Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Porque estudar, entender e pensar Ecossistemas de Negócios no Brasil atual

É necessário pensarmos e construirmos o futuro, pois é nele que viveremos

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
29 de março de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Mãos comemorando sucesso nos negócios simbolizando Ecossistemas de Negócios no Brasil

Quando o Brasil sofre os reveses dramáticos gerados pela pandemia combinados com a cizânia instaurada no plano político, potencializando o quadro de instabilidade, desigualdade, empobrecimento e desalento, é necessário pensarmos e construirmos o futuro, pois é nele que viveremos os próximos anos.

Daí porque tão necessário estudar, entender e pensar a reconfiguração da Sociedade, do Mercado, Consumo e Varejo daqui para frente, impactados pelo crescimento e protagonismo das organizações no modelo de Ecossistemas de Negócios.

Para além dos dramas gerados nos mais diversos setores, o País que vai emergir desse período será muito diferente, lamentavelmente para pior, daquele que entrou nesse ciclo dramático de nossa História na saúde, na política e no mundo dos negócios. Mas num aspecto positivo ele estará redesenhado pela liderança emergente das organizações estruturadas na forma de Ecossistemas de Negócios, desenvolvidas e repensadas exatamente durante esse período.

Chamou a atenção de muitos quando o Carrefour, na semana passada, ao anunciar seu movimento estratégico incorporando o portfólio de negócios anteriormente pertencente ao Walmart Brasil, em seu comunicado público se autonomeou um Ecossistema de Negócios e se tornou Big Carrefour. Fez todo o sentido se assumir e reposicionar dessa forma para marcar a profunda transição que já vinha trabalhando, mas que ao mercado parecia mais a expansão habitual de corporações de varejo do que uma transformação estrutural e estratégica na sua forma de pensar, agir, crescer e organizar.

E é o mesmo movimento que B2W/Americanas fizeram integrando negócios, também numa visão não assumida de Ecossistemas. Da mesma forma que Magalu assume e busca novas frentes de oportunidades. E o mesmo acontece com Via Varejo e Mercado Livre. E que serão seguidos por outros mais. E em seguida irão evoluir combinando entre si, e com novos entrantes, em setores da saúde, transporte, alimentação, comunicação, entretenimento e serviços.

Sempre lembrando que são os serviços que representam perto de 70% do PIB das economias mais modernas e maduras.

Essa é uma das principais razões para quem exerce papel de liderança no mundo dos negócios, em particular nos segmentos ligados a consumo, distribuição, comunicação, finanças e varejo, e na Sociedade como um todo, debruçar-se sobre o tema das organizações em Ecossistemas de Negócios, pelo impacto que sua evolução trará. Independentemente dos dramas atuais vividos pelo Mundo, potencializados no Brasil por nossa atávica vocação para piorar o que já é ruim.

A realidade estará transformada pelos novos modelos de organização e estas estão mudadas em sua Cultura, Valores, Gestão, Governança e Liderança como resultado, e necessidade, gerados pelo modelo de organização em Ecossistemas de Negócios.

Tudo isso de forma absolutamente dinâmica, sendo repensados a cada momento, e balizado por realidades setoriais e locais em que o que aconteceu na China, e em quaisquer outros mercados, pode ser uma referência, um ponto de partida, mas está longe de ser um espelho a se mirar.

Por conta disso, todos que estejam buscando reais referências para buscar e encontrar caminhos em meio à desordem atual terão de, necessariamente, dedicar mais tempo a pensar, pesquisar, analisar e, principalmente, agir, orientados pela nova realidade precipitada pelo futuro normal, e protagonismo, dos Ecossistemas de Negócios no Brasil e no Mundo.

Nota: Nos dias 27 e 28 de maio, teremos o programa especial exclusivo Ecossistemas de Negócios Made in Brazil, com foco integral na discussão do tema no Mundo e seus impactos, oportunidades e características no Brasil, com a participação de Mark Greeven, reconhecido autor de algumas das mais importantes publicações sobre o assunto e parceiro estratégico do Ecossistema Gouvêa.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvea Ecosystem.
Imagem: Envato/Arte/Mercado&Consumo

Postagem anterior

Ikea quer usar veículos elétricos em 20% das entregas em Portugal

Próxima Postagem

Varejo deve focar em realização, bem-estar e Realidade Virtual para atrair consumidor

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Varejo deve focar em realização, bem-estar e Realidade Virtual para atrair consumidor

Varejo deve focar em realização, bem-estar e Realidade Virtual para atrair consumidor

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.