Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Porque estudar, entender e pensar Ecossistemas de Negócios no Brasil atual

É necessário pensarmos e construirmos o futuro, pois é nele que viveremos

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
29 de março de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Mãos comemorando sucesso nos negócios simbolizando Ecossistemas de Negócios no Brasil

Quando o Brasil sofre os reveses dramáticos gerados pela pandemia combinados com a cizânia instaurada no plano político, potencializando o quadro de instabilidade, desigualdade, empobrecimento e desalento, é necessário pensarmos e construirmos o futuro, pois é nele que viveremos os próximos anos.

Daí porque tão necessário estudar, entender e pensar a reconfiguração da Sociedade, do Mercado, Consumo e Varejo daqui para frente, impactados pelo crescimento e protagonismo das organizações no modelo de Ecossistemas de Negócios.

Para além dos dramas gerados nos mais diversos setores, o País que vai emergir desse período será muito diferente, lamentavelmente para pior, daquele que entrou nesse ciclo dramático de nossa História na saúde, na política e no mundo dos negócios. Mas num aspecto positivo ele estará redesenhado pela liderança emergente das organizações estruturadas na forma de Ecossistemas de Negócios, desenvolvidas e repensadas exatamente durante esse período.

Chamou a atenção de muitos quando o Carrefour, na semana passada, ao anunciar seu movimento estratégico incorporando o portfólio de negócios anteriormente pertencente ao Walmart Brasil, em seu comunicado público se autonomeou um Ecossistema de Negócios e se tornou Big Carrefour. Fez todo o sentido se assumir e reposicionar dessa forma para marcar a profunda transição que já vinha trabalhando, mas que ao mercado parecia mais a expansão habitual de corporações de varejo do que uma transformação estrutural e estratégica na sua forma de pensar, agir, crescer e organizar.

E é o mesmo movimento que B2W/Americanas fizeram integrando negócios, também numa visão não assumida de Ecossistemas. Da mesma forma que Magalu assume e busca novas frentes de oportunidades. E o mesmo acontece com Via Varejo e Mercado Livre. E que serão seguidos por outros mais. E em seguida irão evoluir combinando entre si, e com novos entrantes, em setores da saúde, transporte, alimentação, comunicação, entretenimento e serviços.

Sempre lembrando que são os serviços que representam perto de 70% do PIB das economias mais modernas e maduras.

Essa é uma das principais razões para quem exerce papel de liderança no mundo dos negócios, em particular nos segmentos ligados a consumo, distribuição, comunicação, finanças e varejo, e na Sociedade como um todo, debruçar-se sobre o tema das organizações em Ecossistemas de Negócios, pelo impacto que sua evolução trará. Independentemente dos dramas atuais vividos pelo Mundo, potencializados no Brasil por nossa atávica vocação para piorar o que já é ruim.

A realidade estará transformada pelos novos modelos de organização e estas estão mudadas em sua Cultura, Valores, Gestão, Governança e Liderança como resultado, e necessidade, gerados pelo modelo de organização em Ecossistemas de Negócios.

Tudo isso de forma absolutamente dinâmica, sendo repensados a cada momento, e balizado por realidades setoriais e locais em que o que aconteceu na China, e em quaisquer outros mercados, pode ser uma referência, um ponto de partida, mas está longe de ser um espelho a se mirar.

Por conta disso, todos que estejam buscando reais referências para buscar e encontrar caminhos em meio à desordem atual terão de, necessariamente, dedicar mais tempo a pensar, pesquisar, analisar e, principalmente, agir, orientados pela nova realidade precipitada pelo futuro normal, e protagonismo, dos Ecossistemas de Negócios no Brasil e no Mundo.

Nota: Nos dias 27 e 28 de maio, teremos o programa especial exclusivo Ecossistemas de Negócios Made in Brazil, com foco integral na discussão do tema no Mundo e seus impactos, oportunidades e características no Brasil, com a participação de Mark Greeven, reconhecido autor de algumas das mais importantes publicações sobre o assunto e parceiro estratégico do Ecossistema Gouvêa.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvea Ecosystem.
Imagem: Envato/Arte/Mercado&Consumo

Postagem anterior

Ikea quer usar veículos elétricos em 20% das entregas em Portugal

Próxima Postagem

Varejo deve focar em realização, bem-estar e Realidade Virtual para atrair consumidor

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Varejo deve focar em realização, bem-estar e Realidade Virtual para atrair consumidor

Varejo deve focar em realização, bem-estar e Realidade Virtual para atrair consumidor

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.