Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Coreia: um país, um mercado e um varejo, no mínimo, surpreendentes – Parte 1

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
7 de outubro de 2019
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

Se você tem se espantado com o vigor e as inovações que a China tem mostrado – e prestes a se tornar o maior varejo do mundo, você tem que conhecer mais sobre a Coreia do Sul, que também vive um momento impactante em sua transformação em boa parte pelo nível de atenção à sua economia interna, nos estímulos à exportação e por sua fixação em sua transformação pelos investimentos em educação.

Com uma população de 51,6 milhões de habitantes, dos quais perto de 50% vivem na capital Seul, a Coreia transformou-se na 12ª economia do mundo, medida pelo tamanho de seu PIB de US$ 1,6 trilhões num período muito rápido.

De 1999 a 2018, o PIB da Coreia cresceu 230% em dólares, enquanto o PIB per capita evoluía de US$ 10,4 mil para US$ 31,4 mil, um crescimento de 202%.

Para efeito de comparação, em US$, o PIB do Brasil, com uma população atual de 202 milhões, no mesmo período, 1999 a 2018, cresceu 246% enquanto o per capita evoluiu 122%.

A Coreia é um mercado relativamente jovem em termos globais, com idade média da população de 40,6 anos, porém maior que os 31 anos do Brasil e, da mesma forma, vive também um processo de envelhecimento da população.

É um mercado dos mais competitivos, em boa parte pela hiperconectividade, onde 93% dos usuários fazem uso da plataforma Kakao Talk, com os smartphones tendo uma penetração de 73%, que chega a 100% entre os millennials.

Por conta dessa conectividade é o segundo maior mercado do mundo, junto com UK, em termos de participação do e-commerce nas vendas totais do varejo, com 22,3%, apenas atrás da China, com 35,3%, segundo dados do eMarketer, sendo que 65,4% dessas compras são feitas via mobile.

A pujança do setor de e-commerce faz com que os US$ 54,1 bilhões de vendas previstas para 2019 representem um crescimento de 6,9% sobre as vendas de 2018 e uma evolução de 54% em relação ao valor vendido em 2014.

Porém, em termos macroeconômicos, o período mais recente tem apresentado grandes desafios, sendo que em 2018 o crescimento do PIB foi de 2,7%, o menor dos últimos seis anos, e o grau de confiança da população também esteja num dos seus patamares mais baixos, com índice 46, quando comparado com o Brasil que apresenta, por essa fonte, índice 76.

Como consequência o varejo como um todo, mais recentemente, tem crescido menos do que sua média histórica, porém, acima da média global, prevendo que deverá evoluir em 2019 apenas 1,2% em relação ao ano anterior, quando no período de 2014 a 2019 terá sido de 7,8%.

Para além dos números, a pujança que o mercado coreano mostra só pode ser percebida no contato e na observação pessoal, surpreendendo o visitante pelo vigor do mercado, sua maturidade e competitividade, e pela mescla particular de conceitos de alto luxo e, ao mesmo tempo, forte oferta de operações de valor aliados ao vertiginoso crescimento das vendas digitais. Na melhor multipolarização.

NOTA: este é o primeiro artigo sobre o mercado e o varejo da Coreia, dentro da série “O Varejo do Mundo e o Mundo do Varejo”, que prosseguirá nas próximas semanas.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Dia das Crianças deve movimentar R$ 10,3 bilhões no varejo

Próxima Postagem

Privalia inaugura pop-up store em São Paulo

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Privalia inaugura pop-up store em São Paulo

Privalia inaugura pop-up store em São Paulo

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.