Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Vê se me entende: tô fora!

Momentum 1.116

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
21 de abril de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
polarização

Toda polarização nasce burra. Sem exceção.

Não importa o país, o mercado ou o segmento — ela é um filtro grosseiro que nos impede de enxergar a realidade em toda a sua complexidade.

Entre o preto e o branco, há muito mais do que 50 tons de cinza. E só quem tem um mínimo de maturidade, equilíbrio e disposição consegue perceber isso. Quando a polarização domina, todos perdem. Sempre. De alguma forma.

Ainda não temos estatísticas precisas por aqui, mas o sentimento que dá título a este texto “Tô fora!” parece estar cada vez mais presente. Cresce especialmente entre os mais jovens e aparece de forma clara na linguagem com que interagem e se expressam.

Idealização ou não, é nítida a percepção de que o país inteiro perde com essa divisão tosca. E isso independe de idade, classe social ou localização geográfica — ainda que, claro, haja nichos mais apegados ao passado.

A queda na popularidade das lideranças e o colapso na confiança das instituições são sinais claros de um cansaço coletivo. Algo precisa mudar, e rápido.

Não estamos falando de mudanças cosméticas ou populistas que só empurram os problemas para o futuro — um futuro que, aliás, já tem cara de país quase ingovernável a partir de 2027, esteja quem estiver no comando. 

A raiz de tudo? A polarização política.

Ela emburrece o debate ao reduzi-lo aos extremos, e esse modelo mental contaminado se espalha para outras esferas: do mercado ao esporte.

No futebol, paixão nacional, vemos o mesmo efeito. Quando o País se divide entre apenas dois times, o resultado é previsível: intolerância, exagero e rivalidade desmedida.

Quando há pluralidade, a convivência se torna mais rica. As diferenças permanecem, mas o espaço para o diálogo aumenta. Isso não é estatística — é observação do cotidiano.

A polarização política, no entanto, é a mais tóxica. Ela paralisa o País há anos, mas agora começa a perder força à medida que o maniqueísmo vai mostrando seu verdadeiro custo. O “nós contra eles” embrutece e empobrece o debate.

Curiosamente, não é por falta de partidos. O Brasil tem 29 siglas registradas no TSE e outras 19 tentando entrar na dança. É um dos países com maior número de partidos no mundo, atrás apenas de Índia, Indonésia e Nepal.

Mas essa pluralidade, em vez de enriquecer o debate, virou balcão de negócios alimentado por dinheiro público. Em 2024, os fundos partidário e eleitoral distribuíram, juntos, R$ 6,2 bilhões, mais que o dobro de 2020. País rico é outra coisa!

No fim das contas, apesar da sopa de letrinhas, o que prevalece é a polarização. E com ela, a paralisia.

Enquanto isso, os temas estratégicos do País seguem esquecidos: desigualdade, segurança, educação e um projeto nacional de longo prazo.

O mundo se fecha em guerras tarifárias, protecionismo e “trumpices”. E o Brasil, perdido no seu próprio espelho retrovisor, precisa urgentemente olhar para frente.

Romper com essa polarização não é só desejável — é vital. Só assim será possível unir os setores público, privado e a sociedade em torno de um projeto comum.

Talvez, e aqui vai uma intuição, o próximo ciclo, a partir de 2027, dependa exatamente disso: de quem for capaz de construir pontes, de propor união, não divisão.

Quem tiver essa sensibilidade e coragem, pode mesmo mover a nação.

Polarização? Tô fora.

Vale a reflexão.

Notas

  • No dia 22 de abril, teremos pela segunda vez o Inside Fashion Business, discutindo as profundas e amplas transformações setoriais precipitadas pelos novos tempos com Inteligência Artificial (IA) em realização conjunta da Gouvêa Fashion Business e da Gouvêa Experience. Saiba mais sobre o evento clicando aqui.
  • De 14 a 22 de maio, estaremos em Missão Técnica organizada por Gouvêa Foodservice participando do NRA Show, em Chicago, o mais importante evento global do setor, com a delegação integrada com IFB e IDV. Mais informações podem ser acessadas por aqui.
  • No dia 26 de maio, a Mercado&Consumo, a Gouvêa Foodservice e a Gouvêa Experience vão realizar o Connection Foodservice Day – Pós NRA Show, evento de conteúdo e networking com as principais tendências do setor. Saiba tudo sobre o evento aqui.
  • No dia 27 de maio, teremos o Digitail, organizado pela Gouvêa Experience com apoio de Gouvêa Consulting. Um evento focado no setor de e-commerce, trazendo uma ampla e profunda discussão do momento e tendências e perspectivas desse setor no mundo e no Brasil. Conheça mais por aqui.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Criada por IA.

Postagem anterior

Oxxo e Nestlé apostam em retail media com painéis de LED em loja na capital paulista

Próxima Postagem

Buddemeyer inaugura escritório e showroom de 1.500 metros em São Paulo

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Buddemeyer inaugura escritório e showroom de 1.500 metros em São Paulo

Buddemeyer inaugura escritório e showroom de 1.500 metros em São Paulo

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.