tapumes proliferarem, pois isto sim espantam os clientes.

*Marcos Hirai (marcos.hirai@bgeh.com.br) é sócio-diretor da GS&BGH Retail Real Estate

Postagem anterior

Experiências 5.0 – Parte 3

Próxima Postagem

Especialista em visual merchandising apresenta super cases no LATAM Retail Show

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

NRF Retail's Big Show

O novo papel da loja físca como centro de experiência e conveniência será destaque na NRF

31 de outubro de 2025
Artigos

Money 20/20: o futuro do dinheiro é invisível e centrado no usuário

31 de outubro de 2025
NRF Retail's Big Show

Inteligência Artificial e cenário global devem dominar debates da NRF 2026

31 de outubro de 2025
Economia

Bancos iniciam mutirão de renegociação de dívidas no sábado, em cenário de inadimplência em alta

31 de outubro de 2025
Foodservice

Conheça os bastidores da produção do Frango Assado na Cozinha Central da IMC

31 de outubro de 2025
Artigos

Por que o valor da confiança será o grande diferencial para as marcas em 2026?

31 de outubro de 2025
Foodservice

Fogo de Chão aposta em estrutura premium para confraternizações de fim de ano

31 de outubro de 2025
Muito além do chocolate: tudo sobre a jornada da Cacau Show em licenciamento, entretenimento e hotelaria
Varejo

Com 100 mil revendedores ativos, Cacau Show acelera expansão do modelo porta a porta

31 de outubro de 2025
Próxima Postagem

Especialista em visual merchandising apresenta super cases no LATAM Retail Show

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile