Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O foodservice voltará a ser o que era antes da pandemia?

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
3 de dezembro de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
O foodservice voltará a ser o que era antes da pandemia?

Comércios fechados, restaurantes sem previsão de funcionamento e demissões em massa. Esse foi o cenário enfrentado pelo segmento de alimentação fora do lar, o chamado foodservice, com as restrições sanitárias trazidas pela covid-19, especialmente nos estágios mais agudos da pandemia. Em 2020, o Brasil perdeu três em cada dez negócios voltados à alimentação fora do lar. Cerca de 300 mil estabelecimentos foram fechados, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Mudanças no comportamento de consumo também impactaram o setor. Donos de restaurantes, padarias e bares tiveram que se reinventar e buscar oportunidades nos novos hábitos do consumidor. O crescimento do delivery no ano passado e em 2021 demonstra essa tendência – em 2020, 73% das franquias de alimentação adotaram o sistema, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

A reinvenção e a modernização dos negócios contou muito com a tecnologia. A digitalização nos estabelecimentos foi impulsionada e certas mudanças vieram para ficar, reconfigurando o foodservice para atrair esse novo consumidor, transformado pela pandemia. O cardápio digital e aplicativo de pedidos e pagamentos da Liuv são um exemplo disso.

Com o avanço da vacinação e o retorno ao funcionamento integral dos estabelecimentos, o setor renova os ânimos para uma recuperação mais expressiva. Uma nova pesquisa nacional da Abrasel, realizada em outubro, revelou que 79% dos consultados acreditam que as vendas de bares e restaurantes ainda devem aumentar até o fim do ano.

E as projeções são otimistas. O setor deve seguir avançando, baseado em uma oferta de soluções focadas na satisfação e na experiência dos consumidores. A expectativa é de que o segmento, que fechou 2020 com um valor 24% menor devido à pandemia (R$ 139,9 bilhões), encerre 2021 com um crescimento de 20% sobre esse número (R$ 166,9 bilhões) e com uma previsão de recuperação completa em 2022.

Estamos otimistas e acreditamos que o mercado de alimentação fora do lar deve continuar acelerando a modernização e digitalização de seus serviços para aumentar ainda mais a demanda, atrair público para os estabelecimentos e satisfazê-lo da melhor forma. Somos prova viva de que é nos desafios que muitas vezes surge a oportunidade de adaptar serviços e alçar novos voos, em cenários que, em princípio, parecem os mais desfavoráveis possíveis.

A resposta, portanto, é que, com todos os impactos da covid-19, o foodservice não voltará a ser o que era antes da pandemia, mas porque estará transformado e para melhor, com todos as inovações e adaptações que estão surgindo ao longo desse processo. Não voltará a ser o mesmo, porque estará cada vez mais conectado à tecnologia e personalizado com a necessidade do consumidor.

João Quintella é CEO e fundador da Liuv.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Black Friday: Shopee vende 10 vezes mais produtos de brasileiros do que em 2020

Próxima Postagem

Mais um C para as companhias

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
consumidor c level

Mais um C para as companhias

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.