Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

É comigo? Sim, RH, essa jornada é com você!

Episódio 5: O protagonismo do RH na transformação digital

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
21 de julho de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
É comigo? Sim, RH, essa jornada é com você!

Como já sabemos, a transformação digital está impulsionando mudanças na vida das pessoas e na rotina dos negócios. As relações entre colaboradores, clientes e com o mercado em geral mudaram significativamente e cada vez mais as pessoas são os artistas principais desse espetáculo que trouxe novas tecnologias, conectividade e automação.

Quando falamos em pessoas, estamos falando em mudança de mentalidade, de engajamento, de otimização de processos e de desenvolvimento de talentos. E quem faz isso? De quem é a responsabilidade de cuidar das pessoas e provocar nelas esse crescimento? Sim, estamos falando do nosso querido RH.

RH que passou a ser cada vez mais estratégico e menos burocrático. O RH passou a ter um desafio duplo: o de transformar digitalmente os seus processos e operações e o de transformar a força de trabalho e a maneira como o trabalho é executado.

A tecnologia traz muitos ganhos em otimização, em redução de custos e em automação, dando maior eficácia para os processos. E é uma grande aliada do RH, o nosso principal agente de mudança.

É essa amplitude no papel do RH que o coloca nesse posto de principal agente na mudança, indo muito além da implementação das novas tecnologias, mas sendo o grande responsável pela jornada das pessoas.

Os verdadeiros líderes de RH incorporam esse papel fundamental e lideram os funcionários em uma direção positiva, pautada na credibilidade e na confiança, medindo os resultados destas mudanças de forma estruturada com o objetivo de garantir a sustentabilidade de tudo o que está sendo implementado.

Quando se fala em transformação digital, se fala em RH. Existem três papéis neste processo que vão muito além da tecnologia e suas implementações. Veja quais são eles:

  • RH como líder em inovação:
    A inovação começa nas pessoas. As novas forças de trabalho estão cada vez mais colaborativas e diversas, com diferentes gerações compartilhando o mesmo ambiente. Para isso, o RH precisa ser inovador, dando espaço para as pessoas falharem e aprenderem;
  • RH como líder no crescimento do negócio:
    A busca pela necessidade de alavancar o negócio em produtividade, atendimento a clientes e desenvolvimento de novos produtos e serviços é a grande mola impulsionadora da transformação digital. E o RH é cada vez mais fundamental para o desenvolvimento organizacional.
  • RH como agente de mudança:
    Os melhores líderes agem como agentes de transformação e direcionam os funcionários de forma positiva, com muita confiança e transparência.

Precisamos do RH composto por líderes que atuem de forma estratégica, que busquem uma vantagem competitiva para a empresa e que atuem tendo sempre em mente a importância das pessoas nesse processo.

Conforme Dave Ulrich e outros autores, no livro “A Transformação do RH: Construindo os Recursos Humanos de Fora para Dentro”, “o maior desafio dos profissionais do RH na atualidade é ajudar suas respectivas organizações a ter sucesso. Concentrar-se na função externa do RH é fundamental para isso, entendendo o que clientes e investidores precisam e como o RH pode contribuir para o sucesso da empresa”.

Em toda essa transformação digital, cada vez mais o RH vai se distanciar das tarefas operacionais e administrativas e vai se especializar em gerir pessoas. Atuando de forma ágil, valorizando a experiência de cada um e a cultura da empresa.

O nosso convidado nesse artigo é o Henri Sternberg, sócio-fundador da Montevia Consulting, que vem contribuir nos enriquecendo com a sua experiência como mentor da BBX e professor de MBA para Inovação e Gestão de Mudanças, trazendo a sua visão sobre o RH como propulsor de negócios:

“A transformação digital associada a tecnologia e a comunicação garante a constante evolução para os ambientes de negócios. As diferentes áreas se juntam no entendimento do papel, objetivos e responsabilidades e, de forma cooperada, atuam. RH tem um papel relevante na manutenção de um dos ativos mais importantes das corporações, seus funcionários.

Atrair e reter talentos, de forma a construir e envolver a melhor equipe para a organização, é apenas o início desta jornada. Algoritmos e inteligência estão entre as ferramentas utilizadas para a otimização da busca e seleção dos talentos e combinar programas e plataformas otimiza a experiência dos funcionários. Não menos importante, RH tem um papel importante para que os funcionários defendam os valores e propósito da empresa e sua marca.

Pesquisas comprovam que um dos maiores desafios das lideranças é o de aperfeiçoar as competências de seus funcionários. Um profissional bem informado e capacitado produz mais e associar o desafio dos profissionais à aprendizagem é um papel de RH juntamente às lideranças. Compatibilizar objetivos de negócios e ter uma plataforma para fazer a gestão da aprendizagem, coletivamente, multiplicam o resultado para o negócio. Estas plataformas auxiliam os líderes na formação de seus times, sem nenhum impacto pelo virtual e remoto. Experiências são compartilhadas e, por meio do conceito de ‘gamificaton’, as melhores práticas podem ser reforçadas.”

Henri Sternberg, sócio-fundador da Montevia Consulting

Estamos na era das pessoas, na qual o potencial criativo e estratégico dos colaboradores tem cada vez mais relevância e valor dentro das organizações! Precisamos de RHs de olhos atentos aos times, pois ali vão encontrar as suas melhores respostas!

Boa sorte e até o próximo episódio!

Nota: Confira os episódios 1, 2, 3 e 4 desta série clicando em “Transformação digital é moda ou veio para ficar?”, “Você já quebrou silos hoje?”, Transformação digital e ESG: juntos ou separados? e Você viu a gamificação por aí?

Patricia B. Bordignon Rodrigues é Diretora de Marketing e Canais Benkyou
Imagem: Envato/Arte/Mercado&Consumo

Postagem anterior

Atacadão conquista eficiência energética com carregadores inteligentes de baterias

Próxima Postagem

“Varejo precisa tirar o ‘gap’ da tecnologia”, diz CEO do Banco Carrefour

Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
"Varejo precisa tirar o 'gap' da tecnologia", diz CEO do Banco Carrefour

"Varejo precisa tirar o 'gap' da tecnologia", diz CEO do Banco Carrefour

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.